Como organizar uma festa de 15 anos? Veja como planejar!

Quer saber como organizar uma festa de 15 anos? Leia este conteúdo e confira o passo a passo para não esquecer nada!

Categoria: Empréstimo Pessoal

Categoria: Empréstimo Pessoal

O aniversário de debutante marca a chegada à adolescência e a celebração pelos anos que estão por vir. É preciso saber como organizar uma festa de 15 anos para não deixar nenhum detalhe de fora e garantir que esse evento fique na memória de todos.

Para realizar esse sonho, a família da aniversariante tem que se preparar financeiramente e dedicar um tempo para fazer muitas escolhas e negociar com os fornecedores.

Por mais organização que se tenha, nem sempre o dinheiro vai cobrir todos os custos. É por isso que preparamos esse passo a passo de como organizar uma festa de 15 anos e soluções para quando o orçamento se apertar. Confira!

O que é debutante?

A palavra “debutante” origina do francês “debut”, que quer dizer começo. O conceito da festa de debutante é pontuar a entrada da aniversariante na adolescência. Aqui no Brasil, esse marco é mais celebrado aos 15 anos.

Em alguns países da América Latina, essa festa é conhecida como “Quinceañera”, seguindo o mesmo estilo de comemoração. Já nos Estados Unidos e Canadá, a celebração acontece aos 16 anos, no evento conhecido como Sweet Sixteen.

Essas festas são mais comuns para as adolescentes. Para os meninos, há celebrações aos 15 ou 16 anos e também aos 18.

O que é festa de debutante?

A celebração tem início no século XVI, em que famílias nobres na Europa anunciavam suas filhas para a sociedade. Para os costumes da época, era um marco do fim da infância e início da juventude, em que ela poderia ter pretendentes e se vestir como os adultos.

Como funciona uma festa de 15 anos?

A comemoração da debutante se torna especial por causa da cerimônia da festa. Ou seja, não é uma festa comum como as outras. É como um rito de passagem.

Qual a sequência de uma festa de debutante?

Todas as etapas da comemoração de 15 anos acontecem nessa ordem:

   - recepção dos convidados;

   - cerimônia da festa, em que a debutante aparece com um outro vestido, especial para o momento e recebe uma homenagem dos pais, familiares ou amigos, com dizeres, música e presente;

   - ela dança geralmente uma valsa com o pai ou padrasto, outra com irmão ou namorado e um terceiro convidado, que pode ser um conhecido ou alguém famoso que é contratado para isso. A aniversariante dança com um dos convidados e vai assoprando uma vela que cada casal valsante segura. Essa parte marca cada ano de vida dela;

   - festa.

Vale ressaltar que algumas etapas da cerimônia são adaptadas conforme a preferência da debutante. Nem todas chamam os 14 ou 15 casais, que precisam de traje especial para participarem, combinando com o vestido da aniversariante.

Como organizar uma festa de 15 anos? Veja 10 passos!

Para uma festa inesquecível, é preciso se preparar para que nada dê errado. Isso também vale para o planejamento financeiro porque é um evento com muitos serviços. Aliás, o custo de alguns deles pode ficar mais em conta se contratar antecipadamente.

A seguir, você confere os dez passos de como organizar uma festa de 15 anos para você economizar tempo e usar bem o seu dinheiro!

1. Estipule um orçamento

Quem já fez uma festa sabe como é fácil sair do orçamento inicial. Com um aniversário de 15 anos não é diferente. Para você se proteger das tentações das ofertas de produtos e serviços, defina um limite de gastos para o evento.

Esse limite não pode atrapalhar as outras despesas de cada mês. Trabalhe com um valor médio que seja ideal e conte com um extra se for preciso para alguma urgência. Imprevistos podem acontecer, como um fornecedor cancelar de última hora, por exemplo. Para achar alguém disponível, o preço pode ficar mais alto.

