Como é feita a manutenção de painéis solares?

Neste conteúdo, você vai saber como é feita a manutenção de painéis solares e de que modo escolher a empresa ideal para isso. Veja a seguir!

Categoria: Financiamento para Energia Solar

Cada vez mais pessoas e empresas investem em equipamentos fotovoltaicos para gerar energia limpa e economizar nas contas fixas. Só que com o tempo é preciso fazer a manutenção de painéis solares para garantir a durabilidade e a eficiência do sistema.

Nesse sentido, surgem muitas dúvidas sobre os procedimentos preventivos necessários, qual manutenção escolher e qual empresa contratar para fazer o serviço.

Pensando nisso, reunimos tudo que você precisa saber sobre a manutenção de painéis solares. Confira!

Qual é a importância da manutenção de painéis solares?

Assim como qualquer outro sistema, as células fotovoltaicas, as baterias, os cabeamentos e os inversores precisam de inspeções periódicas para garantir o bom funcionamento de todo o conjunto. No caso do equipamento solar, isso é ainda mais importante, já que os componentes principais (os painéis) ficam expostos às condições climáticas.

Portanto, além de checar possíveis danos, é preciso contratar um serviço de manutenção para que a tecnologia gere energia corretamente. Poeira, folhas, fezes de pássaros e resíduos de poluição podem prejudicar a capacidade energética do sistema.

Como é feita a manutenção de painéis solares?

Não existe somente um tipo de manutenção a ser feita na rede de energia solar. Conheça as variedades de serviços que podem ser realizadas.

Procedimentos de limpeza

A equipe de higienização de painéis solares inspeciona as células fotovoltaicas e realiza a limpeza. Durante o processo, são utilizados produtos como água, sabão, escova e um rodo com lâmina plástica envolto em um tecido macio, a fim de evitar que as placas sejam danificadas.

Além disso, há equipamentos específicos como extensores que eliminam a subida nos telhados. No entanto, se for necessário subir, os profissionais utilizam capacete, corda de segurança, tênis antiderrapante etc.

Manutenção preventiva

A manutenção preventiva é indispensável para o funcionamento correto e seguro dos painéis solares. Checar as células frequentemente e mantê-las limpas é fundamental para evitar problemas.

Além da lavagem, é bom observar a aparência física do sistema, especialmente após intempéries intensas, como chuvas, granizos e ventanias. Embora o material exposto seja muito resistente a danos e impactos, pedras de gelo, por exemplo, podem danificar o vidro que reveste os painéis.

Como diz o ditado clichê: prevenir é o melhor remédio. E isso tem tudo a ver com sistemas de energia solar. Fazer a prevenção de danos garante a durabilidade dos componentes, economizando gastos desnecessários com a correção do conjunto.

Manutenção preditiva

Além da prevenção necessária, existe outra modalidade de manutenção que precisa ser realizada de forma periódica: a preditiva. Ela é ideal para avaliar o desempenho e o estado do equipamento. Ou seja, além da higienização regular, é fundamental observar os seguintes itens:

  • baterias;
  • sujeira e sombreamento presentes nos painéis;
  • vidro protetor das células;
  • telhado e fixação do sistema;
  • tubulações;
  • sistema de ventilação.

Ao encontrar alguma falha, basta fazer ajustes ou trocar as peças necessárias para garantir a eficiência da geração de energia.

Por fim, os inversores e controladores de cargas são peças que demandam manutenção menos frequente. Porém, é importante mantê-los em ambientes limpos e secos. Já é suficiente aplicar um pano seco para remover a sujeira acumulada e ver se as conexões estão firmes.

Manutenção corretiva

Como o próprio nome diz, serve para corrigir problemas encontrados na rede de energia solar. Caso as etapas preventivas e preditivas tenham sido adotadas corretamente, o procedimento corretivo só será necessário se houver danos imprevisíveis.

Esse é o caso dos prejuízos causados pelas chuvas de granizo. Embora os painéis sejam resistentes, é impossível antecipar a potência desse tipo de fenômeno, que pode trincar e quebrar o vidro das placas, exigindo a troca de algumas delas.

Qual é o clima ideal para limpar os painéis?

Essa é uma dúvida comum sobre a limpeza de painéis solares. O período ideal para realizar o serviço é após o amanhecer, pois o orvalho “amolece” os resíduos da placa, facilitando a higienização. Assim, é possível economizar água e energia no procedimento.

Também é recomendado fazê-lo em dias nublados, já que o sol escaldante pode evaporar rapidamente a solução com espuma e manchar os painéis, dificultando o processo.

Quais são os custos envolvidos nessa manutenção?

Felizmente, o custo de manutenção é um dos maiores benefícios da energia solar. Ele corresponde a cerca de 0,5% ao ano do valor inicial do sistema. Esse é o diferencial de utilizar a luz do sol a seu favor.

Os painéis fotovoltaicos funcionam com eficiência por 30 anos ou mais, devido à grande qualidade dos componentes do sistema. Tais peças precisam de poucas intervenções nesse período.

Com que frequência essa manutenção deve ser feita?

É recomendado que a limpeza seja efetuada uma vez ao ano. Já em regiões secas e com muita poeira, a cada seis meses. Para tirar a prova, observe o estado das placas solares — se estão muito sujas ou não.

É muito importante deixar a proteção de vidro dos painéis com aparência cristalina para garantir uma boa produção de energia. Isso porque uma camada fina de resíduos pode diminuir a eficiência energética do sistema, chegando a aproximadamente 5%.

Só que, quando ficam com sujeira impregnada na superfície, devido à casa estar em uma cidade com muita poluição, por exemplo, a geração elétrica pode ser reduzida em até 20%. Portanto, podemos concluir que a inspeção vai dizer quando é necessário higienizar e fazer ajustes no equipamento.

Como escolher uma empresa para realizar a manutenção dos painéis solares?

O ideal é acionar a fabricante do sistema, pois, normalmente, ela terá profissionais capacitados para a manutenção. Caso não seja possível, busque uma empresa especializada na sua região.

Antes de contratar, pesquise para avaliar a confiabilidade dos profissionais, considere a experiência da equipe e consulte clientes antigos. Contar com um time preparado, que utilize equipamentos próprios e de qualidade, garante mais segurança no processo. Assim, tudo pode ser analisado e resolvido com conhecimento técnico, de modo que as placas funcionem corretamente.

Como visto, a manutenção de painéis solares não é tão complexa e custa pouco. Se você precisava das informações acima para decidir fazer um financiamento de energia solar, viu que o custo-benefício desse investimento vale muito a pena.

Nesse caso, a BV pode ajudar a economizar na sua conta de luz em médio e longo prazo. Entre em contato com a gente para conhecer nossa solução!

Atendimento BV

Este site usa cookies e outras tecnologias semelhantes de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade, o que pode acarretar no tratamento de dados pessoais. Ao continuar navegando, você declara estar ciente dessas condições.