Confira 4 motivos para investir em energia limpa

Conheça os melhores motivos e benefícios para investir em um sistema de energia limpa em seu imóvel ou empresa.

Categoria: Financiamento para Energia Solar

Uma tendência que combina economia com energia elétrica sustentável está cada vez mais sendo adotada no mundo — estamos falando da energia limpa. Diversas pessoas e empresas têm feito investimentos para usufruir de fontes de energia renováveis, por conta dos benefícios que esses recursos trazem a curto, médio e longo prazo.


No planeta em que vivemos, optar por essa alternativa é uma prática que gera retornos positivos de grande importância para a sociedade e o meio ambiente. As vantagens da energia limpa são inegáveis e necessárias diante da atual ameaça das mudanças climáticas, amplificadas pelo uso frequente de combustíveis fósseis.

Neste conteúdo, selecionamos grandes motivos e benefícios para você considerar a implementação de energia limpa em sua casa e/ou empresa — focando a energia solar fotovoltaica, a mais viável e popular entre as opções citadas a seguir. Confira!

O que é energia limpa?

Também chamada de energia renovável, a energia limpa é aquela que não causa prejuízos no meio ambiente e em seus recursos naturais de forma global. Ou seja, não libera resíduos e substâncias químicas poluentes na natureza, mas impacta somente o local em que o sistema energético é construído. Entretanto, vale citar que uma geração energética 100% livre de resíduos ainda não existe.

Fontes de energia limpa: conheça as 4 principais!

Há uma grande variedade de energia renovável disponível. Algumas são utilizadas em larga escala no Brasil. Conheça as 4 principais.

1. Energia solar

A energia gerada pela radiação solar corresponde ao recurso mais abundante da Terra. Ela pode ser capturada e utilizada de várias formas, sendo a mais promissora entre as opções mencionadas. É gerada graças à absorção realizada pelos painéis solares, e a conversão energética é feita pelo inversor solar fotovoltaico, que transforma a corrente contínua (CC) em corrente alternada (CA) de modo a alimentar aparelhos eletrônicos.

2. Energia eólica

Gerada a partir da força do vento por meio de aerogeradores — estruturas utilizadas para conversão energética. A instalação do sistema eólico é recomendada para locais com ventos abundantes, como regiões montanhosas e litorâneas.

A desvantagem fica por conta da movimentação das hélices que causa poluição sonora, devido ao ruído constante, além de aumentar a mortalidade de pássaros no local onde o sistema é instalado.

3. Energia de biomassa

A energia de biomassa é gerada por meio de materiais orgânicos como aparas de grama, paletes de madeira, estercos, restos de alimentos etc. Além dos insumos citados, o milho e a cana-de-açúcar são muito usados para produzir biocombustíveis. E como esses vegetais podem ser recuperados em novas safras, eles são uma fonte de energia limpa.

A vantagem mais evidente dessa alternativa é a substituição dos derivados petróleo, reúso de resíduos orgânicos e produção de adubos. Já a desvantagem está no consumo elevado de água para o cultivo e na ocupação de locais que poderiam ser utilizados para a produção de alimentos de origem vegetal ou animal.

4. Energia Hidráulica

É a energia gerada pela força da água, que pode ser natural ou artificial. Em geral, é construída uma grande barragem no curso de um rio, que se acumula e forma um lago. Tubulações transportam essa água até as turbinas para alimentar o gerador e transformar energia mecânica em elétrica. Por fim, a água presente no sistema é despejada no curso natural do rio.

A energia hidráulica é considerada limpa, mas usinas hidrelétricas podem alagar áreas construídas, destruir ecossistemas locais (tanto terrestres, quanto aquáticos) e forçar o deslocamento de populações inteiras.

Quais as vantagens da energia?

Existem muitos motivos para investir em energia limpa, principalmente solar, na sua casa e empresa. Conheça os mais convincentes.

1. É um investimento com retorno certo

Todo investimento que um dono de imóvel ou de empresa faz é com foco no retorno, que conta após a quitação do valor total do item ou sistema adquirido. E com a energia renovável acontece a mesma coisa.

A exemplo da energia solar fotovoltaica, o payback é obtido em cerca de cinco anos. Após esse período, é possível contemplar ainda mais a economia na fatura de energia elétrica. Vale mencionar que esse sistema tem uma durabilidade prolongada, que pode ultrapassar 25 anos de uso contínuo, dependendo das condições climáticas do local e das manutenções realizadas.

