Instalação de energia solar: conheça o passo a passo

Tem dúvidas sobre o processo de instalação de energia solar? Confira o artigo que preparamos para você e aproveite todas as vantagens dessa tecnologia!

Categoria: Financiamento para Energia Solar

Devido às inúmeras vantagens proporcionadas pela instalação de energia solar em residências e ambientes comerciais, principalmente do ponto de vista da economia e da sustentabilidade, a procura por essa modalidade cresceu bastante nos últimos anos.

Apesar do aumento da demanda e da popularização do conceito sobre energia solar — especialmente por conta da redução do custo de aquisição dessa tecnologia —, ainda é grande o número de pessoas que têm dúvidas a respeito do seu funcionamento e, mais ainda, do processo de instalação.

Se você é uma dessas pessoas, certamente vai se interessar por este conteúdo. A seguir, preparamos um artigo completo mostrando um verdadeiro passo a passo para a instalação de energia solar.

Continue a leitura e descubra como é fácil levar essa tecnologia para a sua casa!

Escolha do fornecedor

O primeiro passo para aproveitar os benefícios da energia solar é ir em busca de um fornecedor confiável dessa tecnologia. Essa certamente não será uma tarefa difícil, já que o mercado de energia solar cresceu muito nos últimos anos, fato esse que fez crescer também a oferta de fornecedores de serviços e equipamentos.

Sendo assim, vale muito a pena pesquisar na sua região e procurar referências sobre os melhores fornecedores. É muito importante escolher um fornecedor confiável, com experiência no mercado e que trabalhe com equipamentos de boa qualidade — eles garantirão o máximo proveito e retorno do investimento feito.

Ao negociar com o fornecedor, é importante questionar sobre a marca dos equipamentos utilizados, sua durabilidade e manutenção. É importante também perguntar sobre outros projetos executados e os diferenciais da empresa, principalmente se você não a conhece, ok?

Levantamento do orçamento

A instalação de energia solar durante muito tempo foi uma exclusividade das grandes empresas e de pessoas com alto poder aquisitivo. Essa era uma tecnologia bastante cara e inacessível, já que muitos dos equipamentos utilizados na instalação eram importados.

A boa notícia é que, atualmente, as coisas estão bem diferentes nesse segmento. O mercado de energia solar se expandiu no Brasil e o acesso aos serviços e equipamentos necessários foi facilitado. Dessa forma, os custos de instalação reduziram e hoje mais pessoas podem aproveitar as vantagens da energia solar sem ter que fazer investimentos altos.

No entanto, ainda assim é possível notar uma grande variação de preço entre um fornecedor e outro. Por isso, um dos passos mais importantes para a instalação de energia solar é a elaboração de diferentes orçamentos a partir da consulta de fornecedores variados.

Com esses orçamentos em mãos, fica mais fácil comparar as ofertas e avaliar qual delas oferece melhores custos e benefícios. Aqui, vale lembrar que preço não é tudo, certo? Estamos falando de um sistema que utiliza componentes tecnológicos, como painéis solares e inversores.

Assim, é fundamental ficar atento à qualidade desses itens e não só ao seu preço, pois esse ponto fará toda diferença na eficiência do sistema — principalmente com o passar dos anos.

Busca pelo melhor local de instalação

Apesar de o Brasil ser um país tropical, onde o sol brilha forte praticamente o ano todo, ainda assim é muito importante analisar qual o melhor local para a instalação do sistema fotovoltaico.

Nesse ponto, mesmo que você more em uma região bastante quente e ensolarada, é preciso considerar se durante o dia o imóvel não fica sob a sombra de uma árvore ou de um prédio vizinho, por exemplo.

Como a geração de energia depende da luz solar, é muito importante que as telhas fotovoltaicas ou os painéis estejam posicionados em um local com grande incidência de luz solar, preferencialmente durante a maior parte do dia.

Além disso, para quem mora em apartamento, a questão da instalação pode ser mais difícil, já que nem sempre se tem um telhado para posicionar as placas. Nesses casos, é preciso verificar se é possível fazer a instalação na cobertura do prédio

Homologação do sistema gerador

Talvez você não saiba, mas o processo de instalação de energia solar não se resume à parte técnica e operacional. Na realidade, existe um procedimento administrativo que precisa ser feito junto à companhia elétrica da sua região, para homologar o sistema fotovoltaico e garantir que a energia produzida em sua casa será descontada da fatura mensal.

A boa notícia é que esse processo, muitas das vezes, é executado pelo próprio fornecedor dos serviços e equipamentos de energia solar. Ou seja, você não terá que se preocupar com essa parte, caso escolha um bom fornecedor e que ofereça auxílio necessário nesse momento.

De qualquer forma, vale a pena pedir orientação para o seu fornecedor, pois certamente ele tem as informações necessárias para garantir que esse processo de homologação seja feito de forma mais simples e rápida.

Monitoramento da produção

Homologado o seu sistema, é hora de analisar se a geração de energia está de acordo com aquilo que foi proposto no projeto. Sem dúvida, essa é um passo muito importante para quem deseja aproveitar ao máximo o seu sistema.

Atualmente, os sistemas fotovoltaicos estão bastante completos e inteligentes. Para ter uma ideia, o usuário pode monitorar toda a geração de energia a partir do seu próprio celular, via aplicativo.

Na maioria dos casos, esses aplicativos são desenvolvidos para serem simples e intuitivos, o que significa que você não deverá ter dificuldades para avaliar se tudo está de acordo com o projeto. Então não precisa se preocupar, ok?

Planejamento da manutenção

Por fim, o último passo importante da instalação de energia solar, na verdade, vem depois da instalação. Aqui, o que você deve fazer é se planejar para cumprir com as manutenções básicas do sistema, para garantir que tudo funcionará bem por longos e longos anos.

Como se sabe, a durabilidade dos painéis solares costuma ultrapassar os 30 anos. Porém, ainda assim, é muito importante adotar alguns cuidados. Por exemplo, é essencial fazer a limpeza das placas de tempos em tempos, principalmente se você mora em regiões com um grande fluxo de veículos, o que aumenta a poluição e o depósito de poeira sobre os painéis.

Por fim, como vimos, a instalação de energia solar é um processo relativamente simples. Na prática, escolhendo um bom fornecedor, todos os demais passos serão mais simples, já que você poderá contar com o apoio de uma empresa especializada.

Gostou deste conteúdo e tem interesse em instalar um sistema fotovoltaico na sua casa? Entre em contato hoje mesmo com a gente e saiba como podemos ajudar você!

Atendimento BV

Este site usa cookies e outras tecnologias semelhantes de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade, o que pode acarretar no tratamento de dados pessoais. Ao continuar navegando, você declara estar ciente dessas condições.