9 dicas para negociar a compra de um carro

Saber negociar a compra de um carro é a melhor maneira de conquistar esse bem sem arrependimentos.

Categoria: Financiamento de Veículos

Muitos dizem que negociar a compra de um carro é uma arte, o que é verdade. Isso porque há quem saiba fazer isso e aqueles que precisam aprender a dominar uma conversa a seu favor durante a compra. Alguns conseguem preços e descontos incríveis. Outros enfrentam um posicionamento implacável dos vendedores e não sabem como evitar essa situação.

Se está passando por isso ou quer vencer futuras negociações, você veio ao lugar certo. Ao seguir as nossas recomendações, basta fechar o valor e sair por aí curtindo o seu novo automóvel para ir onde quiser ou atuar como motorista de aplicativo. Adquirir um bem com o melhor valor do mercado certamente torna esse momento ainda mais prazeroso.

Continue a leitura e conheça dicas incríveis para negociar a compra de um carro!

1. Pesquise em sites e plataformas de automóveis

Ao começar sua busca por uma loja ou com um vendedor de carro particular, você precisa coletar o máximo de características e informações sobre o modelo que pretende comprar. Se a sua intenção é adquirir um Chevrolet Onix, por exemplo, você deve saber tudo sobre ele.

Faça pesquisas, conheça os pontos positivos e negativos, consulte alguns proprietários em fóruns de motoristas na internet e conheça o valor médio que o automóvel é vendido para não se sentir lesado.

Plataformas online como OLX e Webmotors podem ser excelentes para avaliar preços, conferir descrições e encontrar um bom carro para negociar.

2. Considere várias ofertas do mesmo modelo

Frequente diversas concessionárias e converse com os vendedores das lojas que estão ofertando o modelo em que você está de olho. Dessa forma, você terá bastante informação para filtrar e comprar o carro ideal. Quanto mais visitas forem feitas, maior será o seu poder de negociação. Assim, você não ficará de mãos atadas, pois terá outras boas opções à disposição.

3. Confira o histórico da marca

Pode ser que vender não será seu objetivo em curto e médio prazo, mas você precisa descobrir se o automóvel que seja adquirir é fácil de revender. Avalie o modelo que está interessado para saber se ele está na tabela dos mais desvalorizados e menos procurados. Em geral, modelos que saem de linha depreciam com rapidez, pois a manutenção e troca de componentes se tornam mais difíceis.

Também vale mencionar as cores, já que tons extravagantes costumam encalhar nas lojas e nas garagens de vendedores particulares. Carros amarelos, brancos e pretos sempre provocam desconfiança pela possibilidade de terem sido utilizados como táxi. Nessas condições, só opte pelo modelo se tiver um bom preço de venda.

4. Não compre de uma hora para outra

Durante a negociação, evite transparecer o sentimento de pressa. Tenha paciência e pesquise com calma. Não entre na pressão dos vendedores e nem revele a sua necessidade de comprar o automóvel o mais rápido possível. Ao fazer tudo com calma, você terá mais chances de negociar a compra de um carro sem se arrepender no futuro.

5. Não demonstre totalmente o seu interesse

Você é daqueles que se apegam a um carro já no test drive? Se sim, tenha cuidado para não demonstrar totalmente o seu interesse. Mantenha a postura para que o vendedor não perceba.

Uma vez que ele notar sua empolgação com o automóvel, você perde a negociação. Ele usará todas armas possíveis para que você realize a compra, porque sabe que aquele bem é o seu maior sonho e provavelmente fará o possível para obtê-lo.

É importante lembrar que você deve dizer adeus caso o preço não chegue ao que você pretende pagar. E pode ser muito difícil desapegar de algo que gostamos logo de cara. Pense nisso e vá preparado.

6. Não fale muito

Negociações podem deixar algumas pessoas muito tensas, e quando estamos nervosos falamos demais. Portanto, a melhor atitude é falar somente o essencial.

Simplesmente diga: “Fulano, esse preço está muito alto”. Depois, fique quieto e observe qual será a reação do vendedor e como ele agirá para contornar o valor. Quando você se explica demais e fala muito, pode dizer mais do que o necessário. Então, contenha-se e deixe que a outra parte se fale mais do que você.

7. Peça ao vendedor para melhorar a oferta

Os melhores negócios são aqueles em que os dois lados saem ganhando. O comprador consegue o que quer, o vendedor também e todos saem contentes. Existe uma maneira saudável de negociar a compra de um carro que vai além do fator preço.

Se um ofertante não quiser reduzir o valor do automóvel, mas você realmente deseja comprá-lo, peça para acrescentar algo a mais para que você aceite desembolsar o preço que ele sugeriu.

Além disso, você pode aproveitar seu momento de fala para dizer algo como: “Eu pago, desde que você me entregue o automóvel com pastilhas trocadas e pneus novos”. Afinal de contas, não faz mal negociar o melhor para ambos.

8. Confira as garantias e revisões

Quando você pretende comprar um carro seminovo, geralmente leva com algumas garantias e revisões pendentes no período que resta. Para ter certeza, verifique no manual do proprietário se esses reparos estão em dia.

No caso de automóveis que não têm mais esse benefício, solicite uma garantia por escrito em um período mínimo de três meses em relação aos seus principais sistemas e peças, como motor, suspensão, freios, bateria e parte elétrica. Pergunte também sobre os cuidados ao transferir o documento do carro. Não hesite em cobrar essas condições, pois quem vai pagar é você.

Importante! Colisões podem causar problemas que levam à desvalorização. Por isso, leve com você um conhecido ou profissional de confiança para ajudar a identificar avarias que uma possível batida causou. Uma sugestão é observar a lataria durante o dia com o automóvel limpo e seco. Alterações na pintura denunciam irregularidades. Simetria entre o teto, os para-choques e as portas, também. Pequenos amassados e ondulações ou alterações nas quinas do capô são outros indicadores. Observe tudo.

9. Saia à procura de um carro no fim do mês

Se você pretende comprar um carro novo ou usado em uma loja, uma boa sugestão para conseguir descontos tentadores é fazer essas visitas no final do mês por causa da dinâmica de trabalho dos vendedores.

Geralmente, quando os últimos dias do mês chegam, a tensão de bater metas aumenta. É nesse momento que eles oferecem preços reduzidos para fechar as vendas mais rapidamente.

E então, o que achou das nossas dicas de como negociar um carro? Se elas forem colocadas em prática, certamente você conseguirá um valor convidativo, utilizando sua posição de comprador a seu favor. Por fim, lembre-se de manter a calma para evitar decisões precipitadas e obter sucesso na sua compra.

Se você curtiu este conteúdo, aproveite para conhecer nossas redes sociais e ficar por dentro de novidades. Estamos no Facebook, Instagram, LinkedIn e YouTube!

Atendimento BV

Este site usa cookies e outras tecnologias semelhantes de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade, o que pode acarretar no tratamento de dados pessoais. Ao continuar navegando, você declara estar ciente dessas condições.