Energia solar é limpa? Entenda!

Será mesmo que a energia solar é limpa? Preparamos este artigo para que você não tenha mais essa dúvida. Confira!

Categoria: Parceiro Solar

Categoria: Parceiro Solar

Quando o assunto envolve sustentabilidade, a energia solar é uma das iniciativas mais comuns e adotadas na atualidade. Hoje, a geração de energia a partir do sol já faz parte da realidade de residências, estabelecimentos comerciais e empresas dos mais variados portes. Apesar disso, muitas pessoas não sabem se a energia solar é limpa de verdade.

Diante disso, queremos acabar de vez com essa dúvida. Para tanto, preparamos este artigo a fim de falar um pouco mais sobre a energia solar, um conceito que tem se aproximado ainda mais da vida das pessoas, principalmente em razão das inúmeras vantagens capaz de oferecer.

Então, quer descobrir o que é uma energia limpa e, mais do que isso, se a energia solar também pode ser considerada um tipo? Continue a leitura e confira no artigo!

O que é uma energia limpa, afinal?

Antes de mais nada, é muito importante entender o que queremos dizer ao usar o termo “energia limpa”. Afinal, esse conceito se tornou extremamente comum nos últimos anos, especialmente em razão da grande preocupação da sociedade com as questões ambientais.

Assim, de forma simples, podemos compreender como energia limpa todas aquelas obtidas por meio de fontes que não geram prejuízos ao meio ambiente. Em outras palavras, uma energia limpa é gerada de maneira sustentável, sem agredir a natureza, gerar resíduos, desmatar grandes faixas de terra nem causar qualquer dano ambiental.

Quais são as principais vantagens da energia limpa?

Sem dúvida alguma, o principal benefício da energia limpa está na preservação do meio ambiente. Como você deve saber, grande parte das fontes de energia utilizadas atualmente é nociva à natureza de algum modo.

Por exemplo, o petróleo, empregado na fabricação dos combustíveis dos automóveis, é responsável por ocasionar grave estrago ao planeta, principalmente devido aos gases tóxicos formados pela sua queima, além de ser um recurso não renovável.

No mesmo sentido, a energia hidroelétrica, muito comum no Brasil, também é responsável por graves problemas ambientais. Talvez você não saiba, mas as usinas hidrelétricas, para operarem, necessitam de grandes barragens, o que faz com que extensas áreas de terra tenham de ser inundadas, interferindo em todo o ecossistema local.

Além disso, em determinadas situações, o curso de rios precisa ser alterado, o que também prejudica o meio ambiente e as comunidades próximas.

Por tais motivos, fica claro que a utilização de fontes limpas de energia oferece diversos benefícios à humanidade. Além do que foi dito, é possível destacar as seguintes vantagens:

  • utilização racional dos recursos naturais, garantindo a qualidade de vida das gerações futuras;
  • aproveitamento de recursos renováveis;
  • redução do custo para a produção e utilização da energia;
  • melhora da qualidade de vida, principalmente nas cidades;
  • diminuição dos efeitos do aquecimento global.

A energia solar é uma energia limpa?

Diante de tudo isso que foi falado, você ainda pode estar se perguntando se a energia solar é mesmo uma fonte limpa, não é mesmo? Por isso, respondendo a sua dúvida, afirmamos: a energia solar não só é uma energia limpa, mas é também uma das opções mais sustentáveis à disposição atualmente.

Comprovar isso não é uma tarefa difícil. Basta imaginar o seguinte: em países como o Brasil, em que o sol brilha com intensidade praticamente todos os meses do ano, aproveitar um recurso infinito, disponível em qualquer localidade do território, sem qualquer custo e, o que é ainda melhor, sem agredir o meio ambiente, é um grande diferencial do ponto de vista da sustentabilidade.

A energia solar é tudo isso e mais um pouco. Por essas e outras muitas razões, cada vez mais o mundo tem aderido a esse modelo de energia, deixando de lado fontes tradicionais, que, além de mais caras, são danosas ao planeta e à sociedade em geral.

Quais são os tipos de energia solar existentes?

É grande o esforço de pesquisadores e dos governos em todo o mundo para encontrar soluções para os problemas citados. Nesse sentido, a busca por fontes renováveis de energia é constante, e uma das alternativas encontradas foi a energia solar.

Atualmente, devido às vantagens desse modelo e dos avanços nas tecnologias relacionadas ao seu funcionamento, a energia solar já está presente no cotidiano das pessoas de jeitos diferentes.

Você certamente já ouviu falar do aquecedor solar e da energia solar fotovoltaica, certo? Esses são os principais tipos de uso da energia solar da atualidade. A seguir, explicamos melhor cada um deles. Confira!

Energia térmica

A energia térmica é obtida pela absorção do calor gerado pelo sol. Assim, a partir de painéis solares, parte do calor solar é absorvida e direcionada para o aquecimento da água.

Graças a esse tipo de tecnologia, hoje muitas residências e estabelecimentos comerciais não precisam utilizar energia elétrica para aquecer água — o que não só gera uma economia financeira, mas contribui com o meio ambiente.

Energia fotovoltaica

A energia fotovoltaica, já bastante comum hoje em dia, é produzida a partir da luz solar. Simplificadamente, por meio da placa ou da telha fotovoltaica, é possível captar a luz solar e convertê-la em energia elétrica, que pode ser usada normalmente para a alimentação de aparelhos domésticos ou para uso empresarial.

Por que apostar na energia solar é uma boa ideia?

Se você quer dar a sua contribuição ao planeta e ainda ter aquela economia todos os meses, apostar na energia solar é uma estratégia altamente recomendada. Hoje, graças aos avanços tecnológicos e benefícios desse modelo, já é possível ter acesso aos sistemas de geração de energia de maneira simples, a custos acessíveis e com uma série de facilidades, como linhas de crédito próprias para tal finalidade.

Por isso, a dica é pesquisar bem as opções disponíveis no mercado e escolher uma empresa especializada, capaz de oferecer bons equipamentos e um projeto compatível com a sua necessidade. Além disso, caso necessite de apoio financeiro, pode ir em busca de instituições financeiras que proporcionem linhas de crédito próprias para energia solar, com vantagens e diferenciais para facilitar a aquisição.

Gostou deste conteúdo? Aproveite para divulgá-lo nas suas redes sociais. Esse é um tema que pode interessar a muitas pessoas. Compartilhe!

Atendimento BV

Este site usa cookies e outras tecnologias semelhantes de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade, o que pode acarretar no tratamento de dados pessoais. Ao continuar navegando, você declara estar ciente dessas condições.