Empréstimo com garantia de veículo: veja quais são os passos para consegui-lo!

São necessários apenas alguns passos simples para conseguir o empréstimo com garantia de veículo. Saiba quais são eles agora mesmo!

Categoria: Crédito com Veículo em Garantia

Você sabia que o seu carro na garagem é mais que apenas um meio de transporte? Pois é, ele representa também parte do seu patrimônio. Ou seja: é algo com valor. Portanto, ele pode ser usado como uma maneira de conseguir dinheiro em momentos específicos. Um exemplo disso é o empréstimo com garantia de veículo.

Essa modalidade de crédito com garantia está ficando cada vez mais comum. De maneira simples, é um empréstimo em que a pessoa apresenta o próprio carro, caminhão ou ônibus como garantia de que pagará o compromisso. Em troca, recebe algumas condições específicas muito vantajosas. E o melhor: pode continuar usando o automóvel normalmente.

Se interessou? Então siga a leitura para saber como funciona o empréstimo com garantia de veículo e como você pode solicitá-lo hoje mesmo!

O que é um empréstimo com garantia de veículo?

O empréstimo com garantia de veículo é um tipo de empréstimo em que o tomador (por exemplo, você) oferece um automóvel quitado como garantia de que honrará o compromisso assumido. Dessa forma, o banco pode oferecer condições melhores para o cliente.

Como explicamos em nosso artigo sobre juros compostos e simples, os juros são a tradução do risco de um empréstimo. Quanto mais arriscado for aquele contrato, maiores serão os juros. Portanto, quando o tomador oferece um bem como garantia de pagamento, ele reduz os riscos e, por consequência, os juros.

Dessa forma, o empréstimo com garantia de veículo se destaca por estar entre as opções mais baratas de crédito no mercado atualmente. Para quem tem um carro, é uma excelente alternativa para conseguir dinheiro para investir em algum projeto ou se proteger de imprevistos.

Como esse tipo de empréstimo funciona?

O funcionamento do empréstimo com garantia de veículo não tem segredo. Ele funciona como um crédito pessoal: o tomador recebe o dinheiro na conta e pode usar para o que quiser (investir em um negócio, fazer uma viagem, lidar com algum imprevisto). O pagamento é feito em parcelas mensais, que são acrescidas de juros.

No entanto, a grande diferença está em apresentar um carro como garantia de pagamento. Esse automóvel precisa estar quitado e no nome de quem pegar o empréstimo. Ele pode ter até 19 anos (em caso de veículos leves e pesados) ou 8 anos (se for um utilitário).

Entretanto, o tomador do empréstimo continua de posse do automóvel normalmente. Ele pode usá-lo todos os dias, vai cuidar dele e seguir a vida sem nenhuma mudança. Afinal, o veículo é apenas a garantia e só será usado no pior cenário.

De resto, todos os recursos normais de um empréstimo estão presentes. É possível economizar com a antecipação de parcelas, por exemplo. Além disso, cada banco oferece determinadas condições para os seus clientes.

Por exemplo, o valor máximo que pode ser emprestado é uma porcentagem do valor do carro. No entanto, alguns bancos podem oferecer mais, enquanto outros oferecem menos. O mesmo vale para o prazo de pagamento, como as parcelas são calculadas e por aí vai.

Quais são os principais passos para fazê-lo?

Se você se interessou no empréstimo com garantia de veículo, saiba que não é difícil fazê-lo. O processo leva alguns dias para estar finalizado, claro, mas você pode dar entrada nele hoje mesmo, por exemplo.

Veja a seguir quais são os passos básicos para conseguir o empréstimo e lidar com ele sem dificultar sua vida financeira!

Organize sua vida financeira e planeje o empréstimo

Antes de pegar qualquer tipo de empréstimo, é vital que você organize a sua vida financeira e se planeje para que tudo dê certo. Afinal de contas, um crédito não é algo ruim. Pelo contrário, é uma ferramenta positiva que faz com que muitas coisas fiquem mais acessíveis para as pessoas.

No entanto, é verdade que um empréstimo é um desafio financeiro. Afinal, é preciso pagar esse valor aos poucos, com juros. O dinheiro pode ser usado logo de uma vez, mas o pagamento é feito por um longo período.

Portanto, é vital que a sua vida financeira esteja organizada, sem outros compromissos a pagar. O ideal é que a parcela do empréstimo não ocupe mais do que 30% da sua renda mensal. Além disso, é essencial que haja espaço no seu orçamento para pagar as parcelas com folga.

Solicite a proposta de crédito com o banco

Com as suas contas em ordem, é hora de iniciar o processo burocrático para conseguir o empréstimo. O primeiro passo nesse sentido é solicitar a proposta de crédito com a instituição financeira de sua escolha. Cada banco tem um processo específico para isso, mas é possível preencher a solicitação online. Você só precisará de:

  • nome;
  • CPF;
  • CEP;
  • telefone;
  • e-mail.

Passe pela análise financeira

Depois de iniciado o processo para pedir o empréstimo com garantia de veículo, o próximo passo é a análise de crédito. O banco escolhido fará uma análise financeira para saber se a sua solicitação está de acordo com o seu perfil. É importante ter em mente que, para aumentar suas chances de aprovação, é permitido combinar a sua renda com a de mais uma pessoa, como seu cônjuge.

Nessa hora será necessário apresentar alguns documentos. São eles:

  • RG e CPF ou CNH;
  • comprovante de residência;
  • comprovante de renda;
  • documentos do automóvel (DUT).

Faça uma avaliação jurídica e do carro

Passada a avaliação inicial, será necessário pagar a Tarifa de Avaliação de Bens. Essa é a taxa que cobre o custo de fazer uma análise jurídica dos documentos do tomador de empréstimo, além de vistoriar o carro.

Nessa avaliação, o banco poderá descobrir qual é o valor real do automóvel que será dado de garantia nesse contrato. Afinal, como mencionamos, o valor do crédito varia com base no carro. Portanto, é importante que a avaliação seja feita para determinar os parâmetros do contrato.

Assine o contrato

Por fim, se estiver tudo certo, o crédito será aprovado e o contrato assinado entre as partes. Após alguns poucos dias, o dinheiro cai na conta do tomador, que poderá usá-lo para os fins que desejar.

Onde fazer um empréstimo com garantia de veículo?

Viu como não é difícil conseguir um empréstimo com garantia de veículo? No entanto, apesar da burocracia ser simples, é importante se planejar muito bem antes de assinar contrato. Isso inclui, claro, encontrar um bom banco para fazer esse crédito. Afinal, a escolha da instituição financeira influencia nas condições do contrato.

Existem muitos benefícios do crédito com garantia, incluindo baixa taxa de juros, burocracia acessível e alto valor disponível para emprestar. No entanto, essas vantagens podem ser potencializadas ou reduzidas dependendo do banco.

Portanto, faça uma pesquisa para achar o banco que oferece as melhores condições para você. O ideal é que a instituição financeira permita:

  • maior porcentagem possível do valor do seu veículo para o empréstimo;
  • parcelas fixas para facilitar o seu planejamento;
  • prazo grande e flexível para pagar;
  • processo de avaliação com pouca burocracia.

Sabe quem oferece tudo isso? O BV! O nosso empréstimo com garantia de veículo permite crédito de até 90% do valor do carro, pagamento em até 60 meses, com parcelas fixas e aprovação com pouca burocracia. É perfeito para você!

Se interessou? Então confira nosso simulador!

Atendimento BV

Este site usa cookies e outras tecnologias semelhantes de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade, o que pode acarretar no tratamento de dados pessoais. Ao continuar navegando, você declara estar ciente dessas condições.