Como comprar um carro? Conheça as principais formas

Existe uma boa variedade de alternativas para comprar um carro. Neste conteúdo, selecionamos as principais. Veja!

Categoria: Crédito com Veículo em Garantia

Seja para adquirir um automóvel, seja para trocar o atual, a dúvida que surge é sempre a mesma: como comprar um carro? E esse questionamento é essencial, pois esse é um bem que precisa de um bom planejamento financeiro.

Se você está passando por momentos em que deseja concretizar suas metas materiais e montar um patrimônio, saiba que, para atingir esses objetivos com facilidade, é preciso saber como agir. Isso porque tudo precisa ser muito bem pensado para evitar problemas.

Pensando nisso, elaboramos este conteúdo com as melhores alternativas para comprar um carro. Continue a leitura para saber qual é a melhor opção para seu perfil.

À vista

Não tem segredo: a compra à vista é feita quando você tem o valor total do veículo em mãos, podendo conseguir bons descontos. Em geral, o pensamento é: se tenho a quantia, preciso quitar tudo logo de cara para não me endividar. Só que você pode investir essa grana para que ela renda mais.

Ou seja, em alguns casos é melhor deixar seu dinheiro rendendo, enquanto paga as parcelas mensais do seu novo automóvel. Isso se o valor cogitado para compra à vista é o único que você tem no momento. Ao gastar tudo de uma vez, como você lidará com situações de emergência? É bom ser precavido, pois todo mundo está sujeito a imprevistos a qualquer momento.

Vantagens

Conheça os principais benefícios desse tipo de compra.

Aquisição imediata

Se você compra seu automóvel à vista, a aprovação é instantânea e a chave logo estará na sua mão. Isto é, assim que o pagamento é feito, o veículo passa a ser seu. Claro que é preciso esperar pela documentação, mas isso ocorre em qualquer aquisição de carro novo. No caso de um seminovo ou usado, basta aguardar pela transferência.

Aumento do seu score de crédito

Comprar um automóvel à vista eleva a sua pontuação como bom pagador, ou seja, seu score de crédito. Sem dívidas de valor elevado em seu nome, você tem grandes chances de obter crédito para outras grandes aquisições, como um novo veículo ou um imóvel, por exemplo.

Desvantagens

Gastar todo o dinheiro de uma só vez pode prejudicar alguns compradores de carros. As consequências mais comuns são:

  • possível necessidade urgente do dinheiro;
  • surgir um imprevisto, se endividar e perder o controle das finanças pessoais.

Financiamento bancário

É a modalidade tradicional de aquisição de veículos, pela qual a pessoa faz um empréstimo bancário para fechar a compra. O automóvel é registrado no nome do comprador, mas não pode ser vendido até que todas as prestações sejam quitadas.

Para dar entrada no processo, é preciso ter no mínimo 10% do valor do carro. Quanto maior for essa quantia, melhor é a condição do financiamento de veículos. Também é inclusa uma taxa de juros, que é determinada no contrato e não sofre alterações até o pagamento das parcelas. Essa alternativa pode ser negociada diretamente com o banco, sem intervenção da concessionária.

O recomendado é consultar sua instituição bancária antes de financiar um carro e só topar quando tiver todas as dúvidas sanadas. Antes de tomar sua decisão, pergunte como os parcelamentos mensais funcionarão na prática para você se planejar melhor.

Vantagens

Conheça os principais benefícios do financiamento bancário.

Quanto maior for a entrada, menor serão os juros

Se você tiver uma quantia maior de entrada do que a pedida pelo banco, é possível negociar e reduzir os valores das parcelas e dos juros, contratando um financiamento que encaixe perfeitamente no seu bolso.

É possível adiantar o pagamento das parcelas

Obteve uma renda extra? Recebeu um valor inesperado? Conseguiu se livrar de algumas dívidas e agora tem um valor a mais na conta? No financiamento é possível adiantar o pagamento das parcelas.

Desvantagens

Conheça as desvantagens do financiamento bancário.

Taxas de juros altas

Embora as parcelas sejam fixas, nelas são inseridos juros que incluem o valor financiado e o período de pagamento. Isso faz com que o financiamento exija mais dinheiro e tempo para ser pago. O segredo está em negociar taxas e prazos para fechar um acordo acessível a fim de evitar endividamentos.

Risco maior de perder o bem

Se o contratante do financiamento não pagar as parcelas em dia, corre o risco de devolver o automóvel para quitar a dívida. Essa é uma condição bastante constrangedora, mas que pode ser facilmente evitada mediante um bom planejamento financeiro.

Crédito com veículo em garantia

Nessa opção, você deixa um veículo (já quitado) em alienação fiduciária, permitindo que ele sirva de garantia na hora de pegar o empréstimo. A primeira coisa é fazer uma simulação e observar as condições oferecidas pela ferramenta disponibilizada no site do banco. Se você concordar, é só preencher o formulário e fazer a contratação.