2. Mais liberdade e autonomia na área da eletricidade

Imagine não depender dos reajustes no preço da eletricidade convencional. É isso o que a energia limpa garante, especialmente a modalidade solar. Ainda, o sistema fotovoltaico proporciona o acompanhamento da geração elétrica em sua casa ou empresa. Por meio de um aplicativo específico, você tem acesso a essa informação no seu celular. Isso permite tomar medidas econômicas em época de aumento de consumo, como no inverno e em período de seca.

3. É sustentável e valoriza o seu imóvel

Cada vez mais pessoas estão priorizando a sustentabilidade na hora de consumir e utilizar produtos e serviços. E isso é excelente para quem investe em energia limpa, pois o marketing está em evidência e atrai muita gente. Imóveis e empresas que investem em energia solar são extremamente valorizados e bem-vistos no mercado.

4. É infinita

Considerando que a produção de energia fotovoltaica vem da radiação solar, podemos assegurar que essa fonte nunca acabará. Embora a luz do sol apresente mais ou menos força por conta do clima local, ela sempre está presente. Por isso é uma energia limpa, natural e infinita

Quais são os benefícios da energia solar?

Além dos quatro motivos mencionados acima, há dois benefícios sobre o sistema energético solar que merecem ser apontados. Confira!

Redução da poluição e das taxas de carbono

A preservação dos recursos naturais depende de todos nós — e não somente dos governantes dos países e donos das grandes marcas. Por isso, é importante fazer escolhas sustentáveis no nosso cotidiano de modo a reduzir os impactos ambientais.

Nesse sentido, a energia solar é uma aliada e tanto, pois reduz a poluição e as taxas de carbono — ao contrário das usinas termelétricas, por exemplo, que geram eletricidade pela queima de blocos de carvão mineral

Baixa necessidade de manutenção

Por não ter muitos componentes — placas fotovoltaicas, cabeamentos e inversores —, esse sistema necessita de pouca manutenção. Após a instalação da energia solar, os cuidados envolvem apenas a limpeza e a inspeção dos painéis solares. Todos os componentes dessa estrutura são produzidos para trabalhar de forma contínua. Além disso, a vida útil dessas pessoas é longa, principalmente das placas.

Como a energia solar pode ser usada dentro de casa?

A energia solar fotovoltaica pode ser utilizada como o dono do imóvel desejar. Veja algumas sugestões e possibilidades:

- aquecimento de água para banho, louça, limpezas profundas e piscinas;
- iluminação de ambientes internos e externos;
- uso de eletrodomésticos em geral — refrigerador, ar-condicionado, objetos de cozinha, aspiradores etc;
- uso de eletrônicos em geral — TV, computador, recarga de dispositivos móveis etc.

Como visto, investir em energia limpa é uma atitude inteligente, econômica e sustentável. Com a instalação de um sistema fotovoltaico, é possível gerar sua própria energia e diminuir em até 90% o valor da conta de luz. É bem provável que os motivos e os benefícios apontados certamente convenceram você a aderir a essa solução energética verde, não é mesmo?

Aproveite o gancho da leitura para entender o que significam e como funcionam as bandeiras da conta de luz!

 

“Através do nosso blog você tem acesso às informações atualizadas e relevantes do mercado financeiro. No entanto, as informações aqui apresentadas têm como única intenção o caráter informativo, estando baseadas em dados de conhecimento público, não significando, portanto, quaisquer compromissos por parte do Banco BV e não constituem uma obrigação ou um dever para o leitor. O conteúdo disponibilizado é elaborado por terceiros e publicado pelo Banco BV. O Banco BV e suas empresas coligadas se eximem de qualquer responsabilidade por quaisquer prejuízos, diretos ou indiretos, que venham a decorrer da utilização deste material e de seu conteúdo. Dúvidas, sugestões e reclamações, entre em contato com o Serviço de Atendimento ao Cliente pelo telefone 0800 728 0083 ou pelo e-mail sac@bv.com.br. Deficientes Auditivos e de Fala: 0800 701 8661. Se desejar entrar em contato com a Ouvidoria, ligue para 0800 707 0083 (Deficientes Auditivos e de Fala: 0800 701 8661)”.

Atendimento BV