Busca Categorias

Descubra mais conteúdos

Publicado em

30/05/23 09:00

por

Equipe BV Inspira

Energia solar residencial: conheça os principais benefícios!

Economia e sustentabilidade são dois valores que têm ganhado força atualmente. Conforme o tempo passa, mais pessoas se conscientizam sobre a necessidade de proteger o meio ambiente, investindo em recursos mais sustentáveis. Nesse sentido, muita gente tem interesse em conhecer os benefícios da energia solar residencial.

Só que, quando essa solução vem à tona, é normal ter dúvidas. Afinal de contas, como levar esse equipamento para nossa casa? Quais são as opções disponíveis? De que modo é feita a instalação dessa ferramenta?

Veja, a seguir, tudo que você precisa saber sobre energia solar residencial e quais são as suas principais vantagens!

Como funciona energia solar residencial?

Essa força energética é gerada pelo sistema fotovoltaico. Nele, são instaladas placas solares para absorver a radiação do sol e transformá-la em eletricidade. Para isso, é preciso adequá-la ao padrão de consumo da casa com frequência e tensão apropriados.

O grande diferencial de tal ferramenta é o fato de ser uma energia limpa e de fácil implantação — geralmente realizada em telhados ou no quintal das residências. O principal benefício é a economia de até 90% na conta de luz, entre outros benefícios. Por isso, no Brasil, essa fonte já é a terceira maior na matriz elétrica.

Existem três elementos necessários para o funcionamento. Veja a seguir.

Placa solar

Converte o raio solar em energia elétrica. Graças ao material semicondutor presente em sua composição, é chamada de célula fotovoltaica. Quando os raios de luz batem nos átomos da placa, esses deslocam elétrons capazes de gerar corrente elétrica.

Inversor solar

É responsável por converter a corrente contínua gerada pela placa em corrente alternada (127v ou 220v), a fim de ligar equipamentos e eletrodomésticos.

Baterias

As baterias são usadas com o objetivo de ter energia quando não há ou há pouca incidência de luz solar. Elas são carregadas pelas placas solares com auxílio de um controlador de carga.

Quais são os sistemas residenciais de energia solar mais comuns?

Casa com telhado de energia solar residencial e, em frente do imóvel, tem um campo de girassóis.
Legenda: Existem quatro tipos de sistemas de energia solar residencial.

A seguir, conheça as opções disponíveis no mercado.

Sistema off-grid

Off-grid (ou fora da grade) é um sistema no qual a energia solar funciona de forma isolada, ou seja, não é conectada à rede elétrica convencional.

Nele, existe um controlador de carga que carrega a bateria por meio dos raios solares e fornece energia ao inversor para o uso doméstico, como iluminação, eletrônicos, roteadores etc.

Sistema on-grid

On-grid (dentro da rede) atua de maneira interligada entre o sistema de energia solar e a rede elétrica. Sua principal característica é a economia de energia ou até ganho, pois quando a utilização estiver abaixo da capacidade de geração, o medidor identifica fornecimento, e não consumo.

Tal sistema trabalha com créditos de energia para serem consumidos depois. No entanto, ele não proporciona armazenamento de eletricidade.

Sistema híbrido

O sistema híbrido é a combinação entre on-grid e off-grid. Funciona por meio da concessionária de energia elétrica junto à energia solar. Quando há queda de eletricidade, a bateria mantém a corrente no estabelecimento.

No período da noite, é possível economizar, porque a instalação consumirá a corrente que foi armazenada na bateria durante o dia.

Sistema térmico

Esse sistema usa a radiação solar para aquecer a água para o banho ou lavar a louça, por exemplo. Geralmente, em dias chuvosos não há sol suficiente para gerar toda a água quente necessária.

Nesse caso, essa ferramenta pode ter um aquecedor a gás ou uma resistência elétrica para ajudar a atingir a temperatura ideal. Esses dois mecanismos são eficientes e diminuem em até 80% a energia relacionada ao aquecimento da água.

Quais são os 4 principais benefícios da energia solar residencial?

As vantagens desse recurso energético são muitas. Veja abaixo quais são as principais!

1. Valorização do imóvel

Como a sustentabilidade está em alta, a procura por casas com energia solar cresceu muito, com isso, seu patrimônio fica mais valorizado em até 10% no mercado imobiliário. Isso vem acontecendo no Brasil há um bom tempo, ou seja, não é somente um recurso econômico, mas um investimento.

