Vantagens e desvantagens da energia solar: saiba como avaliar

Está em dúvida sobre os benefícios de se investir em energia solar para a sua casa ? Preparamos este conteúdo para falar das vantagens e desvantagens dessa tecnologia. Confira!

Categoria: Financiamento para Energia Solar

A utilização do sol como uma fonte limpa de energia se mostra um investimento bastante benéfico para a maior parte das pessoas. Ainda assim, é muito importante colocar as vantagens e desvantagens da energia solar na balança antes de tomar qualquer decisão.

No entanto, para fazer isso, primeiro você deve conhecer melhor como essa tecnologia funciona, quais são os tipos de energia solar e, principalmente, quais são os seus principais pontos fortes e pontos negativos, concorda?

Pensando em ajudar nessa tarefa, preparamos um artigo bem completo sobre as vantagens e desvantagens da energia solar para que você possa avaliar e tomar a melhor decisão. Continue a leitura e descubra!

Baixo impacto ambiental

Se você já conhece um pouquinho sobre a energia solar, com certeza sabe que essa modalidade é extremamente limpa e sustentável. Por isso, o baixo impacto ambiental é um dos grandes benefícios desse tipo de sistema — seja em ambientes residenciais, seja em ambientais comerciais.

Na prática, essa tecnologia, como o próprio nome já diz, aproveita o sol, um recurso natural ilimitado, para produzir energia, e não gera nenhum tipo de dano ao planeta, já que se trata de uma fonte sustentável e inesgotável de luz e calor.

Fácil instalação e manutenção

Outro ponto forte da energia solar está na simplicidade do seu processo de instalação, uso e manutenção. Em regra, em poucos dias é possível ter o sistema instalado na sua residência, por exemplo, sem a necessidade de obras, reformas ou grandes adaptações na estrutura do imóvel.

De forma simplificada, um sistema de geração de energia fotovoltaico depende de poucos equipamentos e insumos para ser instalado. Ele é composto basicamente pelos painéis solares — ou pelas telhas fotovoltaicas —, pelo inversor e pela fiação que conecta esses dispositivos.

Por isso, após a avaliação do local e identificação do melhor lugar para a instalação dos painéis, todo o processo é bem simples e rápido, podendo ser concluído até no mesmo dia — a depender do tamanho do projeto, é claro.

No mais, o sistema solar exige pouquíssima manutenção durante sua vida útil. Na realidade, são necessários apenas alguns cuidados básicos, como a limpeza dos painéis solares e o acompanhamento da produção de energia, para avaliar se está de acordo com o esperado.

Vida útil prolongada

Sem dúvida, uma das maiores vantagens da energia solar está na longa vida útil dos equipamentos que fazem parte do sistema. Para se ter uma ideia, os painéis solares apresentam uma durabilidade que ultrapassa os 30 anos. Ou seja, é tempo mais do que suficiente para que todo o investimento feito retorne para o seu bolso em forma de economia.

Essa característica é importante pelo fato de que o sistema funcionará por longos e longos anos sem a necessidade de grandes intervenções, como para a substituição de componentes. Apesar disso, não significa que o sistema fotovoltaico não precise de manutenção. Na verdade, mesmo que sejam simples, existem cuidados indispensáveis.

Alto custo de instalação

Apesar de ter se tornado uma tecnologia muito mais acessível nos últimos anos, sabemos que a energia solar ainda tem um valor bastante alto para a maior parte das pessoas. Aqui, então, temos uma das desvantagens desse modelo de geração de energia.

Assim, mesmo que as vantagens sejam diversas e se trate de uma tecnologia que contribui muito com o planeta e com a sustentabilidade, ela ainda não está dentro da realidade de todas as pessoas. Isso acontece porque, dependendo do tamanho do sistema, ele requer um investimento alto — o que dificulta um pouco a sua aquisição.

No entanto, é preciso considerar o seguinte ponto: a energia solar é capaz de gerar uma economia de até 95% na sua conta de energia. Além disso, o sistema requer pouca manutenção e apresenta uma vida útil extremamente longa, como dito.

Isso significa que o custo-benefício dessa tecnologia ainda é um diferencial importante. No longo prazo, mesmo que o investimento inicial seja elevado, ele acaba retornando para o seu bolso em forma de economia na conta — sem contar que você ainda contribui com o meio ambiente ao utilizar uma energia renovável.

Variações constantes na produção de energia

Outro ponto de desvantagem da energia solar é a variação na produção. Isso acontece pelo simples fato de que ao longo de um dia, mês, semana ou ano, a incidência de luz solar pode variar, fazendo que a geração de energia também oscile.

Ainda assim, é fundamental deixar claro que mesmo em dias nublados o processo de produção de energia funciona, pois ele depende apenas da incidência dos raios ultravioletas.

Realmente, essa é uma questão que pode interferir no aproveitamento do sistema. Então, se você fez um investimento alto para ter acesso a essa tecnologia, é natural que queria ver o sistema funcionando sempre em sua capacidade máxima e gerando mais economia na sua conta de energia, não é mesmo?

Por isso, sabendo que essa oscilação é algo natural — especialmente em algumas regiões do país — e o sistema fotovoltaico já é dimensionado considerando todas essas variações. Isso significa que aqueles períodos de baixa geração serão compensados por aqueles em que o sol brilha forte, como no verão.

Por fim, como foi possível perceber, existem vantagens e desvantagens da energia solar. Por isso, na hora de tomar a decisão sobre a utilização dessa tecnologia em sua casa, por exemplo, é preciso fazer uma análise cruzada de todos os pontos que citamos, buscando chegar a conclusão que mais faça sentido para as suas necessidades e possibilidades.

De qualquer forma, não se pode negar que entre as vantagens e desvantagens da energia solar, os benefícios acabam sendo muito maiores. Prova disso está no crescimento da utilização dessa tecnologia, especialmente em residências. Então, analise com cuidado para tomar a melhor decisão, certo?

Agora, se você está convencido de que a energia solar é um ótimo investimento, mas não sabe como ter acesso a essa tecnologia, nós podemos ajudar você. Entre em contato com a gente hoje mesmo e descubra como!

Atendimento BV

Este site usa cookies e outras tecnologias semelhantes de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade, o que pode acarretar no tratamento de dados pessoais. Ao continuar navegando, você declara estar ciente dessas condições.