2. Faça a lista de convidados

Se você quer entender como organizar uma festa de 15 anos, saiba que um dos passos fundamentais é o de planejamento financeiro! 

Depois do orçamento, você já tem uma ideia da quantidade de convidados que poderá chamar. Liste as pessoas mais importantes que a debutante quer junto com ela no evento.

Considere as pessoas que realmente se importam e que querem celebrar essa data ao lado da aniversariante. Se o orçamento ficar acima do que esperava e precisar cortar convidados, leve em conta essa lista por prioridade de quem não pode faltar.

3. Defina a data e horário

Quem trabalha com eventos sabe que a data e o horário precisam ser definidos com o máximo de antecedência possível. Como organizar uma festa de 15 anos não é diferente, você deve correr para garantir que seja no mesmo dia ou o mais próximo do dia do aniversário.

Para facilitar as decisões e planejamento, o ideal é trabalhar com um ou dois anos de antecedência para reservar o lugar. Evite marcar junto com feriados prolongados porque os convidados podem viajar.

Quanto ao horário, esse tipo de festa não deve atravessar a madrugada por ter um público adolescente. Lembre-se que o dia da semana e o horário da festa podem influenciar os preços.

4. Procure pelo local perfeito

O local ideal para uma festa de 15 anos precisa considerar:

   - facilidade para chegar e estacionar;
   - acessibilidade para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida;
   - se a festa acontece mesmo que chova no dia;
   - se comporta o número de convidados;
   - qual o valor adicional se passar do horário da festa;
   - como é a acústica do local e se tem espaço para fazer a cerimônia e pista de dança.

Além do salão, a festa também pode ser feita em um restaurante ou mesmo em uma casa alugada. Verifique se o espaço oferece outros serviços em conjunto e compare os preços se contratar separadamente. O preço de pagar tudo junto pode ser maior, mas você pode evitar ter dor de cabeça.

5. Determine o cardápio que será servido

O tipo de serviço depende do estilo da festa. Avalie se o jantar vai ser clássico ou se os pratos serão estilo finger food, com porções menores. Existe a possibilidade de servir um menu degustação, ou mesmo o coquetel. O público adolescente tende a aproveitar mais o momento e pode acabar comendo menos do que os adultos.

Já a bebida também precisa ser calculada conforme o tipo de consumo dos convidados. Para os adolescentes, você pode oferecer shots e bebidas sem álcool. Lembre-se que, se fechar uma quantidade de bebidas e o consumo for maior, você paga um valor adicional pelas unidades extras.

6. Escolha a decoração e tema

O tema e a decoração de uma festa de 15 anos são muito mais personalizados atualmente do que as de alguns anos atrás, refletindo mais o estilo da debutante.

Festa a fantasia, tema de filme, estilo musical e decoração vintage podem ser algumas opções. Vale lembrar que a escolha vai influenciar no traje dos convidados e até no cardápio. Uma festa a fantasia, por exemplo, pode combinar melhor com um coquetel do que um jantar clássico.

7. Contrate os serviços

Agora que você já tem uma visão ampla de alguns dos serviços essenciais no evento, é hora de contratar os serviços. É importante que eles estejam alinhados com o porte e o tema da festa!

   - Música: Sem música não tem festa, não é mesmo? Garanta um dj que atenda às preferências musicais da aniversariante, mas também consulte o preço de uma banda. Considere ainda o serviço de som e iluminação caso o espaço não tenha um;

   - Foto e filmagem: Pesquise por equipes de fotografia e filmagem para registrar esse momento. Avalie não só o preço como também a qualidade do serviço. Peça indicação de outras debutantes, se desejar;

   - Doces e bolo: Os docinhos não podem faltar, já que tendem a serem mais consumidos do que o bolo para os parabéns. Defina a variedade e quantidade de cada um, assim como o recheio do bolo;

   - Convidado especial: Considere também um investimento para a pessoa que vai dançar com a aniversariante. Em alguns casos, contratar um ator ou músico famoso para a cerimônia pode ser especial para ela;

   - Equipe: Você também pode chamar um cerimonialista e uma assessoria para organizar o evento;

   - Convite: O envelope e o convite da festa precisam harmonizar com o tema escolhido. Envie os convites cerca de seis meses antes para quem mora em outra cidade ou fora do país. Para quem está na mesma cidade, entregue um mês antes. 

