A opção de financiar um veículo é indicada para quem precisa de um, mas não tem como pagar à vista. No entanto, é preciso se atentar para não cair em golpes.
Para garantir a segurança, é importante saber como contratar uma operação de financiamento de veículo. Para isso, o banco BV separou algumas informações sobre o funcionamento desses trâmites e quais são as principais cobranças nesse tipo de operação bancária. Acompanhe!
O que deve ter no contrato de financiamento de veículo?
Cada contrato de financiamento de veículo tem as suas características, que dependem da avaliação de crédito, conforme condições apresentadas durante a simulação.
Uma alternativa que pode melhorar a sua oferta é o compartilhamento dos seus dados via Open Finance. Com isso, o banco consegue ter uma melhor visão e aumentar sua chance de melhores condições.
Geralmente, o comprador do veículo e contratante da operação de financiamento formaliza um título de crédito denominado Cédula de Crédito Bancário (CCB). Nesse documento, constarão informações, como:
- Nome do credor;
- CNPJ do credor;
- Endereço do credor;
- Dados pessoais do comprador/devedor;
- Dados do veículo que está sendo financiado;
- Valor do financiamento;
- Condições de pagamento, bem como as obrigações e responsabilidades das partes envolvidas.
Esse documento é muito importante, pois é nele em que estarão dispostos os direitos e deveres das partes contratantes do financiamento.
Quem assina o contrato de financiamento de veículos?
É bastante comum que o contrato de financiamento de veículo seja uma Cédula de Crédito Bancário, também conhecida como CCB. Nesse caso, somente o devedor (cliente) irá assiná-la.
Quais são as principais tarifas para o financiamento de veículos?
O financiamento de veículos envolve a cobrança de algumas tarifas e impostos aplicáveis às operações de crédito.
É importante que a instituição financeira especifique os valores cobrados como, por exemplo:
Tarifa de Avaliação do Bem (TAB)
A Tarifa de Avaliação do Bem é uma tarifa que pode ser cobrada pela instituição financeira, mas desde que o veículo financiado seja usado. A TAB é cobrada pela elaboração de laudo de vistoria para a avaliação do veículo e seu respectivo valor para a concessão do crédito e constituição de garantia. Sua cobrança deve estar de acordo com as normas do Banco Central do Brasil.
Tarifa de Cadastro (TC)
A Tarifa de Cadastro (TC) é cobrada para realizar pesquisas em órgãos de proteção ao crédito e outras fontes de informação para o início do relacionamento e contratação do crédito. Sua cobrança também deve estar de acordo com as normas do Banco Central do Brasil.
O consumidor que entregar à instituição financeira cópias autenticadas ou apresentar as vias originais de certos documentos descritos no contrato de financiamento de veículos estará isento dessa tarifa.
Imposto sobre Operações Financeiras (IOF)
A adição do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) no financiamento incidirá conforme legislação vigente, sendo que para pessoas físicas a alíquota diária é de 0,0082%, limitado a 365 dias (alíquota máxima de 3% ao ano), além da alíquota adicional de 0,38% sobre o total da transação, sem limite do prazo de operação.
É importante verificar qual é a alíquota aplicável na data de contratação do seu financiamento de veículo, pois quem define qual é o fato gerador da cobrança e a alíquota aplicável é o Governo Federal, podendo haver alterações de tempos em tempos.
O BV atua como agente arrecadador do IOF, facilitando o pagamento do imposto e o devido repasse ao Governo Federal.
Taxa de Registro de Contrato
A Taxa de Registro de Contrato é uma cobrança feita pelo Estado para viabilizar o registro do contrato de financiamento de veículo e garantir segurança jurídica ao financiamento de veículo. Ela não se confunde com as tarifas cobradas pelas instituições financeiras, como a Tarifa de Cadastro (TC) e a Tarifa de Avaliação de Bem (TAB), pois é uma taxa cobrada pelo Estado para viabilizar a constituição da alienação fiduciária, ou seja, a instituição financeira repassa ao Estado o valor dessa taxa.
Seguro Prestamista
O Seguro Prestamista é opcional e quem escolhe contratar é o cliente ou contratante do financiamento.
Ele assegura o pagamento de algumas parcelas do financiamento em casos específicos, como, por exemplo, em caso de desemprego de quem financia. Assim como os demais seguros que podem ser ofertados aos clientes durante a contratação do financiamento, é importante saber que o cliente não é obrigado a contratá-lo.
Vale, no entanto, questionar e entender os benefícios, pois muitas vezes sua contratação pode ser interessante.
O que não pode ser cobrado no financiamento de veículos?
Agora que você já conhece as cobranças aplicáveis ao financiamento de veículos, é importante se atentar ao que não pode ser cobrado ao longo da contratação.
Desde a vigência da Resolução CMN 3.919 de 25/11/2010, as instituições reguladas pelo Banco Central do Brasil só podem cobrar as tarifas bancárias autorizadas por essa norma.
Sempre que contratar um produto bancário, veja se tem cobrança de tarifa. Caso haja, verifique se a cobrança está de acordo com essa norma. E fique atento:
- Produto de crédito contratado antes dessa norma: pode ser que as cobranças de tarifas estejam corretas, considere a data de contratação;
- Não pague “taxas” ou “tarifas” cobradas por terceiros para intermediar uma operação de crédito contratada após 24/02/2011, data em que o Banco Central do Brasil publicou a norma de correspondente bancário e vedou a cobrança dessas “taxas”.
Financiamento de Veículos é com o BV!
As despesas expostas anteriormente são apenas algumas que podem estar incluídas em um contrato de financiamento de veículo. Por isso, leia atentamente o seu contrato.
Garanta que a documentação do veículo esteja correta e em nome da loja ou do proprietário do veículo (vendedor). Nunca tire selfies em troca de brindes ou prêmios e não empreste documentos pessoais ou do veículo, evitando que realizem uma contratação usando seu nome ou seu veículo.
Para evitar problemas com a contratação de um financiamento, é importante buscar instituições sérias e que respeitem o consumidor. O banco BV, por exemplo, atua há mais de 30 anos no mercado de crédito. Seja moto, carro ou caminhão, aqui tem financiamento para todas as suas versões.
Ficou com alguma dúvida ou quer conhecer mais sobre as nossas soluções? Acesse agora mesmo a página de Financiamento de Veículos BV ou faça uma simulação, sem compromisso!