Depois, é feita a análise de crédito. Nela, a instituição avaliará sua situação financeira para saber se a quantia desejada poderá ser quitada por você. Em seguida, é verificado o histórico do carro a fim de descobrir se está no nome do tomador do empréstimo e se não existem pendências atreladas ao bem, como multa, financiamento etc. Posteriormente, é feita a vistoria física do automóvel para saber se está funcionando corretamente.

Por fim, se tudo correr bem, basta assinar o contrato para aprovar a alienação fiduciária. Assim que tudo estiver de acordo, o crédito será liberado na sua conta-corrente. O prazo para que isso aconteça varia entre os bancos, mas costuma ser rápido.

Vantagens

Conheça os diferenciais do crédito com veículo em garantia.

Recursos disponibilizados mais rápido

Reunir a documentação necessária para comprovar que o carro está apto para ser utilizado como garantia é muito rápido, já que o procedimento pode ser concluído em poucos dias. Por isso, o crédito com veículo em garantia é ideal para quem deseja ter acesso rápido a recursos financeiros.

Liberdade para usar o bem

Mesmo colocando o carro como garantia para empréstimo, é possível usá-lo normalmente. Essa vantagem também abrange as pessoas que usam o imóvel como garantia, não existindo nenhuma cláusula que as impeça desse benefício.

Desvantagem

Imagine que você teve de gastar um grande valor em dinheiro e ficou endividado, sem ter como pagar o empréstimo com garantia de carro. Dessa forma, como a instituição é a dona do bem enquanto os pagamentos estão em vigor, terá o direito de confiscá-lo e levá-lo a leilão.

Se o automóvel fosse utilizado para trabalhar como motorista de aplicativo, você ficaria de mãos atadas. Claro que esse é um caso extremo, mas considerando que muita gente solicita crédito sem planejamento, é necessário colocar tal risco na balança antes de decidir.

Consórcio

Se você está programando a aquisição do seu primeiro carro ou a troca do seu usado, o consórcio pode ajudar, mas é um recurso de longo prazo. Funciona como se fosse uma poupança mensal, feita para atender grupos com o mesmo objetivo, uma espécie de compromisso de investimento. As pessoas se unem para acumular a quantia necessária a fim de obter uma carta de crédito, em um período determinado.

Cada integrante compra uma cota do consórcio e quita as prestações para conseguir o dinheiro equivalente ao veículo em comum. O prazo de pagamento e as prestações são definidas com base no valor total do bem.

Nesse caso, a administradora do contrato (a empresa responsável pela intermediação do dinheiro) cobra uma taxa que é diluída nas mensalidades. Todos os meses, os membros do grupo pagam a prestação do consórcio e esse dinheiro é direcionado para uma poupança.

Ao longo do período, que pode variar entre 24 a 60 meses, o consorciado participa de sorteios mensais. Nesse caso, é possível antecipar a aquisição da carta de crédito por meio de lances — a pessoa que der o maior lance é contemplada.

Vantagens

Conheça os benefícios do consórcio de veículos.

Parcelas fixas e flexibilidade no uso da carta de crédito

O valor do veículo é diluído integralmente dentro do período de duração do consórcio, em forma de mensalidades. Dessa forma, as parcelas são fixas até o fim do processo, e você não precisa dar uma quantia de entrada para entrar no grupo de consorciados.

Outro diferencial é que, ao ser contemplado, você pode escolher o automóvel no modelo que desejar, desde que esteja dentro do valor da carta de crédito.

Economia obrigatória

Em um consórcio, as parcelas mensais são pagas durante o período estipulado pela administradora. Se você é uma pessoa que tem o perfil de sempre querer juntar dinheiro e não consegue, essa alternativa de crédito pode atuar como uma “poupança forçada”. Ao terminar as parcelas, você terá juntado o valor para a aquisição do seu automóvel.

Desvantagens

Confira as desvantagens do consórcio.

Possibilidade de juros

Embora o consórcio não cobre juros, as mensalidades a pagar e algumas taxas (como as amortizações) são corrigidas de acordo com os índices econômicos do governo. Logo, um reajuste nos juros desses valores pode ser transferido para você.

Golpes

Existem quadrilhas que se aproveitam da acessibilidade dos consórcios para aplicar golpes. Elas vendem falsos grupos e somem com o dinheiro investido. Por isso, é importante pesquisar a reputação da administradora antes de fechar contrato.

Leasing

O leasing também é chamado de arrendamento mercantil. É uma espécie de aluguel de automóvel que a instituição bancária faz, mas que oferece a opção de compra do carro no final do prazo firmado em contrato. Ao assinar a papelada, você tem a posse do veículo e pode utilizá-lo desde que pague as parcelas mensais. O bem em questão fica em nome do banco, o que elimina a possibilidade de vendê-lo antes do compromisso terminar.

