Quais são as vantagens e como instalar energia solar em propriedades rurais?

Quer conhecer os melhores motivos e como instalar energia solar em propriedades rurais? Então continue lendo o conteúdo que preparamos.

Categoria: Financiamento para Energia Solar

O agronegócio é um segmento que necessita de uma demanda elétrica considerável para realizar suas atividades de rotina. Nesse sentido, a produção de energia solar em propriedades rurais vem crescendo, bem como o uso de outros recursos renováveis.

Essa variação no perfil de consumo ocorre por causa dos custos altos com a conta de luz, pois consome uma boa parte do orçamento. Como é o caso de alguns maquinários, a exemplo de bombas de irrigação, chocadeiras e ordenhadeiras, que precisam ficar muito tempo ligados.

Felizmente, a eletricidade gerada por meio do sol é mais econômica, além de ser uma válvula de escape importante para o produtor que não quer mais ficar dependente da instabilidade energética convencional (reajustes mensais e quedas de energia).

Pensando nisso, elaboramos este artigo sobre energia solar em propriedades rurais. Nele, você vai conhecer as vantagens desse sistema sustentável e como implementá-lo. Veja.

O que é energia solar?

Nada mais é do que a captação e geração de energia por meio do sol. Isso é possível graças a equipamentos tecnológicos como os painéis solares e aquecedores. Existem duas alternativas que garantem essa produção:

-heliotérmico: o raio solar é transformado em calor a fim de aquecer a água. Para isso, são utilizados painéis espelhados e coletores que concentram a luz recebida em um receptor, que aumenta a temperatura do fluido. Assim, é possível usar a água aquecida para limpar silos, equipamentos, ferramentas e locais diversos;

-fotovoltaico: converte a radiação do sol em eletricidade. Esse processo é feito pelas placas fotovoltaicas que apresentam silício em sua composição — um material semicondutor. Dessa forma, a luz que incide sobre esses receptores movimenta os elétrons que são captados por um campo elétrico a fim de gerar energia para ligar equipamentos e iluminar a propriedade rural.

Aqui, vale reforçar que as duas modalidades podem ser implementadas, mas a alternativa fotovoltaica é mais abrangente e efetiva em relação à heliotérmica.

Por que utilizá-la?

O campo é um dos ambientes mais favoráveis para o aproveitamento desse recurso. Embora seja mais conhecida por garantir energia para aparelhos eletrônicos e aquecimento da água, a fonte energética solar também pode ser utilizada pelos produtores para:

-acionar cercas elétricas e câmeras para monitorar processos produtivos;

-alimentar sistemas de ordenha;

-bombear e resfriar a água;

-conservar grãos;

-irrigar plantações;

-refrigerar produtos e insumos;

-ventilar granjas.

Quais são os impactos?

Por ser uma fonte de energia inesgotável, limpa e sustentável, a energia solar não gera impactos negativos na natureza e não afeta o bem-estar das pessoas, culturas e animais. A única implicação é a estrutura necessária para tornar o sistema viável e autossuficiente, pois necessita de um espaço grande e apropriado.

As placas precisam ficar em um local com forte intensidade solar e longe de poeiras, pois o excesso de resíduos pode comprometer sua eficiência de absorção. Para isso, é recomendado que estejam em um ambiente rico em gramados.

Quais são os seus benefícios?

Vamos aos fatores que podem beneficiar sua propriedade rural.

Reduz a conta de energia

Após o período inicial de investimento em energia solar, é possível reduzir a fatura de luz em até 95%. Em geral, a porcentagem restante vai para a iluminação pública. Porém, mesmo sem zerar a conta de luz, a economia é muito grande.

Nas localidades rurais, as redes de fornecimento convencionais providenciam linhas periféricas para fazendas e sítios, representando um gasto considerável para instalar fios e postes dentro dessas propriedades. Com o sistema fotovoltaico, esse custo fica reduzido, pois é feito diretamente pela empresa fornecedora e não mais pela concessionária da sua região.

Deixa sua fazenda sustentável

Por ser limpa, a energia solar é a melhor escolha para ambientes rurais, pois preserva o ecossistema do entorno e, é claro, usufrui da luz solar mais intensa e incidente desses locais. Além disso, não gera poluição sonora, algo que deixa os animais mais calmos. Assim, você consegue manter uma produção de qualidade sem gastar muito e ainda economiza para fazer novos investimentos.

Garante luz a todo momento

Em geral, nem toda energia produzida é consumida. Nesse caso, ela vai para baterias, ser consumida durante a noite ou em dias muito nublados. Na região rural, é muito importante pensar em um recurso de alta capacidade para armazenar a eletricidade excedente.

Garante irrigações sem despesas

Sim, a irrigação é feita com água e não com luz, mas vale lembrar que a ferramenta automática que executa essa tarefa em horários específicos precisa de energia elétrica. Logo, com o apoio de uma fonte limpa e econômica, você evita desperdícios e não permite que suas plantas fiquem encharcadas.

Oferece linhas de financiamento para produtores rurais

Uma das desvantagens da energia solar é o alto custo inicial, mas que felizmente apresenta queda de preço a cada ano. Em razão da alta procura por um sistema sustentável, várias linhas de financiamento estão disponíveis no mercado a fim de garantir a aquisição dessa tecnologia por meio de parcelamentos. Para consumidores da energia solar rural, as condições de pagamento são ainda melhores, pois funcionam como um incentivo para o setor.

Até aqui, você conheceu as principais vantagens e desvantagens desta solução. No entanto, podemos dizer que os benefícios se sobressaem bastante.

Como implementar a energia solar em propriedades rurais?

A primeira etapa é analisar a sua conta de energia e o modo de consumo da sua propriedade rural. A partir dos dados levantados será possível prever o tamanho da estrutura do seu sistema energético. Para garantir um cálculo mais preciso, levante o gasto médio dos últimos 12 meses.

Depois, escolha uma empresa que tenha experiência em projetos do agronegócio. A qualidade das ferramentas, o suporte técnico e a garantia da instalação também são pontos que devem ser considerados. Dessa forma, você consegue ter um recurso de qualidade para atender suas necessidades.

Tudo isso ficará a cargo da instituição contratada, que mandará uma equipe técnica para fazer o dimensionamento ideal para definir se as placas fotovoltaicas serão instaladas no solo ou no telhado para captar e converter a luz do sol em eletricidade. Sem falar nos serviços de manutenção preventiva, preditiva e corretiva que serão realizados por profissionais capacitados. Todo esse respaldo é fundamental para garantir um processo eficiente e rentável.

Após conhecer as vantagens e como funciona a geração de energia solar em propriedades rurais, você certamente está tentado a fazer esse investimento para reduzir custos, aumentar a produção e garantir sustentabilidade. Nós, do banco BV, podemos ajudar você a atingir esse objetivo com o Financiamento para Energia Solar BV. Nele, você monta seu projeto direto com quem entende do assunto. Basta solicitar um orçamento para começar os planos de otimização.

Visite a nossa página e saiba mais sobre esse recurso para fecharmos uma parceria de sucesso.

Atendimento BV

Este site usa cookies e outras tecnologias semelhantes de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade, o que pode acarretar no tratamento de dados pessoais. Ao continuar navegando, você declara estar ciente dessas condições.