6 dicas para se planejar e evitar imprevistos financeiros

Chega de sofrer com imprevistos financeiros. Confira o artigo que preparamos com 6 dicas para ajudar você a se planejar e evitar essa situação!

Categoria: Orientação Financeira

Há quem diga que a vida é uma caixinha de surpresas. E isso é uma grande verdade, já que não sabemos o que o amanhã nos reserva, não é mesmo? No entanto, por mais inesperadas que determinadas situações possam ser, existem aquelas eventualidades que podem ser evitadas, como é o caso dos imprevistos financeiros.

Apesar de muito comuns na vida das pessoas, poucas são as que se organizam e se protegem dos imprevistos financeiros. Essa atitude não é nada positiva, pois pode comprometer bastante o seu orçamento e ainda causar grandes dores de cabeça — e não é bem isso que você deseja, certo?

Pensando nisso, preparamos este artigo listando 6 dicas valiosas de como se planejar financeiramente e evitar que imprevistos tirem o seu sossego e o da sua família. Continue a leitura e confira!

1. Registre e controle gastos

Você é uma pessoa que gasta de forma desordenada e depois não sabe como, quando e onde gastou? Tenho uma má notícia para lhe dar: os imprevistos financeiros podem ser ainda mais prejudiciais para você, caso permaneça agindo dessa forma.

Mas fique tranquilo, pois nunca é tarde para mudar e começar a organizar as finanças. Para isso, a primeira dica que damos a você é tenha controle de todos os seus gastos, registrando todos eles. É fácil, é rápido e faz muito bem para a sua vida financeira!

Saber como o seu dinheiro é gasto, na prática, é o primeiro passo para identificar quais despesas são realmente necessárias e quais são dispensáveis. A partir disso, fica fácil reduzir gastos, enxugar as contas e começar a formar uma reserva financeira, por exemplo — o que pode ser extremamente útil quando algum imprevisto acontecer. Fica a dica!

2. Dê preferência por compras à vista

Imprevistos financeiros sempre podem acontecer. No entanto, quando seu orçamento é consumido por dívidas e outros compromissos, certamente esses imprevistos podem se tornar mais comuns e, o que é pior, podem afetar ainda mais as suas contas.

Por exemplo, pode acontecer de você perder o seu emprego ou ter que arcar com uma despesa inesperada, como um tratamento médico. Certamente, isso se torna muito mais difícil quando a renda já está praticamente toda comprometida, concorda?

Diante disso, a dica que damos é bem simples: evite comprar a prazo. Compras parceladas comprometem o orçamento futuro, o que significa que você fica com uma margem ainda mais apertada em seu orçamento e pode não conseguir cobrir uma despesa repentina sem se endividar — e certamente não é isso que você deseja, certo?

3. Atente ao uso do cartão de crédito

O cartão de crédito facilita muito a nossa vida, não é mesmo? Ele permite que façamos compras parceladas em longo prazo, pagando em suaves parcelas. Porém, é justamente essa característica que o torna tão perigoso.

Muitas vezes, fazemos compras de maneira impulsiva, apenas porque é possível pagar parcelado. Essas compras vão se somando na fatura e, ao final do mês, adivinha só: podem consumir boa parte do orçamento.

Além disso, ao usar o cartão de crédito para parcelar as compras, compromete-se uma renda futura — o que é ainda mais perigoso, já que não sabemos o que o futuro nos reserva. Por isso, use o cartão de crédito de forma responsável, evitando parcelamentos desnecessários e gastos supérfluos.

Geralmente, o cartão pode ser um grande aliado, pois facilita o controle dos gastos, concentrando todos eles na mesma fatura. Mas, para isso, é preciso ser consciente. No mais, ao utilizar o cartão, é possível obter benefícios, como milhas aéreas, descontos em estabelecimentos e outros.

Assim, usar o cartão não é errado, errado é utilizá-lo sem nenhum critério.

4. Busque fontes alternativas de renda

Outra estratégia que pode ajudar você a evitar imprevistos financeiros é aumentar os seus ganhos mensais. Dessa forma, com uma renda extra, fica muito mais fácil se organizar para guardar um pouco todos os meses e compor uma boa reserva de emergência, concorda?

Sabemos que para algumas pessoas é bem difícil conciliar outras atividades em sua rotina, pois o tempo nem sempre permite. No entanto, hoje existem opções bastante flexíveis, que podem ser executadas em diferentes horários e de acordo com a sua disponibilidade.

Por exemplo, é possível levantar uma renda extra como motorista de aplicativo ou como redator freelancer, produzindo em horários alternativos.

5. Tenha atenção aos prazos de pagamento

Uma das ações mais básicas para quem deseja se proteger dos imprevistos financeiros é ter uma boa organização. Na prática, isso envolve ter o hábito de pagar as contas em dia, livre de juros e outros encargos gerados por atrasos.

Assim, se você é uma pessoa organizada, que se esforça para honrar seus compromissos sempre na data certa, certamente terá mais condições de contornar situações inesperadas, que podem exigir gastos adicionais ou o afastamento do trabalho, por exemplo.

Além disso, pessoas organizadas conseguem controlar melhor seus gastos, juntar dinheiro e até investir. Assim, se um imprevisto surge, você tem mais condições de contorná-lo.

6. Invista em proteção por meio de seguros

Alguns imprevistos financeiros podem simplesmente consumir todo o orçamento, prejudicando muito a sua segurança e a da sua família. Por exemplo, já imaginou como pode ser difícil ter que custear um tratamento médico caro ou ter que pagar o conserto do seu carro, em razão de um acidente?

Essas situações podem ocorrer, sabemos bem disso. Então, é muito importante estar resguardado. Para isso, uma das melhores maneiras de garantir uma maior proteção financeira é investir em seguros.

Nesse sentido, por exemplo, é muito mais barato pagar o seguro do seu carro do que ter que comprar um novo, caso ele seja roubado — o mesmo raciocínio vale para seguros contra acidentes de trabalho e para o plano de saúde.

Assim, caso algum imprevisto desse tipo surja, você tem a tranquilidade de estar protegido, não tendo que consumir todos os seus recursos para contornar a situação.

Por fim, como foi possível perceber, todas as dicas listadas neste artigo, de alguma forma, envolvem planejamento e organização financeira. Então, essas certamente são as melhores dicas financeiras que podemos dar a você.

Porém, sabemos que mesmo sendo uma pessoa organizada e precavida, os imprevistos financeiros podem surgir e desorganizar todo o orçamento. Nessas horas, o Banco BV também está ao seu lado, oferecendo soluções de crédito flexíveis para tirar você do sufoco, como o crédito pessoal e crédito com imóvel ou veículo em garantia.

Não deixe que os imprevistos financeiros tirem a sua tranquilidade. O Banco BV está pronto para ajudar você a conquistar os seus objetivos e a sair de situações complicadas!

Gostou deste conteúdo? Siga o BV nas redes sociais e fique atualizado com as nossas novidades. Estamos no Facebook, Instagram, YouTube, LinkedIn e até no Spotify!

Atendimento BV

Este site usa cookies e outras tecnologias semelhantes de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade, o que pode acarretar no tratamento de dados pessoais. Ao continuar navegando, você declara estar ciente dessas condições.