Comprar carro à vista ou financiado? Veja os prós e contras de cada um

Comprar carro à vista ou financiado? Esse dilema está prestes a ser solucionado neste post. Confira!

Categoria: Financiamento de Veículos

O que é melhor: comprar carro à vista ou financiado? Muitas pessoas já fizeram esse questionamento e a resposta depende da condição financeira atual. Certamente, o financiamento pode ser a alternativa ideal para quem tem pressa em ter um automóvel.

De qualquer forma, é preciso refletir sobre qual seria a opção mais benéfica no caso de poder aguardar um pouco mais para a compra. Aliás, não há nada de errado em escolher uma coisa ou outra. O importante é considerar as possibilidades.

Para ajudar você descobrir se deve comprar carro à vista ou parcelado, criamos este artigo. Conheça os prós e contras de cada opção.

Comprar carro à vista

Vantagens

Independentemente de o automóvel ser novo ou usado, pagá-lo à vista é sempre uma alternativa. Veja as vantagens mais evidentes dessa modalidade de aquisição.

Aquisição imediata

Com o dinheiro em mãos, a compra é imediata e a chave está logo na sua mão. É óbvio que existe uma espera pela regularização dos documentos, mas isso é de praxe em qualquer compra de carro novo. No caso de automóveis seminovos, a espera fica por conta do processo de transferência.

E aqui temos um dos benefícios mais tentadores do pagamento à vista, que é poder sair da loja já guiando seu veículo. E essa condição é bastante convidativa para quem tem saldo suficiente na conta.

Direito a descontos

Com o valor total disponível, muitas concessionárias concedem descontos para convencer você a fechar negócio no ato. É nesse momento que surge a oportunidade de negociar com o vendedor para conseguir acessórios de série que garantem conforto e segurança.

Não precisa de análise de crédito

Isso mesmo! Com o dinheiro em mãos, seu perfil não precisa ser analisado pelos órgãos de proteção ao crédito (SPC e Serasa), agilizando o processo de compra do carro dos seus sonhos.

Desvantagens

A compra à vista não é imune a desvantagens. Veja o que pode pesar de forma negativa nessa opção.

Necessidade de uma grande disciplina e organização financeira

Se você escolher essa modalidade e ainda não tiver o dinheiro completo para adquirir o modelo de veículo que deseja, existem três possibilidades:

  • comprar um carro diferente;
  • adquirir o automóvel que você queria, mas em uma variação mais básica;
  • aguardar um tempo maior para a aquisição.

Em suma, ou você desiste do veículo que deseja, ou espera meses para acumular o valor certo. Além de a inflação reduzir seu poder de compra, desvalorizando sua grana — se ela for mal aplicada — e aumentando muito o preço do automóvel.

Descapitalização para emergências e imprevistos

Ao pagar à vista, você pode ficar sem dinheiro por um período, principalmente se não tiver nenhuma reserva emergencial. Lembre-se de que a vida é cheia de imprevistos que podem aparecer a qualquer hora. Portanto, é muito arriscado se descapitalizar para comprar um bem, ficando sem nada.

Na verdade, é indicado ter, pelo menos, cinco meses do seu salário armazenado para cobrir problemas de saúde ou períodos de desemprego, por exemplo. Além disso, vale reforçar que um carro exige também:

  • combustível;
  • manutenções (troca de fluidos, filtros, conjunto de freio etc.);
  • gastos com estacionamentos;
  • limpeza;
  • pagamentos de impostos.

No final das contas, você pode ficar sem capital suficiente tanto para mantê-lo conservado quanto para enfrentar possíveis urgências — tudo por ter escolhido comprar à vista.

Custo de oportunidade

Ainda que você tenha saldo para adquirir seu carro e não sofra com a descapitalização, ainda é necessário cogitar o custo de oportunidade, ou seja, aquilo que você deixa de faturar. Por exemplo, a quantia usada para comprar o automóvel à vista poderia ser direcionada para aplicações de boa rentabilidade.

Comprar carro financiado

Vantagens

Veja agora, alguns benefícios que mostram que vale a pena financiar um automóvel.

Ter o carro mesmo sem ter todo o dinheiro em mãos

Essa é a principal razão para escolher o financiamento de veículo. É possível oferecer um pequeno valor de entrada e parcelar o restante para reduzir as taxas de juros mensais. Com isso, o contrato é fechado e você sai com a chave do seu carro em mãos assim que a compra for liberada.

Compromisso com a instituição bancária e não com a concessionária

O compromisso é firmado somente com o banco, pois a loja que for escolhida para comprar recebe o valor integral. Logo, você só terá vínculo financeiro com a instituição, pagando as mensalidades em dia.

Troca de carro antes de finalizar o financiamento

É perfeitamente possível trocar carro financiado antes de finalizar o processo. Para isso, basta entrar com o pedido de substituição do veículo, além de estar com os pagamentos e as obrigações em dia, tais como financiamento (parcelas pagas), IPVA, licenciamento e multas. No entanto, o modelo pretendido deve ser da mesma categoria e igual ou superior ao atual.

Outra possibilidade de fazer a troca é buscar um comprador que assuma o restante do financiamento. Nesse caso, a instituição bancária avalia o perfil da pessoa interessada por meio da análise de crédito e comprovação de renda. Se a aprovação for concedida, a transferência é realizada rapidamente.

Desvantagens

A seguir, veja os problemas que o financiamento pode trazer em algumas situações.

Juros altos

Dependendo do banco escolhido, você pode ficar à mercê de juros muito altos, fazendo gastar mais dinheiro para pagar o financiamento. Por isso, é preciso fechar contrato com empresas renomadas e de confiança a fim de conseguir taxas mais acessíveis.

Análise de dados pessoais e documentos

Instituições sérias exigem documentos para aprovar o negócio. Logo, é importante seguir esse protocolo para ter direito ao crédito. Qualquer “papel” em falta pode adiar a compra do veículo. Por isso, é necessário conferir a lista de comprovantes pessoais para entregá-los todos de uma vez.

Risco real de perder o bem

Ninguém quer passar por uma situação dessa. Mas se o consumidor não pagar o financiamento em dia, terá de devolver o automóvel para quitar a dívida. Sem contar a possibilidade de ficar com o CPF negativado. Essas situações são extremamente desagradáveis, mas podem ser evitadas com um bom planejamento financeiro.

E então, vai comprar carro à vista ou financiado? Existem diversos tipos de financiamento no mercado, assim como opções crédito com veículo em garantia. A BV oferece essas e outras soluções financeiras.

Fale com a gente para saber qual a melhor opção para o seu orçamento.

Atendimento BV