Comprar carro à vista ou parcelado? Entenda os benefícios de cada um

Descubra as vantagens de cada uma dessas modalidades de compra

Categoria: Financiamento de Veículos

A compra de um carro, seja novo, seja usado, é um momento de grande realização para muitas pessoas. Essa conquista pode significar a concretização de um sonho, a solução de um problema ou mesmo um conforto a mais para o dia a dia. Mas é muito comum surgirem dúvidas em relação à melhor maneira de fazer essa aquisição. Uma questão que costuma surgir é sobre comprar o carro à vista ou parcelado.

Na prática, cada uma dessas modalidades de compra tem as suas vantagens. No entanto, existe uma série de pontos que você precisa considerar na hora de escolher entre uma e outra. Sabemos que essa não é uma decisão fácil. Porém, preparamos este artigo justamente para ajudar você a fazer a escolha certa. Acompanhe!

Os gastos com um carro

Uma das primeiras ressalvas que se deve fazer quanto à compra de um carro é em relação aos gastos que você terá assim que efetuar a compra. Se está considerando que terá que arcar apenas com as parcelas, está enganado! É preciso ter em mente que a compra de um automóvel traz uma série de custos extras. Assim, é muito importante que você se programe para honrá-los.

A seguir, reunimos alguns dos principais custos relacionados à compra de um carro. Confira!

Documentação

Não importa se o carro é zero quilômetro ou usado. Ao efetuar a compra, você terá que providenciar a documentação correta do bem. Assim, em se tratando de um veículo novo, é preciso considerar os custos como:

- IPVA;
- licenciamento;
- seguro obrigatório;
- emplacamento e afins.

No caso de um veículo usado, há o custo com a transferência de propriedade do bem. Dependendo da situação, também pode haver a necessidade de pagamento de tributos e ainda com serviços de despachantes.

Combustível e manutenções

Se você está comprando um carro, certamente é para o seu uso. Sendo assim, é preciso considerar também os gastos com combustível. Dependendo da forma como pretende utilizar o veículo, essa pode ser uma despesa bastante elevada no final do mês.

Além disso, existem custos relacionados à manutenção e conservação, como aqueles com revisões periódicas, reparos e substituição de peças que eventualmente são necessários para manter o carro em ordem.

Seguro

Outro gasto que terá ao comprar um carro é com a contratação de um seguro particular. Sabemos que esse é um gasto opcional, mas é sempre bom proteger o patrimônio dos contratempos da vida cotidiana, não é mesmo?

Aqui, vale esclarecer que pode haver uma grande variação de valor, já que o custo de um seguro leva em consideração um conjunto de características do condutor e da localidade em que o veículo se encontra, além de critérios próprios da seguradora.

A decisão entre comprar o carro à vista ou financiado

Agora que você já está ciente que, ao comprar um carro, não terá que arcar apenas com o valor do bem propriamente dito, já podemos ajudar você a definir qual é a melhor forma de adquirir o seu veículo.

Benefícios da compra à vista

Não tem que assumir uma dívida

Um dos grandes benefícios da compra à vista é quitação integral do bem. Ou seja, optando por essa modalidade de compra, você não precisará assumir uma dívida por um longo período. Para muitas pessoas — especialmente aquelas mais conservadoras —, esse é um grande atrativo. Para outras, não faz tanta diferença, pois assumir uma dívida a longo prazo é apenas uma questão de planejamento financeiro.

Possibilidade de negociação

Outro benefício de comprar o carro à vista está relacionado ao poder de negociação e barganha oferecido pela modalidade. Com o valor integral em mãos, é muito mais fácil negociar com a concessionária ou com um particular, conseguindo descontos e outras vantagens. Além do mais, na compra à vista, é possível pagar mais barato, visto que nela não há a incidência de juros e outras taxas.

Não depender de terceiros para fechar a compra

A compra à vista também tem a vantagem de permitir que a pessoa realize a compra do seu carro por conta própria, sem a necessidade de intervenção de terceiros, como bancos e outras instituições financeiras. Além disso, não é necessário passar por uma análise de crédito.

No entanto, as instituições financeiras podem funcionar como um facilitador para a aquisição, especialmente para aquelas pessoas que não dispõem do valor integral para a compra à vista. No mais, hoje é muito comum ver bancos fazendo parcerias com fabricantes e concessionárias, com o objetivo de facilitar o crédito e reduzir os custos da operação.

Benefícios do financiamento

Aquisição imediata

Sabemos que a compra à vista, apesar de ser uma boa opção, não é a alternativa mais acessível e democrática para conseguir comprar um carro. Afinal, são poucas as pessoas que têm a quantia necessária disponível na sua conta.

Para a maior parte dos consumidores, a compra à vista só seria possível após anos juntando dinheiro e abrindo mão de diversas outras necessidades. Guardar dinheiro é uma realidade bastante difícil e que exige um grande esforço — especialmente para quem tem uma renda mais apertada.

Por outro lado, nesse ponto, o financiamento se mostra uma opção altamente vantajosa, pois permite a aquisição imediata do bem. A partir dessa modalidade, pessoas de diferentes perfis econômicos podem ter a chance de conquistar o tão sonhado carro, pagando mensalmente, de forma flexível e alinhada às suas possibilidades financeiras.

Não é necessário ficar sem dinheiro na conta

Um reflexo bastante comum por quem opta por comprar um carro à vista é a descapitalização. Ou seja, a pessoa faz o pagamento integral do bem, mas fica sem dinheiro na conta. Essa situação não é nem um pouco recomendada, pois pode abrir margem para dificuldades financeiras e outros riscos.

Sabemos que ter um fundo emergencial é muito importante. Imprevistos podem acontecer, e você pode precisar de dinheiro para arcar com cuidados médicos ou para uma necessidade urgente, por exemplo. Além disso, como pontuamos no início deste artigo, comprar um carro também envolve outros gastos. Por isso, você precisa deixar uma reserva para pagar a documentação, o seguro e outras despesas.

O financiamento, nesse ponto, é mais vantajoso, pois permite que você tenha acesso ao carro novo sem a necessidade de gastar todo o seu dinheiro disponível. Aqui, você se programa para fazer os pagamentos mensais, conforme as suas possibilidades, sem ter que comprometer todas as suas economias.

Por fim, como foi possível perceber, existem vantagens tanto para quem escolhe comprar um carro à vista quanto para quem decide financiar. No entanto, vimos que a compra de um carro implica uma série de outros gastos, de modo que é necessário colocá-los na ponta do lápis. Por isso, como nem todos têm dinheiro sobrando na conta, a compra do veículo por meio do financiamento se mostra uma opção mais segura e planejada, evitando que você fique desprotegido sem uma reserva ou prejudique as suas finanças pessoais.

Agora que você já tem condições de definir qual é a melhor forma de comprar o seu carro, aproveite para fazer uma simulação do financiamento e programar melhor a sua compra!

Atendimento BV

Este site usa cookies e outras tecnologias semelhantes de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade, o que pode acarretar no tratamento de dados pessoais. Ao continuar navegando, você declara estar ciente dessas condições.