Clique em um dos golpes para saber como acontece e como você pode se proteger.
Como acontece:
A tentativa de golpe tem ocorrido via SMS ou Whatsapp, mas, principalmente, pelo whatsapp. O golpista se identifica como consultor ou consultora do BV, envia uma proposta comercial e, após aceite da proposta pelo cliente, são solicitados os dados pessoais e da empresa. A partir daí, o golpista pede ao cliente um pagamento para a liberação do financiamento.
 Atenção!! O BV não solicita pagamentos antecipados para concessão de empréstimos e financiamentos por meio de terceiros. Não realize pagamentos sem antes confirmar com o BV. Não efetue negociações ou pagamentos fora de nossas ferramentas oficiais.
Como se proteger:
- Leia e-mails, mensagens e SMS com atenção e desconfie de pedidos estranhos.
 - Verifique os números de envio e remetentes de e-mail
 - Questione mensagens com erros de digitação e que têm um tom de urgência.
 - Em caso de dúvidas, contate o serviço de atendimento do BV para confirmar a mensagem recebida ou entre em contato com o seu relacionamento dentro do banco.
 - Não informe dados pessoais importantes por telefone, e-mail , SMS ou whatsapp.
 - Não abra anexos de desconhecidos e bloqueie números suspeitos.
 - Não clique em links de números suspeitos
 
Em caso de dúvidas, entre em contato com nossos canais oficiais de atendimento, clicando AQUI.
Como acontece:
Você recebe uma mensagem com um link de uma página ou site falsos. Dizem que você precisa preencher seus dados, para sua conta não ser bloqueada. Com as informações enviadas, o golpista acessa sua conta bancária ou faz compras na internet.
Como se proteger:
-  
Leia e-mails, mensagens e SMS com atenção e desconfie de pedidos estranhos.
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Questione mensagens com erros de digitação e que têm um tom de urgência.
 -  
Em caso de dúvidas, contate o SAC BV para confirmar a mensagem recebida.
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Não informe dados pessoais importantes por telefone, e-mail ou SMS.
 -  
Não abra anexos de desconhecidos e bloqueie números suspeitos.
 
Como acontece:
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a. Invasão da conta
O golpista entra em contato como se fosse um funcionário do banco e te convence a informar o código de segurança do seu WhatsApp. Com o código em mãos, é possível acessar sua conta. Assim, ele finge ser você e pede dinheiro para os seus contatos.
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b. Criação de conta falsa
É criada uma nova conta de WhatsApp, utilizando seu nome e sua foto de perfil. Com a conta falsa, o golpista diz aos seus contatos que aquele é seu novo número e pede dinheiro emprestado se passando por você.
 
Como se proteger:
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Nunca passe os códigos de confirmação do WhatsApp, recebidos por SMS.
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Não compartilhe seu número em redes sociais.
 - Se um amigo ou familiar pedir dinheiro emprestado, sempre confirme se realmente é a pessoa que está pedindo (por chamada de voz ou até de vídeo).
 
Como acontece:
O golpista entra em contato como se fosse um funcionário do banco e diz que houve uma compra duvidosa. Depois, solicita seus dados pessoais, senhas e endereço. Em seguida, informa que um funcionário visitará sua residência para trocar seu cartão. Com os dados e o cartão em mãos, o golpista faz saques, compras e transações.
Como se proteger:
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Não passe seus dados pessoais e informações importantes por telefone.
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Não entregue seus cartões, mesmo a pessoa alegando ser funcionária do banco.
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Corte o chip de cartões cancelados, danificados ou que você não vai mais utilizar.
 - Após uma ligação suspeita, espere alguns minutos antes de ligar nos canais de atendimento. Assim, não há risco de golpistas interceptarem a ligação.
 
Como acontece:
 Esse golpe financeiro acontece pela adulteração das máquinas de cartões, com a ajuda de entregadores. Existem três principais estratégias: 1) dizem que o visor da maquininha está quebrado e cobram um valor maior; 2) informam que foi cobrado o valor errado e exigem um pagamento extra; 3) falam que houve problemas com o pagamento e pedem para você pagar novamente.
Como se proteger:
- Sempre que possível, escolha o pagamento direto pelo aplicativo.
 - Confirme o valor digitado na maquininha de cartões.
 - Não entregue seu cartão para outras pessoas.
 - Desconfie se a tela do aparelho estiver quebrada ou coberta de alguma forma.
 
