Existem vantagens do crédito com garantia de veículo?

Existem diversas vantagens do crédito com garantia de veículo, como juros baixos e alto valor disponível. Conheça todos a seguir!

Categoria: Crédito com Veículo em Garantia

Existem momentos na vida em que é necessário ter um dinheiro extra para realizar um sonho ou para equilibrar a vida financeira. Nessas horas, é importante entender qual a opção mais interessante para nós. Para isso, devemos conhecer as vantagens do crédito com garantia de veículo.

Essa modalidade de crédito ainda não é muito comum aqui no Brasil, mas tem o potencial de ser uma das favoritas das pessoas. Afinal, ela conta com muitas vantagens que outras linhas semelhantes não têm.

Se você considera pegar dinheiro emprestado, precisa conhecer as vantagens do crédito com garantia de veículo antes de tomar a sua decisão. Quer saber por quê? Então, siga a leitura do artigo abaixo!

Como funciona o crédito com garantia de veículo?

Antes de entender bem quais são as vantagens do crédito com garantia de veículo, precisamos entender como essa linha funciona. Dessa forma, podemos tomar nossa decisão de maneira consciente.

O crédito com garantia de um carro ou moto é, como o nome já indica, uma linha de crédito em que o cliente usa seu automóvel como garantia de que pagará o valor emprestado. No entanto, isso não significa que a pessoa ficará sem o veículo dela.

Na verdade, ela continua usando o carro ou moto normalmente e permanece como dona do bem — ele só fica no contrato como garantia para o pagamento. O processo para contratar esse tipo de crédito é bem simples, funcionando em 4 estágios. Veja quais são abaixo.

Solicitação da proposta

O primeiro passo é preencher um formulário com o pedido de crédito. O cliente deve informar quanto pretende pegar emprestado e fornecer alguns dados específicos sobre si, o carro e mais.

Análise financeira

Nela, o banco vai checar a vida financeira do cliente para ver se ele tem condições de arcar com aquele compromisso e se vai topar o negócio ou não. Uma dica importante nesse estágio é combinar a renda com a do cônjuge. Assim, há mais chances de passar pela análise de crédito. Neste estágio, o interessado deve apresentar alguns documentos, como:

-RG e CPF (ou CNH);

-Comprovante de residência (conta de luz, internet, água etc.);

-Comprovante de renda (declaração do Imposto de Renda, holerite, carteira de trabalho etc.);

-Documento Único de Transferência do veículo.

Avaliação jurídica e do veículo

O próximo passo é pagar a Tarifa de Avaliação de Bens. Após isso, o banco faz uma análise dos documentos para confirmação jurídica e também uma avaliação do carro ou moto.

Assinatura e liberação do crédito

Depois de o crédito ser aprovado, o último passo é a assinatura do contrato e o recebimento do dinheiro na conta.

Quem pode tentar o crédito usando carro ou moto como garantia?

Qualquer pessoa que tenha um carro ou moto em seu nome pode tentar o crédito com garantia de veículo. Afinal, esse é o único requisito especial desse acordo.

Dito isso, normalmente o crédito é direcionado a quem procura por recursos na praça com juros mais baixos e tem um automóvel para usar como garantia. Para entender como isso funciona, precisamos compreender que os juros de um negócio do tipo refletem o risco daquela operação para quem empresta o dinheiro.

Portanto, quanto menor o risco, menores são os juros. Se o tomador do crédito oferecer uma garantia de pagamento (no caso, um veículo), as taxas de juros caem bastante, e o crédito fica bem mais acessível.

Quais as vantagens dessa modalidade?

Agora que entendemos como essa linha de crédito funciona e para quem ela é indicada, é hora de falarmos sobre as vantagens dela. Afinal de contas, existem diferentes tipos de crédito no mercado, porque cada um tem seus pontos positivos e negativos.

Portanto, cada linha atende a um perfil de pessoa em um contexto específico. Se você quiser saber se o crédito com garantia de veículo é a opção certa para você, veja os benefícios dele a seguir!

Juros baixos

Como mencionamos, os juros de um crédito são a remuneração pelo risco daquela operação. Por isso, quanto mais arriscado para o banco, maiores os juros. Se houver uma garantia de pagamento (ou seja, se o veículo listado em contrato é mais valioso do que o valor emprestado), o risco despenca, e os juros vão juntos.

É por isso que o crédito com garantia de veículo tem juros mais baixos do que outras linhas parecidas. Basta comparar pelo Custo Efetivo Total!

Alto valor disponível

Um crédito com garantia de veículo pode ser feito em até 90% do valor do carro ou moto. Na prática, o total que será emprestado depende apenas do valor do bem e da capacidade de absorver as parcelas que o cliente tem.

Prazos longos

Um benefício importante do crédito com garantia de veículo é que o prazo para pagamento é bem longo, o suficiente para gerar parcelas acessíveis.

Desnecessidade de justificar a finalidade do dinheiro

Por fim, uma das vantagens do crédito com garantia de veículo é que o cliente não precisa justificar a finalidade do dinheiro obtido. Ou seja: aquele valor não está atrelado a nada em específico, sendo usado como a pessoa quiser.

Quando optar pelo crédito com garantia de veículo?

Se as vantagens do crédito com garantia de veículo agradaram, talvez você considere fazer um acordo do tipo com o seu banco. Mas como saber se esse é o momento correto para isso? Veja algumas dicas a seguir:

-esteja com as contas em dia: antes de contratar qualquer tipo de crédito, é importante organizar as contas para ser capaz de absorver as parcelas do negócio sem se complicar financeiramente;

-avalie o contexto: faça uma avaliação honesta do seu contexto e veja se a opção de contratar um crédito é realmente a melhor alternativa no momento;

-compare linhas de crédito: antes de contratar o crédito com garantia de veículo, verifique se ele é realmente a opção mais vantajosa disponível para você;

-coloque seu automóvel em ordem: para ter acesso ao crédito, é vital estar com a documentação do veículo em dia.

Pronto! Agora que você já conhece as vantagens do crédito com garantia de veículo, como essa modalidade funciona e quando contratá-la, tem uma nova ferramenta à sua disposição no mercado financeiro. Lembre-se de pensar bem em todas as possibilidades, fazer as contas e escolher a opção mais vantajosa dentro do seu contexto.

Este conteúdo foi útil para você? Então que tal acessar outros materiais para melhorar sua vida financeira? Para isso, curta nossa página no Facebook, siga nosso Instagram, assine nosso canal no YouTube e acompanhe nosso podcast no Spotify!

Atendimento BV

Este site usa cookies e outras tecnologias semelhantes de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade, o que pode acarretar no tratamento de dados pessoais. Ao continuar navegando, você declara estar ciente dessas condições.