Busca Categorias

Descubra mais conteúdos

Publicado em

30/11/21 09:00

por

Equipe BV Inspira

Gestão de talentos: como aplicar em sua empresa?

Montar um planejamento focado em gestão de talentos é um diferencial e tanto na qualidade do trabalho. De fato, um dos principais desafios do RH é conseguir atrair e conquistar bons profissionais.

O grande segredo, em uma situação como essa, envolve oferecer oportunidades diferenciadas e uma experiência única de comunicação positiva. Automaticamente, quando os colaboradores estão satisfeitos com suas funções, o resultado é o dobro de engajamento e um reforço da confiança entre ambas as partes.

Quer saber mais? Vamos mostrar como fazer a gestão de talentos e sua importância. Acompanhe!

Qual é a importância de fazer uma boa gestão de talentos?

A gestão de talentos tem como principal objetivo criar estratégias segmentadas para atrair, treinar e fazer com que profissionais qualificados vistam a camisa da empresa. Isso representa um desafio para o RH por conta da alta rotatividade de colaboradores que é muito frequente no mercado.

O grande diferencial está em mudar a forma como esse processo acontece e priorizar o capital humano. Dessa forma, desde a seleção feita pelo RH até as dinâmicas internas devem focar engajamento e oportunidades de crescimento.

Tudo deve ser pensado para fazer com que os colaboradores se sintam valorizados e, com isso, entreguem um desempenho eficiente. A partir disso, uma empresa que proporciona qualidade na condução do relacionamento com os colaboradores consegue fazer esse conceito se expandir para outras áreas decisivas, como entrega aos clientes e produção.

Como fazer uma gestão de talentos para a empresa?

Por mais que a empresa tenha várias políticas voltadas para o bem-estar do colaborador, reter talentos é sempre uma tarefa complicada. Na prática, quando o profissional se preocupa somente com o valor do salário, certamente, as companhias são vistas apenas como contratantes e qualquer proposta que seja um pouco acima já é suficiente para tirá-lo de um cargo.

Como consequência, a sua empresa, que conta com a estratégia de funcionamento baseada no serviço prestado por essa pessoa, é pega de surpresa e precisa se reorganizar rapidamente. O principal detalhe envolve estabelecer um relacionamento de confiança e criar oportunidades para os melhores profissionais do mercado, que tenham identificação com os valores da companhia.

Quando existe um projeto bem elaborado focado nos talentos, a empresa não ganha apenas o apreço dos colaboradores, mas também se torna disputada por quem deseja ingressar. Sem contar que é preciso se conscientizar que tudo começa na escolha adequada de talentos e no quanto essa troca tem relações decisivas com o trabalho realizado. Veja, a seguir, outros benefícios que a gestão de talentos traz:

  • impulsionar o time a se aprimorar cada vez mais;
  • criar programas que incentivem a qualificação na carreira;
  • garantir que o retorno de investimentos aconteça em treinamentos e desenvolvimento;
  • ser identificado como um "empregador escolha".

Outro fator que merece ser considerado é que ter um RH estratégico chama a atenção dos talentos, alinha as expectativas na contratação e ainda é interessante para outras empresas do mercado. Ou seja, ao se tornar referência de contratação e contar com um time com profissionais disputados e qualificados, as parcerias podem se tornar muito mais vantajosas.

Veja, a seguir, algumas dicas essenciais para acertar em cheio na gestão de talentos.

Faça um bom recrutamento

O primeiro passo para garantir o bom relacionamento com os talentos e fazer com que eles vistam a camisa da empresa é caprichar no processo de recrutamento. Quando existem falhas na escolha, elas tendem a se transformar em problemas logo no início do trabalho e trazem um verdadeiro efeito dominó.

Então, desenvolva, dentro dos objetivos da empresa, um processo que atraia e selecione os candidatos de maneira inovadora. Invista na experiência como um todo, entenda o perfil dos candidatos, seus interesses e como a sua companhia pode ser vista como um diferencial.

Por exemplo, flexibilidade no trabalho e uma gestão humanizada são questões que saltam aos olhos e mostram que o bem-estar dos membros do time é valorizado acima das metas. Crie uma seleção que mostre quais são os valores da empresa, seja criativa e tire todas as dúvidas em uma comunicação positiva.

Reconheça sua equipe

Poucas ações têm tantos efeitos positivos quanto reconhecer sua equipe. Sim, elogiar o trabalho do time tem um fator motivacional muito efetivo que traz o sentimento de pertencimento. Então, de tempos em tempos, coloque na programação levar um feedback positivo que, certamente, demonstra o quanto a empresa é detalhista na avaliação de desempenho individual.

Outro ponto importante com isso é demonstrar que o canal de comunicação está aberto para os dois lados e todos podem ter a liberdade de procurar os gestores ou o RH na hora de relatar problemas, conversar sobre desafios no trabalho e até mesmo expor desconfortos pessoais como a ansiedade causada por uma rotina sobrecarregada.

Ter esses momentos de conversa ocasionalmente também faz diferença sobre a análise da própria empresa em relação aos gargalos que acontecem no processo interno. No fim das contas, há situações e interpretações que somente a visão do colaborador pode transmitir e quando eles se sentem livres para isso, os resultados são excelentes.

Ofereça benefícios

A competitividade do mercado por bons profissionais é evidente e para engajar um talento é necessário ser uma empresa que oferece bons benefícios. Na verdade, tudo faz parte de um grande pacote em que as coisas se integram. Entram aqui as oportunidades de crescimento na carreira, o investimento em capacitação, a gestão humanizada, o feedback positivo e os benefícios oferecidos.

Tenha diferenciais que vão além dos benefícios obrigatórios por lei. Eles aumentam o senso de responsabilidade individual e coletiva, ajudam para que cada colaborador compreenda sua função e contribui com a melhora da imagem organizacional. Entre os principais exemplos estão áreas de descanso e lazer dentro do escritório, convênios com acadêmias, mentoria, jornada de trabalho flexível e assistência psicológica.

Agora ficou claro como investir na gestão de talentos é positivo para a formação do time dos sonhos. Lembre-se de que se torna necessário gerenciar cada etapa de relacionamento com os colaboradores, desde o processo de contratação até as dinâmicas interativas que avaliam o andamento do trabalho. Só assim será possível entender quais são os objetivos profissionais e ainda alinhar as expectativas.

Gostou das informações do artigo? Então, leia também nosso post sobre gamificação e como esse conceito pode mudar a motivação no trabalho.

Através do nosso blog você tem acesso às informações atualizadas e relevantes do mercado financeiro. No entanto, as informações aqui apresentadas têm como única intenção o caráter informativo, estando baseadas em dados de conhecimento público, não significando, portanto, quaisquer compromissos por parte do banco BV e não constituem uma obrigação ou um dever para o leitor. O conteúdo disponibilizado é elaborado por terceiros e publicado pelo banco BV. O banco BV e suas empresas coligadas se eximem de qualquer responsabilidade por quaisquer prejuízos, diretos ou indiretos, que venham a decorrer da utilização deste material e de seu conteúdo. O banco BV nunca solicita o envio da sua senha. Nós não pedimos depósitos antecipados para liberação de crédito.

Descubra mais conteúdos

Fale com a gente pelo Whatsapp BV

Aponte a câmera do seu celular pro QR Code aqui em cima e tire suas dúvidas com a gente.
Aproveita e já salva o nosso número: (11) 3003-1616
Fechar