Como acontece:
a. Capturador de sessões:
Os golpistas encaminham um e-mail ou PDF com um arquivo. Se aberto, ele infecta seu dispositivo com um vírus, alertando os golpistas quando um aplicativo ou site de banco é acessado. Feito isso, eles "capturam" os seus dados e acessos do banco.
b. Falso funcionário
Os golpistas fingem que são funcionários do banco. Eles pedem seus dados pessoais e financeiros, com o discurso de regularizar o cadastro do Pix ou criar uma nova chave. Por fim, dizem que vão testar o funcionamento, forçando transferências.
Como se proteger:
- Fale com nossos canais oficiais para tirar dúvidas e verificar se a mensagem é verdadeira.
 - Não acredite em benefícios, brindes, cupons ou prêmios por meio da chave Pix.
 - Não passe suas informações por telefone, nem realize transferências de "teste".
 
Como acontece:
O golpista diz ser um funcionário do banco. Durante a conversa, ele apresenta alguma solução falsa por meio do envio de dados, como senhas e códigos de segurança. Com essas informações, realiza transferências, compras e acessa seu WhatsApp.
Como se proteger:
- Nunca informe sua senha para outras pessoas.
 - Ative a verificação em duas etapas para aplicativos de mensagens e do banco.
 - Explique sobre o golpe do falso funcionário para quem mora com você.
 - Desconfie de contato surpresa feito por empresas conhecidas e desconhecidas.
 
Como acontece:
O golpista envia mensagem ao seu celular ou por e-mail, com o objetivo de coletar senhas bancárias, dados do cartão de crédito e outras informações confidenciais.
Como se proteger:
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Desconfie de mensagens com erros gramaticais e links suspeitos.
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Sempre que receber uma mensagem no nome do BV, confira o remetente.
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Nunca solicitamos CPF ou dados pessoais por e-mails e mensagens.
 
Como acontece:
Os golpistas dizem que há dinheiro do seu FGTS disponível para saque. Com a mensagem, enviam um link de sites falsos. Em seguida, solicitam dados pessoais, que são utilizados para sacar seu FGTS, fazer empréstimos ou abrir contas em bancos.
Como se proteger:
-  
Não clique em links de mensagens enviadas por canais não oficiais.
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Verifique se o site que pede suas informações é oficial e confiável.
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A imprensa normalmente informa quando saques do FGTS são liberados. Verifique se existem notícias sobre o assunto para se proteger.
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Entre em contato com o FGTS pelos canais oficiais, para verificar se existem valores disponíveis e se a mensagem recebida é verdadeira.
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Baixe o aplicativo do FGTS. Com ele, você pode acompanhar seu saldo mensal.
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Verifique seu CPF em sites especializados, como o Serasa, para garantir que não estão utilizando seus dados indevidamente.
 
Como acontece:
Os argumentos usados podem ser antecipação de parcelas, taxa de cadastro, taxa administrativa e contratação de avalista. Após o pagamento solicitado, os golpistas desaparecem sem entregar o prometido.
Como se proteger:
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Evite passar dados pessoais e bancários.
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Recuse ofertas de empréstimos e financiamentos por mensagens, telefone e sites desconhecidos.
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Nunca deposite valores adiantados, nem para pagamento de taxas.
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Desconfie de ofertas muito atrativas de empréstimo
 
Como acontece:
Os golpistas emitem boletos de contas comuns, como cobranças de imposto, água, energia e faturas de cartão de crédito. Os boletos falsos utilizam o nome do banco, mas com o código de barras alterado para que os golpistas recebam o dinheiro.
Como se proteger:
- Sempre confira o código de barras: os 3 primeiros dígitos devem ser iguais ao número do banco BV, e os últimos dígitos correspondem ao valor a ser pago.
 - Antes de fazer o pagamento do seu boleto BV, confirme se o beneficiário final está correto. Ele sempre deve ser um dos beneficiários abaixo:
 
BV Financeira S/A CFI - CNPJ 01.149.953/0001-89
Banco Votorantim S/A - CNPJ 59.588.111/0001-03
Banco BV SA - CNPJ 01.858.774/0001-10
- Acesse https://www.bv.com.br/boleto e confirme se seu boleto é verdadeiro.
 - Acesse os boletos emitidos diretamente pelo aplicativo BV.
 - Opte por débitos diretos autorizados (DDA): O DDA envia o boleto diretamente para sua conta. Ele é mais prático e seguro.
 
Como acontece:
Geralmente, esses golpistas entram em contato com as vítimas se passando por uma empresa legítima e informam sobre a entrega de brinde ou um presente. Mas, para que a vítima consiga receber o brinde, o entregador solicita uma foto de confirmação da entrega, ele também pode solicitar dados pessoais ou até o pagamento de uma taxa de entrega. Ao obter esses dados, o golpista pode contratar produtos bancários em nome da vítima.
Como se prevenir:
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Não informe dados pessoais ou bancários nesse tipo de situação
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Não permita que tirem fotos ou selfies com seus documentos em mãos
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Desconfie se o entregador solicitar o pagamento de taxas de entrega
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Evite passar o seu cartão em maquininhas com o visor quebrado
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Ative mensagens de alertas para transações realizadas
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Não entregue seu cartão e não mostre sua senha
 

