Entenda como funciona o financiamento de carros seminovos

Quer realizar o seu sonho de ter um veículo próprio? Veja como funciona a modalidade de financiamento de carros seminovos e saiba qual é a melhor opção para você!

Categoria: Financiamento de Veículos

Ter um veículo próprio é garantia de mais conforto, comodidade e também a conquista de um status na sociedade. Porém, nem sempre é fácil escolher entre os modelos disponíveis no mercado, pois há muitas opções que mudam de categoria, preço e estilo. Além disso, muitas vezes também é difícil entender como funciona o financiamento de carros seminovos, pois as lojas estão mais acostumadas a vender produtos novos.

Mas fique tranquilo! Criamos este artigo para ajudá-lo a entender o processo de financiamento de carros seminovos, o que é avaliado, como é feito o cálculo das parcelas e muito mais. É só continuar a leitura para conferir todas as dicas!

Passo a passo do financiamento de carros seminovos

Está com o objetivo de comprar um veículo, mas ainda não sabe como proceder em todas as etapas de negociação? Fique ligado no passo a passo a seguir.

Faça o seu planejamento financeiro

Conheça bem o seu orçamento antes de buscar um financiamento para comprar um automóvel. Ter um planejamento financeiro com todas as contas para pagar, dinheiro para poupar e saldo para pagar as parcelas é a melhor forma de evitar dor de cabeça no futuro.

Escolha o veículo que deseja comprar

Entenda quais são as suas prioridades na hora de escolher um veículo. Quem pretende dirigir só na cidade pode optar por um modelo mais compacto e econômico, como as opções de veículos 1.0 ou 1.4.

Já quem precisa de um carro para viajar de forma confortável pode optar por uma versão de sedan 2.0 ou SUV. Eles têm mais potência e espaço para as pessoas dentro do automóvel. É claro, a avaliação também precisa levar em conta os itens dentro do veículo como ar-condicionado, direção elétrica, tela com conexão bluetooth, entre outros fatores.

Depois de fazer as suas pesquisas iniciais para conhecer os modelos, o ideal é fazer um test drive para entender o funcionamento do carro. Muitas vezes, na hora de sentar, você já consegue identificar se o veículo é mais ou menos confortável para o seu tipo físico. Pronto! Após fazer a escolha, é hora de buscar todas as informações para financiar um carro.

Defina onde será feito o financiamento

Pesquise as diferentes instituições financeiras do mercado que oferecem a opção de financiamento de carros seminovos. Alguns bancos tradicionais, por exemplo, financiam entre 70% e 100% do valor, dependendo do ano em que o veículo foi fabricado e da quantidade de meses solicitados para o pagamento.

Há ainda a opção de buscar o financiamento em empresas que oferecem seguro. Aí elas já conseguem unir duas modalidades de serviço para você — a compra do carro e o seguro contra acidentes. Outra opção é buscar um financiamento com uma instituição de crédito, como a BV, que dá mais prazo para o pagamento e só exige um pequeno valor de entrada, com parcelas fixas até o final do pagamento.

Avalie as condições do financiamento de veículo usado

Faça a sua análise de crédito junto à instituição financeira. Verifique quais serão as condições de pagamento, o valor total das parcelas, as taxas de seguro aplicadas e o CET – Custo Efetivo Total. Muitas vezes, é neste último item que você perceberá a diferença entre uma modalidade e outra de financiamento de veículo usado.

É importante considerar que você só pode comprometer até 30% da sua renda no financiamento. Logo, reavalie o cálculo e tenha certeza de que terá condições de pagar todas as parcelas em dia.

Fique atento! Nos casos de financiamentos, o veículo fica como garantia do dinheiro emprestado. Portanto, saiba que precisará pagar todas as parcelas mensais para manter o carro com você. Para ter uma tranquilidade maior, você pode buscar um seguro de proteção financeira para ter um suporte em casos de emergência.

E claro, se alguma eventualidade ocorrer durante o processo, você pode entrar em contato com a instituição financeira e buscar uma renegociação das parcelas.

Compare as opções

Procure fazer mais de uma simulação em instituições financeiras para identificar qual é a melhor opção para o seu orçamento. Lembre-se de que o acordo precisa ser vantajoso para as duas partes e também deve apresentar parcelas que cabem no seu bolso.

Se achar necessário, faça mais de uma simulação na mesma empresa com diferenças no valor de entrada do veículo ou na quantidade de parcelas mensais. Afinal, isso pode mudar muito o percentual de juros aplicados e o valor total pago ao final das parcelas.

Separe a documentação necessária

Os documentos exigidos podem variar um pouco de acordo com a instituição escolhida. Porém, em geral, é necessário apresentar informações como:

  • documento de identidade;
  • comprovante de Pessoa Física (CPF);
  • comprovante de renda;
  • comprovante de residência;
  • documentos do veículo.

Realize o seu sonho e compre o veículo

Pronto! Agora você já fez o passo a passo para conhecer todas as opções de financiamento de carros seminovos e consegue escolher a opção mais vantajosa. Aí é só assinar o contrato e curtir o seu automóvel seminovo!

Você estará pronto para pagar o veículo e sair rodando com ele pela cidade. Lembre-se de transferir o carro para o seu nome para ter mais segurança sobre a sua propriedade, assim como pagar todas as taxas burocráticas de licenciamento. Dessa forma, você garante que tudo estará certo para transitar com o carro sem complicações.

Dica extra: fique atento aos serviços de manutenção para manter o carro sempre em dia e com segurança para você e sua família. Se for possível, planeje contratar um seguro para proteger o seu carro em casos de acidentes.

Como você pode perceber, é fácil buscar o financiamento de carros seminovos. Basta ter condições financeiras para pagar as parcelas, ter uma boa pontuação nos órgãos de proteção ao crédito e escolher o modelo mais indicado para o seu estilo de vida. Está pronto para dar o próximo passo na sua conquista? Aproveite que está aqui no blog e faça uma simulação sem compromisso!

Atendimento BV

Este site usa cookies e outras tecnologias semelhantes de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade, o que pode acarretar no tratamento de dados pessoais. Ao continuar navegando, você declara estar ciente dessas condições.