Confira 5 benefícios do financiamento da energia solar

Cada vez mais pessoas se beneficiam do financiamento de energia solar — e esse número tende a crescer. Tire suas dúvidas sobre o assunto!

Categoria: Financiamento para Energia Solar

Os avanços da tecnologia permitiram que o acesso a fontes de energia renováveis se tornasse mais democrático. O resultado é um crescimento significativo na busca por sistemas de uso domiciliar. Nesse sentido, o financiamento de energia solar se tornou um importante aliado.

Mas, afinal, como funciona esse sistema? Vale mesmo a pena investir nisso? Quais são os benefícios? Onde conseguir um financiamento?

Se quer as respostas para essas e outras perguntas sobre o tema, este conteúdo é ideal para você. Confira!

Como funciona o financiamento de energia solar?

O Brasil faz parte do privilegiado grupo de países com um gigantesco potencial de captação da energia solar. Por meio de um sistema fotovoltaico, é possível transformar tal recurso em eletricidade, criando uma reserva de sustentação valiosa para o consumo domiciliar. Além disso, a radiação absorvida pode ser usada para aquecimento térmico.

Não é à toa que, ao longo dos últimos anos, instituições financeiras passaram a oferecer uma linha de crédito exclusiva para quem deseja implementar a energia solar em sua casa. Isso inclui pessoas físicas, um diferencial que atrai cada vez mais interessados na ideia.

Segundo a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR), a adoção desse modelo cresceu mais de 212% em 2019. O financiamento, por sua vez, funciona de maneira similar ao de outros bens, como imóveis e veículos.

A pessoa solicita o crédito e, se aprovado pela instituição financeira, ela recebe o valor para instalação do sistema de energia solar, assumindo um pagamento parcelado — que pode ser estendido por alguns anos, a fim de facilitar o acesso ao recurso.

Vejamos, então, quais são os principais motivos para investir nisso.

Quais são os benefícios de financiar a energia solar?

A questão a ser feita inicialmente costuma ser justamente sobre o financeiro. Afinal, nenhum investimento desse tipo é realizado sem uma análise cuidadosa da viabilidade. O resultado, nesse caso, é bastante animador — o que nos leva ao primeiro ponto.

1. Redução de custos

A energia solar permite uma redução de até 95% na conta de luz. Trata-se de um dos principais diferenciais do sistema, sobretudo para quem deseja minimizar suas despesas domésticas para investir em outras melhorias na casa.

2. Energia verde

A energia solar é considerada um recurso renovável, já que tem impactos ambientais extremamente reduzidos. Se comparada às fontes termo ou hidroelétricas, por exemplo, ela dispensa a necessidade de construção de grandes usinas — o que envolve barragem e desvio de cursos d'água, reflorestamento etc.

3. Valorização do imóvel

Outro ponto que merece ser destacado é a valorização do imóvel. Com um sistema que capta energia solar de maneira autônoma — ou seja, sem a necessidade de uma concessionária de energia que faz a produção e distribui para os usuários —, uma negociação de venda pode ser realizada com base em valores mais altos.

Afinal, o interessado na compra verá com ótimos olhos a possibilidade de morar em uma casa com esse nível de economia nas despesas. Tanto que a tendência vem se tornando regra em condomínios, já que boa parte das novas construções já conta com o sistema instalado.

4. Solução imediata

Lidar com a conta de luz pode ser um desafio, sobretudo para quem não se satisfaz com o modelo de cobrança das distribuidoras de energia. Aumentos podem ser baseados em variação no uso mensal e, consequentemente, uma pequena mudança pode significar uma surpresa indesejável no final do mês.

Nesse sentido, a energia solar se apresenta como uma solução imediata para o problema. A instalação pode ser feita de forma bem ágil e, uma vez concluída, garante ao domicílio o uso de eletricidade sem gerar gastos exorbitantes.

5. Prazo para pagar

O financiamento tem como uma de suas características mais interessantes o prazo estendido para pagamento. Assim como fazemos com veículos e imóveis, o valor pode ser estudado para caber no orçamento familiar e não pesar no bolso. Aqui, entretanto, existe um benefício extra que vale a pena ser explorado.

Ao cotar a instalação de um sistema de energia solar, você vai se deparar com um termo que merece sua atenção: o pay back. Resumidamente, trata-se do tempo necessário para você recuperar o investimento — ou seja, para o produto pagar de volta (em tradução livre) ou haver o retorno financeiro.

Então, o prazo estendido do financiamento pode ser calculado de modo que a redução na sua conta de energia elétrica compense as parcelas do investimento. É isso mesmo: você pode até mesmo anular um valor com o outro. Logo, o pay back ocorre quando o financiamento é quitado.

Em geral, isso tende a ocorrer entre 5 e 6 anos. A partir desse ponto, o financiamento é finalizado e a redução da conta de luz é totalmente convertida em dinheiro economizado para sua família!

Onde conseguir um financiamento?

Um passo importante para adiantar o seu pay back é contar com o serviço de uma instituição financeira confiável, de boa reputação, transparente e com excelência no atendimento. Vejamos, então, como isso funciona.

A linha de financiamento de energia solar do BV

O financiamento para energia solar BV é uma linha de crédito exclusiva para atender a essa demanda. O valor do crédito cobre a instalação dos painéis fotovoltaicos, o que significa 100% do projeto (equipamento mais serviço de instalação).

Além disso, o BV garante condições de pagamento mais acessíveis para o usuário doméstico: são até 6 anos para quitar as parcelas, tempo suficiente para você garantir o retorno financeiro e conquistar essa importante melhoria para sua casa.

As taxas de juros são pré-fixadas a fim de garantir as melhores condições para todos os clientes. Somado a isso, você tem até 90 dias para realizar o pagamento da primeira parcela — ou seja, pode se organizar durante a transição para não passar por qualquer tipo de aperto.

Como você pôde ver, são vários os motivos pelos quais o financiamento de energia solar se tornou uma tendência bastante forte no Brasil. Está esperando o que para fazer o seu?

Se gostou das vantagens, conte conosco para facilitar sua vida! Entre em contato com o BV agora mesmo e conheça mais detalhes do nosso financiamento!

Atendimento BV

Este site usa cookies e outras tecnologias semelhantes de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade, o que pode acarretar no tratamento de dados pessoais. Ao continuar navegando, você declara estar ciente dessas condições.