8 dicas para implementar a entrevista de emprego online

A entrevista de emprego online é uma maneira bastante viável de recrutar e selecionar novos profissionais. Entenda como implementá-la.

Categoria: Parceiro Consignado

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O processo de recrutamento e seleção é uma tarefa de grande importância para o recrutador e para os candidatos. Essa avaliação inicial é essencial para conhecer o comportamento dos profissionais a fim de fazer as melhores contratações. Nesse sentido, a entrevista de emprego online é uma alternativa bastante viável por causa das restrições presenciais do "novo normal".

Além disso, as pessoas estão cada vez mais à vontade diante da câmera, pois utilizam seus dispositivos móveis para postar vídeos pessoais e fazer vídeo-chamadas com amigos e conhecidos. Por isso, o processo seletivo tem grandes chances de ser aceito e aderido por empresas e profissionais.

Pensando nisso, elaboramos este conteúdo com dicas e informações sobre como implementar a entrevista de emprego online. Confira.

Como a entrevista de emprego online funciona e por que é adequada?

Entrevista remotas são feitas por meio de recursos tecnológicos. Embora a necessidade da internet seja evidente, conversar com o candidato pela webcam é praticamente a mesma coisa do que uma entrevista convencional.

Isso porque o foco fica em torno de um diálogo mais aberto sobre a carreira do entrevistado, além de conhecer suas expectativas profissionais e disponibilidade em cooperar com a nova empresa. Com a ferramenta de vídeo, o recrutador avalia o comportamento e a personalidade do candidato.

O cenário de isolamento social causado pela pandemia despertou a necessidade de aplicar entrevistas remotas com maior frequência, já que essa condição traz diferenciais interessantes como:

-economizar tempo de recrutamento;

-garantir a segurança e o bem-estar do recrutador e do candidato;

-fazer a gravação da conversa para análises mais profundas;

-enriquecer o planejamento estratégico empresarial;

-recrutar talentos de outras regiões do país;

-mostrar que a instituição investe em ferramentas de ponta que beneficiam seus funcionários.

Como implementá-la dentro da empresa?

Conheça as 8 melhores dicas para aplicar a entrevista de emprego online.

1. Faça o alinhamento da vaga

Uma contratação remota demanda um alinhamento profundo entre a empresa e o RH, exigindo uma reunião para esclarecer detalhes sobre a vaga. Nela, você precisa levantar as principais obrigações e responsabilidades do cargo com o gestor da área que precisa de um novo profissional.

Isso permite refinar perfis e experiências que o candidato deve ter. Além disso, considere os conhecimentos técnicos desejados e alinhe-os com a cultura da empresa para avaliar potenciais candidatos e aumentar as chances de sucesso.

2. Arrume o ambiente para as entrevistas

Organize o ambiente para definir como serão as entrevistas. Considere os seguintes fatores:

-especificar o profissional que fará a entrevista;

-elaborar uma agenda com datas e horários das entrevistas;

-implantar um sistema CRM para alimentar o Big Data no RH, melhorar o processo de recrutamento e implementar a metodologia DISC logo após as contratações;

-preparar os candidatos — dar orientações pontuais;

-organizar a sala de reunião online e as ferramentas que serão utilizadas, como links de Skype ou Zoom;

-fazer testes antes de cada entrevista para confirmar se os recursos funcionam, como a conexão com a internet;

-pegar feedbacks com os candidatos;

reunir-se com os envolvidos no processo de seleção após cada entrevista para avaliar percepções e definir o próximo passo.

3. Mantenha uma boa comunicação com os profissionais

É necessário ter uma comunicação clara com cada candidato desde o primeiro contato. Esclareça que o processo seletivo é online e que, em caso de aprovação, seguirá virtualmente. Deixe-o seguro sobre o andamento da entrevista, exemplificando tudo com transparência. Essa experiência gera um sentimento de segurança no talento, favorecendo a reputação e a avaliação da empresa.

4. Conserve os padrões de contratação

A seleção remota deve seguir os mesmos critérios e padrões de um processo presencial. O único diferencial é que entrevistador e candidato ficam a uma tela de distância no momento de diálogo e das avaliações comportamentais. Portanto, basta manter os critérios de análise.

5. Aplique testes de conhecimento

Os testes online permitem compreender o nível de capacitação técnica do candidato para atender aos requisitos do cargo. Em geral, as avaliações são aplicadas para detectar o grau de domínio de uma língua estrangeira, de raciocínio lógico ou identificar o alinhamento cultural do entrevistado.

6. Avalie o interesse

O comprometimento do candidato é avaliado por meio da pontualidade, da preocupação com o vestuário e da escolha do ambiente para a entrevista. Além disso, observe se ele separou recursos (papel, caneta ou dispositivo móvel) para fazer anotações e evitou distrações durante o processo.

Um bom profissional faz o possível para gerar uma boa primeira impressão. Logo, avalie a linguagem corporal de modo a detectar se está sendo forçada ou natural. Por fim, vale lembrar de que, mesmo com tudo organizado, imprevistos acontecem, por isso seja compreensivo.

7. Monte um roteiro de perguntas

As perguntas são essenciais para analisar a conduta dos candidatos diante de situações do cotidiano empresarial. Confira um exemplo de questionário.

-É melhor agir de forma repentina ou levar o seu tempo e agir corretamente?

-Comente sobre os principais projetos que você elaborou e/ou participou no passado. Eles foram levados adiante?

-Como você se vê daqui a três anos? Gostaria de aprender/dominar algo específico? Como essa vaga o ajudará a atingir esse objetivo?

-Descreva situações em que seu chefe alterou os planos de forma inesperada. Aquilo fez você se sentir bem ou mal?

-Descreva momentos em que você teve de tomar decisões com urgência. Como passou as informações para seus colegas e clientes?

-Quais são os três profissionais mais extraordinários com os quais você já trabalhou e o que os tornou tão notáveis? Acha que os convenceria a ser seus colegas novamente se os contratássemos?

Você aderiu ao plano de carreira das empresas de que fez parte? Como foi a experiência?

8. Colete o feedback do candidato para melhorar as entrevistas

Antes de fazer uma proposta para o candidato selecionado, deixe-o confortável e quebre o gelo da formalidade, sem exagerar. Assim, você aumenta as chances de coletar feedbacks após a interação, descobrindo se:

-tirou todas as dúvidas a respeito da vaga e das políticas da empresa;

-se sentiu bem sendo entrevistado por vídeo-chamada;

-achou o procedimento adequado;

-está tranquilo a respeito do recrutamento online.

Esses fatores contribuem para que, na hora de receber uma proposta, o profissional se sinta à vontade para aceitá-la. Para aumentar as chances de sucesso, ofereça benefícios flexíveis, se possível. Assim, você inicia o processo de contratação que envolve o envio de documentos, a formalização como novo colaborador, a integração e os treinamentos necessários.

Se você aplicar as dicas e recomendações mencionadas, certamente as entrevistas de emprego online da sua empresa serão mais dinâmicas e eficientes. Além disso, recursos de deslocamento não serão necessários, logo há a opção de redirecioná-los a melhorias tecnológicas de modo a deixar o RH estratégico, aprimorando a experiência dos candidatos.

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