Como comprar um carro? Conheça as principais formas

Existe uma boa variedade de alternativas para comprar um carro. Neste conteúdo, selecionamos as principais. Veja!

Categoria: Crédito com Veículo em Garantia

Seja para adquirir um automóvel, seja para trocar o atual, a dúvida que surge é sempre a mesma: como comprar um carro? E esse questionamento é essencial, pois esse é um bem que custa caro, exigindo um bom planejamento financeiro.

Se você está passando por momentos em que deseja concretizar suas metas materiais e montar um patrimônio, saiba que para atingir esses objetivos com facilidade é preciso saber como agir. Isso porque tudo precisa ser muito bem pensado para evitar problemas.

Pensando nisso, elaboramos este conteúdo com as melhores alternativas para comprar um carro. Continue a leitura para saber qual é a melhor opção para seu perfil.

À vista

Não tem segredo: a compra à vista é feita quando você tem o valor total do veículo em mãos, podendo conseguir bons descontos. Em geral, o pensamento é: se tenho a quantia, preciso quitar tudo logo de cara para não me endividar. Só que você pode investir essa grana para que ela renda mais.

Ou seja, em alguns casos é melhor deixar seu dinheiro rendendo, enquanto paga as parcelas mensais do seu novo automóvel. Isso se o valor cogitado para compra à vista é o único que você tem no momento. Ao gastar tudo de uma vez, como você lidará com situações de emergência? É bom ser precavido, pois, todo mundo está sujeito a imprevistos a qualquer momento.

Financiamento bancário

É a modalidade tradicional de aquisição de veículos, na qual a pessoa faz um empréstimo bancário para fechar a compra. O automóvel é registrado no nome do comprador, mas não pode ser vendido até que todas as prestações sejam quitadas.

Para dar entrada no processo, é preciso ter no mínimo 10% do valor do carro. Quanto maior for essa quantia, melhor é a condição do financiamento de veículos. Também é incluída uma taxa de juros, que é determinada no contrato e não sofre alterações até a quitação das parcelas. Essa alternativa pode ser negociada diretamente com o banco, sem intervenção da concessionária.

O recomendado é consultar sua instituição bancária antes de financiar e só topar quando tiver todas as dúvidas sanadas. Antes de tomar sua decisão, pergunte como os parcelamentos mensais funcionarão na prática para você se planejar melhor.

Crédito com veículo em garantia

Nessa opção, você deixa um veículo (já quitado) em alienação fiduciária, permitindo que ele sirva de garantia na hora de pegar o empréstimo. A primeira coisa é fazer uma simulação e observar as condições oferecidas pela ferramenta disponibilizada no site do banco. Se você concordar, é só preencher o formulário e fazer a contratação.

Depois, é feita a análise de crédito. Nela, a instituição avaliará sua situação financeira para saber se a quantia desejada poderá ser quitada por você. Em seguida, é analisado o histórico do carro a fim de descobrir se está no nome do tomador do empréstimo e se não existem pendências atreladas ao bem, como multa, financiamento etc. Posteriormente, é feita a vistoria física do automóvel para saber se está funcionando corretamente.

Por fim, se tudo correr bem, basta assinar o contrato para aprovar a alienação fiduciária. Assim que tudo estiver de acordo, o crédito será liberado na sua conta-corrente. O prazo para que isso aconteça varia entre os bancos, mas costuma ser rápido.

Consórcio

Se você está programando a aquisição do seu primeiro carro ou a troca do seu usado, o consórcio pode ajudar, mas é um recurso de longo prazo. Funciona como se fosse uma poupança mensal, feita para atender grupos com o mesmo objetivo, uma espécie de compromisso de investimento. As pessoas se unem para acumular a quantia necessária a fim de obter uma carta de crédito, em um período determinado.

Cada integrante compra uma cota do consórcio e quita as prestações para conseguir o dinheiro equivalente ao veículo em comum. O prazo de pagamento e as prestações são definidas com base no valor total do bem.

Nesse caso, a administradora do contrato (a empresa responsável pela intermediação do dinheiro) cobra uma taxa que é diluída nas mensalidades. Todos os meses, os membros do grupo pagam a prestação do consórcio e esse dinheiro é direcionado para uma poupança.

Ao longo do período, que pode variar entre 24 a 60 meses, o consorciado participa de sorteios mensais. Nesse caso, é possível antecipar a aquisição da carta de crédito por meio de lances — a pessoa que der o maior lance é contemplada.

Leasing

O leasing também é chamado de arrendamento mercantil. É uma espécie de aluguel de automóvel que a instituição bancária faz, mas que oferece a opção de compra do carro no final do prazo firmado em contrato. Ao assinar a papelada, você tem a posse do veículo e pode utilizá-lo desde que pague as parcelas mensais. O bem em questão fica em nome do banco, o que elimina a possibilidade de vendê-lo antes do compromisso terminar.

Existe um prazo máximo para a quitação desse arrendamento que costuma ser de 24 meses. Caso queira ficar com o automóvel o mais rápido possível, basta antecipar as parcelas antes do contrato ser finalizado. Independentemente da forma escolhida, o bem passará para o seu nome e você ficará livre do leasing.

As vantagens ficam por conta da isenção de IOF (Imposto Sobre Operações Financeiras) e dos juros reduzidos, pois o banco passa a ter o bem como garantia de pagamento.

É possível pegar o veículo ao dar entrada no leasing e pagar a primeira parcela. Mas é importante reforçar que o carro é do banco. Caso pare de honrar com esse compromisso, a instituição pode tomá-lo de você. Portanto, programe-se para não atrasar os pagamentos e evitar dores de cabeça.

Como visto, existe uma boa variedade de opções para comprar um carro. O segredo para tomar a melhor decisão é fazer um bom planejamento financeiro. Assim, o processo de aquisição fica mais tranquilo para ambas as partes.

Aproveite que você está aqui e faça uma simulação com o banco BV. Nosso Simulador de Veículos é simples e rápido de usar. Acesse agora mesmo!

Atendimento BV

Este site usa cookies e outras tecnologias semelhantes de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade, o que pode acarretar no tratamento de dados pessoais. Ao continuar navegando, você declara estar ciente dessas condições.