2. Baixo custo de manutenção

Para que as placas solares produzam energia com eficiência, elas precisam estar limpas, pois as impurezas do ar e da chuva escurecem o equipamento. Por isso, os painéis são instalados de forma inclinada para facilitar a limpeza e o escoamento da água. Desse modo, o custo da higienização é reduzido, sendo necessária apenas uma vez a cada seis meses ou por ano.

3. Economia na conta

Como a tarifa de energia elétrica sofre reajustes quase todo início de ano, ter energia solar residencial é uma boa saída. Com ela, a sua conta de luz pode diminuir em até 90% em poucos meses. Assim, você tem uma economia considerável a cada ano.

4. Energia limpa

Telhado de casa com energia solar residencial instalado e, ao fundo, temos um bairro com outras casas.
Legenda: A energia solar também é sustentável e limpa, ou seja, não tem impacto na natureza!

Outro destaque é que tal recurso energético é uma fonte 100% renovável. Ou seja, não agride o meio ambiente, diferente das hidrelétricas, que não poluem, mas geram impactos consideráveis na natureza durante a sua construção, alterando o curso e a força das águas.

Além disso, alivia a distribuição de energia elétrica convencional, já que o consumo energético cresce anualmente. Com a consolidação dos sistemas solares, é possível diminuir a construção de novas linhas de produção e transmissão de energia elétrica.

Como escolher o tipo de energia solar residencial?

Antes de tomar sua decisão sobre qual modalidade, considere os seguintes fatores.

Custo do sistema

A primeira coisa é saber o consumo energético mensal da sua casa. Levante a média de gasto elétrico diário ou mensal para saber quantas placas solares você vai precisar.

Para isso, analise sua conta de luz, bem como a potência dos equipamentos domésticos e as horas que ficam ligados. Assim, você terá uma ideia de como suprir sua necessidade energética.

Vale reforçar que o custo do sistema escolhido (on-grid, off-grid, híbrido ou térmico) será afetado pela estrutura da instalação. Pense com cuidado nas alternativas disponíveis e estude o retorno sobre o investimento de cada uma.

O banco BV conta com milhares de parceiros integradores em todo o Brasil, que podem te auxiliar na instalação do seu sistema de energia solar. Conte com a nossa plataforma digital e faça sua simulação agora!

Características da fabricante

É importante pesquisar sobre a empresa fabricante das placas que o instalador sugerir. Analise aspectos como: tempo de mercado, equipe especializada, estabelecimento físico e elogios de clientes antigos.

Garantia

Em geral, os painéis fotovoltaicos têm garantia de 25 anos. Mas o fator principal a ser avaliado é o suporte prestado pela empresa fornecedora. É ela quem terá de atender caso alguma falha aconteça. Também é importante saber se a instalação toda suporta eventos climáticos intensos, como chuva de granizo e vendaval.

E então, ficou a fim de investir em energia solar residencial? Os fatores econômicos e sustentáveis desse recurso são tentadores. O melhor de tudo é que é possível financiar o projeto completo de energia solar para melhorar o consumo na sua casa e valorizar seu imóvel.

Fique por dentro das novidades do BV seguindo nossas redes sociais. Estamos no FacebookTwitterSpotify e YouTube.

Através do nosso blog você tem acesso às informações atualizadas e relevantes do mercado financeiro. No entanto, as informações aqui apresentadas têm como única intenção o caráter informativo, estando baseadas em dados de conhecimento público, não significando, portanto, quaisquer compromissos por parte do banco BV e não constituem uma obrigação ou um dever para o leitor. O conteúdo disponibilizado é elaborado por terceiros e publicado pelo banco BV. O banco BV e suas empresas coligadas se eximem de qualquer responsabilidade por quaisquer prejuízos, diretos ou indiretos, que venham a decorrer da utilização deste material e de seu conteúdo. O banco BV nunca solicita o envio da sua senha. Nós não pedimos depósitos antecipados para liberação de crédito.

Descubra mais conteúdos

Fale com a gente pelo Whatsapp BV

Aponte a câmera do seu celular pro QR Code aqui em cima e tire suas dúvidas com a gente.
Aproveita e já salva o nosso número: (11) 3003-1616
Fechar