Confira 5 dicas para economizar nas contas fixas e aproveite!

Economizar nas contas fixas pode ser mais fácil do que você pensa. Continue a leitura para aprender a poupar dinheiro e manter as finanças em dia!

Categoria: Orientação Financeira

Já chegou ao fim do mês com a sensação de que o dinheiro não é suficiente para tantas despesas? Acredite: você não é o único! A boa notícia é que é possível economizar nas contas fixas e poupar para o futuro.

As despesas fixas são aquelas que se repetem todos os meses e estão relacionadas às nossas necessidades básicas. Cortá-las nem sempre é possível e interessante, mas porque não reduzir essas contas?

A seguir, selecionamos dicas e informações valiosas que o ajudarão a adotar um consumo consciente e economizar dinheiro. Confira!

A importância de se ter o controle das contas fixas

Conta de água, energia elétrica, telefone, internet, gás e muitas outras. Existem despesas que não podemos evitar e que fazem parte do dia a dia da grande maioria das pessoas. No entanto, sempre é possível economizar.

Adotar uma postura mais responsável e controlar os gastos fixos é uma decisão inteligente. Afinal, o dinheiro economizado pode servir para diversas situações, como a realização de uma viagem em família, a compra de um carro novo ou até a conclusão de um curso superior.

Investir em estratégias para reduzir o valor dessas contas contribui para uma vida de sucesso. Principalmente porque a prosperidade financeira está mais relacionada à maneira com que você lida com o dinheiro do que com a sua renda mensal.

Em outras palavras, é possível conquistar a independência financeira e alcançar seus objetivos mesmo ganhando pouco. A verdadeira riqueza está na sabedoria de aplicar o dinheiro corretamente!

Como gerenciar as contas fixas

Se o seu objetivo é controlar o valor das suas contas fixas, então você precisa entender a importância de começar a registrar todos os gastos e fazer uma boa gestão dos boletos.

Aliás, tudo na vida exige organização, planejamento e trabalho, não é mesmo? Para ajudá-lo com essa missão, reunimos algumas ferramentas que simplificam seu dia a dia e evitam que alguma despesa seja esquecida. Acompanhe!

Agendas pessoais

Você não abre mão das agendas físicas? Saiba que elas podem ser grandes aliadas na hora de gerenciar as contas fixas. Para isso, basta adotar o hábito de anotar tudo o que você pagou durante o mês, indicando o consumo de cada item essencial, como a água e a luz.

Planilhas de computador

As planilhas de computador são ferramentas ainda mais eficientes para o controle de despesas, pois fazem o cálculo automático dos gastos mensais. A ideia é a mesma: registrar todas as contas e informações importantes.

Aplicativos para celular

Se você procura por ainda mais facilidade e agilidade na hora de controlar os gastos, então a dica é baixar um aplicativo para o celular. Atualmente, é possível encontrar diversas opções gratuitas e eficientes, como o “Organizze”.

5 dicas para economizar nas contas fixas

Depois de entender a importância do controle financeiro e conhecer alguns recursos que podem ajudar você com essa tarefa, é hora de aprender a economizar nas contas fixas de forma estratégica.

Isso mesmo! É possível reduzir o valor das despesas fixas sem afetar sua qualidade de vida. Dessa forma, sobra dinheiro para outras metas e aplicações financeiras. Quer aprender? Confira!

1. Renegocie planos de internet, TV e celular

Pare e reflita: você utiliza todos os benefícios e serviços inclusos em seu plano de internet, TV e celular?

Em muitos casos, somos convencidos pelos vendedores a contratar pacotes que oferecem mais do que precisamos. Mas se não usamos tudo, estamos desperdiçando dinheiro, certo?

Por isso, o primeiro passo é fazer uma análise precisa desses contratos e renegociá-los, garantindo que atendam às suas reais necessidades. Aproveite para fazer uma pesquisa de mercado e conferir se algum concorrente tem preços melhores. Isso o ajudará a barganhar descontos.

2. Economize na conta de energia elétrica

A conta de energia elétrica pode ser uma grande vilã do orçamento doméstico. Afinal, além dos constantes aumentos nas tarifas aplicadas, temos alguns hábitos que elevam o consumo de forma desnecessária.

A dica é repensar sua rotina e adotar uma postura de consumo consciente. Confira algumas atitudes simples que fazem a diferença:

  • apague as luzes sempre que sair do ambiente;
  • não deixe os carregadores de celular nas tomadas;
  • controle o uso do ar-condicionado;
  • troque as lâmpadas por modelos mais econômicos, como as de LED;
  • compre eletrodomésticos com selo de eficiência "A".

3. Reduza o consumo de água

O grande consumo de água é um problema ambiental, mas também pode afetar suas finanças. Afinal, o problema acaba refletindo em uma conta de água muito mais alta que o desejado.

A boa notícia é que, assim como no consumo de energia elétrica, existem pequenas ações que trazem bons resultados, como:

  • limite o tempo de banho;
  • tente usar toda a capacidade da máquina de lavar roupas;
  • reaproveite a água da chuva para molhar plantas e lavar quintal.

4. Renegocie financiamentos

A renegociação de dívidas é mais uma prática importante para quem precisa reduzir os gastos fixos, principalmente quando eles estão em atraso.

Sendo assim, entre em contato com o banco e busque por taxas de juros mais baratas. Faça uma pesquisa de mercado e esteja preparado para apresentar seus argumentos. Pode parecer pouco, mas qualquer percentual faz muita diferença no valor total do contrato.

É interessante também ficar atento para não cair no golpe do empréstimo falso. Caso precise de um crédito pessoal, verifique a idoneidade da instituição e jamais faça pagamentos antecipados.

5. Pague as contas no dia do vencimento

Por fim, temos uma dica de organização financeira que ajuda a evitar que alguma conta seja esquecida, gerando juros e multas por atrasos no pagamento.

Direcionar a data de vencimento de todas as suas contas fixas para o mesmo dia é uma excelente estratégia. Além de evitar esquecimentos, isso ajuda você a visualizar quanto do dinheiro está sendo comprometido com essas despesas.

Aprendeu a economizar nas contas fixas? Como é possível perceber, essa missão é mais simples do que parece. Com dedicação, boas práticas e ferramentas adequadas, você consegue controlar seus gastos e manter as finanças sempre organizadas. Dessa forma, fica mais fácil juntar dinheiro e conquistar suas metas.

Gostou das dicas apresentadas? Então não deixe de curtir nossa página no Facebook e Instagram. Dessa forma, você fica por dentro de todas as novidades!

Atendimento BV

Este site usa cookies e outras tecnologias semelhantes de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade, o que pode acarretar no tratamento de dados pessoais. Ao continuar navegando, você declara estar ciente dessas condições.