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Publicado em

20/07/21 09:00

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Equipe BV Inspira

Gestão humanizada: o que é e como aplicar na empresa?

Toda empresa que busca por mais resultados e produtividade deve adotar uma gestão humanizada na equipe para contar com mais engajamento e colaboração dos funcionários. Os gestores têm, portanto, um papel fundamental para apoiar uma postura mais proativa por parte de seus colaboradores.

No entanto, é importante que as ações não afetem negativamente o clima organizacional. Para isso, é preciso oferecer um ambiente de trabalho sem pressões e cobranças hostis, que sobrecarregam os talentos da companhia. Para entender o que é e como a gestão humanizada auxilia a sua empresa, continue a leitura.

Conheça o conceito da gestão humanizada

A gestão humanizada considera particularidades, vontades, expectativas e dificuldades dos colaboradores em relação à atuação profissional e pessoal. O objetivo é desenvolver um ambiente de trabalho mais agradável e produtivo para que as metas propostas pelos líderes sejam alcançadas sem pressão.

Por meio de um gerenciamento que acolhe os anseios dos funcionários, a empresa desenvolve um contato mais próximo como estratégia para melhorar os relacionamentos internos. Para isso, é fundamental que os gestores conheçam as pessoas de sua equipe e tenham laços de confiança e maior flexibilidade. Assim, cria-se uma cultura organizacional mais saudável, valorizando a história de vida de cada talento.

Confira os pilares desse tipo de gestão

Para implementar a gestão humanizada na companhia e contar com uma maior produtividade dos colaboradoresé preciso se basear em três pilares a fim de tomar decisões que priorizem essa forma diferenciada de liderança.

Observação

Antes de qualquer ação, o setor de recursos humanos da empresa deve observar muito bem as pessoas de sua equipe para formular e implementar estratégias. O gestor deve ter como foco os interesses pessoais de cada talento, entendendo como os objetivos da companhia se alinham para que ambos cresçam mutuamente.

Aproximação

Aproximar e integrar as diversas equipes da empresa traz uma série de vantagens para o negócio. Isso possibilita que o setor de recursos humanos tenha uma visão mais clara da realidade de cada um, como também permite que os colaboradores se sintam mais livres para expressar suas opiniões.

Adaptação

Para que a gestão humanizada realmente apresente bons resultados, é fundamental que a companhia esteja disposta a mudar e a se adaptar. Essa é uma ótima oportunidade de estimular o desenvolvimento de soft skills e employee experience, sendo estratégias extremamente necessárias para o engajamento e o crescimento do time.

Descubra como implementá-la na empresa

O conceito de gestão humanizada pode ser implementado em negócios de todos os portes, segmentos de mercado e realidades, levando uma nova maneira de se relacionar com a equipe de funcionários. A primeira decisão que o setor de recursos humanos deve tomar nesse sentido é valorizar a diversidade e ter mais empatia e respeito por seus talentos.

Outra dica é oferecer incentivos e benefícios mais justos para os colaboradores que alcançam as metas da empresa dentro de um prazo estipulado. Além de aumentar o engajamento, essa ação diminui a rotatividade dos colaboradores e contribui para o desenvolvimento de habilidades e competências.

É preciso ter em mente que implementar essa nova mentalidade na gestão leva tempo e, até se tornar realidade efetivamente, uma mudança cultural deve ser adotada entre todas as lideranças e talentos. Com isso, o ambiente de trabalho contará com um clima mais ameno e agradável, em que a empresa atua de acordo com uma dinâmica organizacional mais positiva.

A peça-chave nessa transformação é, justamente, a colaboração dos gestores, que devem aprender a lidar melhor com as pessoas, criando relacionamentos sinceros, respeitosos e que valorizam as individualidades de cada envolvido. Para isso, é fundamental investir em diálogo, inteligência emocional e empatia.

Veja os impactos positivos para o negócio

Com uma gestão humanizada bem elaborada, é possível contar com colaboradores mais estimulados a executar suas atividades com qualidade, o que gera resultados positivos para o negócio como um todo. Toda grande marca, atualmente, conta com um time motivado e alinhado aos objetivos da organização.

A nova maneira de tratamento e a mudança de cultura impacta, sobretudo, o engajamento no ambiente corporativo. Ao ter mais confiança no gerenciamento do setor de recursos humanos, os profissionais também têm mais liberdade para emitir opiniões e criar vínculos duradouros na empresa.

Esse aspecto é positivo por uma série de motivos. Veja, a seguir, quais são os maiores benefícios de implementar a gestão humanizada na rotina organizacional.

Retenção de talentos

A busca por novos talentos e a abertura de processos de seleção podem ser bastante desgastantes por exigirem dedicação dos líderes. No entanto, com uma gestão humanizada, a tendência é que os funcionários permaneçam mais tempo.

Os colaboradores devem ter razões para permanecer por mais tempo na empresa. Por isso, é importante que o setor de recursos humanos ofereça diferenciais para a equipe. Sem isso, os indivíduos ficam constantemente procurando oportunidades fora, sem o foco necessário para fazer a corporação crescer.

Melhorias financeiras

Sem dúvidas, o aspecto financeiro da empresa tende a crescer após a adoção da gestão humanizada. Isso porque, com o aumento da produtividade e da motivação, os processos se tornam cada vez mais eficientes, assim como a tomada de decisão.

O relacionamento mais humano também permite que a equipe alcance resultados mais significativos, trabalhando de forma mais harmônica e equilibrada em prol do negócio.

Reforço da ética no trabalho

A ética é um dos pilares que diversas companhias utilizam para reger sua missão, visão e valores. Com a gestão humanizada, é possível promover e reforçar a ética no ambiente de trabalho e na relação com os funcionários.

Os líderes devem dar o exemplo para toda a equipe, apresentando sempre um comportamento transparente e de confiança. Com isso, os colaboradores tendem a fazer o mesmo, aperfeiçoando seu lado mais humano e empático no dia a dia profissional.

Para entender se a estratégia tem dado certo na empresa, os gestores têm a opção de medir as ações aplicadas na rotina de trabalho por meio de algumas ferramentas. A taxa de turnover, por exemplo, indica se a gestão humanizada tem apresentado o retorno esperado pelos líderes. Isso é essencial para entender também o nível de satisfação dos talentos, que atuam melhor diante de uma organização que realmente se preocupa em acolher suas individualidades.

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