Existe um prazo máximo para a quitação desse arrendamento que costuma ser de 24 meses. Caso queira ficar com o automóvel o mais rápido possível, basta antecipar as parcelas antes do contrato ser finalizado. Independentemente da forma escolhida, o bem passará para o seu nome e você ficará livre do leasing.

As vantagens ficam por conta da isenção de IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) e dos juros reduzidos, pois o banco passa a ter o bem como garantia de pagamento.

É possível pegar o veículo ao dar entrada no leasing e pagar a primeira parcela. Mas é importante reforçar que o carro é do banco. Caso pare de honrar esse compromisso, a instituição pode tomá-lo de você. Portanto, programe-se para não atrasar os pagamentos e evitar dores de cabeça.

Vantagens

O leasing é uma das opções mais acessíveis para ter um carro na garagem. Conheça os principais benefícios dessa alternativa de crédito:

  • isenção de IOF: o leasing não inclui o Imposto sobre Operações Financeiras, reduzindo o valor das parcelas;
  • financiamento total: a possibilidade de financiar completamente o valor do automóvel, sem necessitar de um valor de entrada, é uma ótima alternativa para alguns perfis de consumo;
  • aprovação de crédito rápida: como a instituição bancária tem a posse do carro, o risco de inadimplência é menor, o que agiliza o processo de aprovação;
  • juros reduzidos: pelos mesmos motivos mencionados acima, os juros também costumam ser menores.

Desvantagens

O leasing também tem seu lado negativo. Confira:

  • sem opção de revenda: como o automóvel não fica no nome do cliente, é impossível revendê-lo enquanto o contrato de leasing está em vigor;
  • risco de perda do veículo: parcelas atrasadas podem fazer o banco pedir a retomada de posse;
  • desvalorização: carros são bens que desvalorizam rapidamente, logo, ao fim do contrato de leasing o automóvel terá uma redução considerável de mercado. Entretanto, esse processo é natural, visto que novos modelos são lançados todo ano.

O que considerar ao comprar carro?

Agora que você já conhece as melhores formas de crédito e o pagamento para comprar automóveis, vamos aos procedimentos que devem ser considerados para fazer uma aquisição mais tranquila e segura, sem arrependimentos.

Escolha bem o tipo de carro que você precisa

Uma pessoa solteira e sem filhos provavelmente não precisa de um veículo com as mesmas necessidades desejadas por uma com família. Assim como alguém que só utiliza o carro para ir ao trabalho não necessita de um igual ao de alguém que transporta passageiros. Portanto, avalie bem as suas demandas para adquirir o automóvel ideal para você.

Verifique a lista de equipamentos e acessórios de série

Nas campanhas publicitárias, os veículos zero-quilômetro são sempre completos, mas no momento da compra existem limitações devido às versões disponíveis. Por isso, verifique os componentes que vêm de fábrica para descobrir se terá de comprar mais alguns. A propósito, se for adquirir um usado, a chance de ele vir completo e com um preço mais acessível é maior.

Analise o custo de manutenção

Veja quanto será gasto com revisões periódicas no seu futuro carro. Escolha um modelo que não exija manutenções frequentes e tenha menos chances de apresentar defeitos em sistemas importantes, como motor, suspensão e parte elétrica.

Considere a depreciação

Existem veículos que perdem valor de mercado mais rápido outros. Para fazer a melhor escolha, pesquise quais são os mais populares e os que apresentam mais chances de revenda. Assim, a depreciação será mais lenta e você não levará prejuízo.

Como visto, há uma variedade de opções para comprar um carro. O segredo para tomar a melhor decisão é fazer um bom planejamento financeiro. Assim, o processo de aquisição fica mais tranquilo para ambas as partes.

Aproveite que você está aqui e faça uma simulação com o banco BV. Nosso Simulador de Veículos é simples e rápido de usar. Acesse agora mesmo!

Através do nosso blog você tem acesso às informações atualizadas e relevantes do mercado financeiro. No entanto, as informações aqui apresentadas têm como única intenção o caráter informativo, estando baseadas em dados de conhecimento público, não significando, portanto, quaisquer compromissos por parte do Banco BV e não constituem uma obrigação ou um dever para o leitor. O conteúdo disponibilizado é elaborado por terceiros e publicado pelo Banco BV. O Banco BV e suas empresas coligadas se eximem de qualquer responsabilidade por quaisquer prejuízos, diretos ou indiretos, que venham a decorrer da utilização deste material e de seu conteúdo. Dúvidas, sugestões e reclamações, entre em contato com o Serviço de Atendimento ao Cliente pelo telefone 0800 728 0083 ou pelo e-mail sac@bv.com.br. Deficientes Auditivos e de Fala: 0800 701 8661. Se desejar entrar em contato com a Ouvidoria, ligue para 0800 707 0083 (Deficientes Auditivos e de Fala: 0800 701 8661)

Atendimento BV

Este site usa cookies e outras tecnologias semelhantes de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade, o que pode acarretar no tratamento de dados pessoais. Ao continuar navegando, você declara estar ciente dessas condições.