Conheça agora os 4 principais benefícios da energia solar!

Listamos 4 dos principais benefícios da energia solar que você certamente vai gostar de conhecer. Confira!

Categoria: Financiamento para Energia Solar

Em um país como o Brasil, onde a incidência solar é constante na maior parte do território e ao longo de praticamente todo o ano, apontar os benefícios da energia solar não é uma tarefa difícil. Na verdade, por aqui, investir nessa tecnologia é uma ação altamente vantajosa, já que o próprio clima e geografia favorecem o aproveitamento dessa fonte energética.

Durante muitos anos, a energia solar era restrita às empresas e a uma pequena parcela da população. Isso porque, os custos de aquisição dos sistemas de geração eram bastante elevados. No entanto, como o desenvolvimento da tecnologia, gerar energia a partir da luz solar se tornou algo mais acessível, simples e vantajoso.

Hoje, a utilização da luz solar para a geração de energia tem crescido bastante, principalmente no contexto residencial. A seguir, você conhecerá 4 dos principais benefícios da energia solar que justificam o seu crescimento. Confira!

O que é energia solar?

De maneira simples, o conceito de energia solar pode ser entendida como uma fonte de energia alternativa, sustentável e totalmente renovável, obtida a partir da incidência da luz e calor solar. Hoje, existem diferentes tecnologias que aproveitam o potencial energético do sol para utilizá-lo a favor das atividades humanas.

A exemplo, a energia solar é bastante utilizada para aquecer a água de chuveiros, torneiras e piscinas, sendo conhecida como energia solar térmica. Da mesma forma, a luz solar também é aproveitada, mas para gerar energia elétrica, sendo conhecida como energia solar fotovoltaica.

A energia fotovoltaica depende da utilização dos chamados painéis fotovoltaicos, que são as placas solares responsáveis por capturar a luz solar e convertê-la em corrente elétrica, para que possa ser utilizada para fins residenciais, comerciais e industriais.

Quais são as vantagens dessa tecnologia?

Especialmente nos dias atuais, em que há uma maior preocupação com o consumo consciente, com as questões ambientais e com a sustentabilidade, os benefícios da energia solar são ainda mais evidentes e muito mais valorizados. No contexto residencial, por exemplo, podemos citar algumas vantagens que mostram que investir nessa tecnologia é uma excelente decisão. Confira!

1. Redução na conta de luz

Como você deve saber, a energia elétrica pode representar um custo bastante elevado no orçamento residencial. Assim, especialmente quando a casa tem equipamentos que costumam ter um alto consumo de energia, como ar-condicionado, freezer, chuveiro elétrico e ferro de passar, o valor da fatura mensal tende a ser mais elevado.

Nesse ponto, uma das principais vantagens da energia solar é justamente reduzir a conta de energia elétrica paga todos os meses. Você sabe como essa tecnologia faz isso? É simples! Ela possibilita que a residência gere a sua própria energia, reduzindo assim a necessidade de uso do serviço fornecido pela concessionária de energia elétrica.

Ou seja, com um sistema de energia solar fotovoltaico instalado na residência, a geração da energia utilizada pelos aparelhos domésticos, por exemplo, é feita internamente. Assim, a conta de energia pode reduzir bastante, a depender da capacidade de geração do sistema e do nível de consumo da residência.

2. Ajuda o meio ambiente

Outro ponto que merece ser mencionado quanto aos benefícios da energia solar é a questão ambiental. Essa modalidade de geração de energia é totalmente limpa e renovável, não gerando nenhum resíduo ou impacto negativo para o meio ambiente.

Além disso, com o crescimento da energia solar, seja nas residências, seja nas empresas, a tendência é que a demanda sobre fontes de geração de energia que prejudicam o meio ambiente, como a energia hidroelétrica e a energia nuclear, reduza bastante.

Dessa forma, quando você optar por utilizar um sistema de geração de energia solar em casa, está diretamente contribuindo com a natureza, pois reduz o consumo de energias de fontes não tão sustentáveis.

3. Valorização do imóvel

Sem dúvida, a energia solar também apresenta como benefício o potencial de valorização do imóvel. Isso porque, por se tratar de uma fonte de energia limpa e muito mais barata, é possível que o proprietário do imóvel tenha mais liberdade para instalar e utilizar equipamentos eletrônicos em sua casa, sem medo de surpresas na conta no final do mês.

No mais, os sistemas de geração de energia solar estão mais associados a imóveis modernos e arrojados, o que acaba também pode refletir na valorização das residências que dispõem dessa tecnologia desde a fase de construção.

4. Durabilidade e baixa manutenção

Atualmente, os sistemas de geração de energia solar fotovoltaicos são altamente sofisticados, apresentando relatórios e diferentes informações sobre consumo e geração de energia, tudo para que o usuário tenha total controle sobre a sua eficiência.

Além disso, os sistemas estão cada vez mais duráveis. Para se ter uma ideia, o tempo médio de vida útil dos equipamentos ultrapassa facilmente os 25 anos e exigem pouquíssimas intervenções para manutenções — desde que os cuidados básicos sejam adotados.

Essa característica, na prática, garante o retorno de todo o valor investido na aquisição do sistema, tornando essa tecnologia uma opção ainda mais vantajosa.

Como contratar?

Em razão do crescimento da utilização da energia solar nos últimos anos, a aquisição de um sistema de geração se tornou um processo ainda mais simples. Hoje, o mercado oferece diferentes opções de equipamentos e empresas especializadas na instalação, além de linhas de crédito específicas para esse tipo de investimento, como empréstimos, crédito consignado e financiamentos — nesse ponto, vale deixar o alerta sobre o empréstimo falso. Fique atento!

Assim, o primeiro passo para se contratar o serviço é pesquisar e conhecer a qualidade do sistema oferecido, além da experiência e reputação da empresa responsável. No mais, por se tratar de um procedimento que exige conhecimento técnico, além do atendimento de normas e padrões de qualidade, é muito importante contar com o apoio de profissionais especializados no planejamento e na instalação do sistema de energia solar, como um engenheiro eletricista.

Esse profissional, por exemplo, calculará o potencial de geração de energia da área, desenvolvendo um projeto que corresponda às necessidades da residência, considerando o consumo médio e os custos.

É importante mencionar que, em determinados casos, pode ser necessário encaminhar o projeto de instalação da energia solar à concessionária de energia responsável pelo fornecimento na região, para que ela possa apreciar e aprovar o projeto, além de fazer as devidas alterações na rede elétrica do imóvel.

Por fim, como foi possível perceber, os benefícios da energia solar são bem variados. Hoje, esse formato de geração de energia tem ganhado cada vez mais espaço, visto que é capaz de contribuir com o meio ambiente, ao mesmo tempo, em que contribui com o bolso do seu usuário. Ou seja, pontos bastante positivos, não é mesmo?

Gostou deste conteúdo? Siga a BV nas redes sociais e não perca nenhuma das nossas publicações e atualizações. Estamos presente no Facebook, Instagram, YouTube e LinkedIn!

Atendimento BV