8. Escolha do traje da aniversariante

A depender da festa e da escolha da aniversariante, ela pode ter dois ou mais vestidos. Um para o início do evento, outro para a cerimônia e, se preferir, um terceiro mais confortável para dançar até a festa acabar.

Veja também o sapato ideal, que combine com o vestido, com a personalidade da debutante e que seja confortável.

Na hora de contratar o serviço de cabelo e maquiagem, a aniversariante deve ter uma ideia de quantos vestidos vai usar e o estilo de cada um.

9. Chegou a hora de fazer as lembrancinhas

Existem diversas opções de lembrancinhas no mercado. Pode ou não ter foto e data do evento ou ser mais neutra, apenas combinando com as cores da festa. Se não for algo de comer, o recomendado é que ela tenha alguma utilidade.

10. Faça um checklist para controlar o planejamento

Para planejar uma festa de 15 anos perfeita é preciso ter planejamento e um checklist pode ajudar bastante!

São diversos fornecedores, muitos detalhes para acertar e contar para pagar. Para acompanhar tudo isso e evitar atrasos, faça uma lista de tudo o que precisa ser feito. Use essa mesma sequência de passos que demos acima e atualize sempre.

Por exemplo, você deposita metade do valor com um fornecedor e daqui a um mês, precisa pagar o restante. Marque todas as datas de pagamento e a cada semana que tiver novas decisões e novos gastos, atualize a lista e confira o seu orçamento.

Afinal, quanto custa uma festa de debutante?

O preço pode variar bastante, porque depende da quantidade de convidados, se vai ter toda a cerimônia, como a comida vai ser servida, se vai ter banda, etc.

Uma festa com os serviços básicos de salão, buffet, decoração, fotografia e filmagem, som e iluminação para 100 pessoas custa em torno de R$ 25 mil. Esse valor pode ultrapassar os R$ 100 mil a depender do porte da festa.

Como se organizar financeiramente para fazer uma festa de 15?

O sonho de realizar uma festa de 15 anos não é repentino. Tanto a família quanto a própria aniversariante podem pensar sobre a festa alguns anos antes.

Para se preparar dessa forma, a gente volta para o orçamento. Neste caso, não é o cálculo da festa em si, mas o da família. Saber quanto entra e quanto sai todo mês pode indicar o valor que poderão poupar por alguns meses ou anos antes do evento.

Dicas extra: use o empréstimo pessoal para fazer a festa de 15 anos

Se você seguir todo o passo a passo e faltar dinheiro na hora de algum ajuste na festa, você pode recorrer a um empréstimo pessoal. Afinal, ninguém quer um aniversário de debutante desfalcado porque o fornecedor não recebeu o pagamento, certo?

Antes de correr ao cheque especial ou se atrapalhar com o cartão de crédito, o empréstimo pessoal pode manter suas contas em dia. Ao acompanhar seu orçamento, você consegue saber quanto poderá pagar no empréstimo pessoal por mês.

Quer saber mais detalhes e garantir essa festa de 15 anos? Confira todas as informações e peça sua simulação do Empréstimo Pessoal BV!

“Através do nosso blog você tem acesso às informações atualizadas e relevantes do mercado financeiro. No entanto, as informações aqui apresentadas têm como única intenção o caráter informativo, estando baseadas em dados de conhecimento público, não significando, portanto, quaisquer compromissos por parte do banco BV e não constituem uma obrigação ou um dever para o leitor. O conteúdo disponibilizado é elaborado por terceiros e publicado pelo banco BV. O banco BV e suas empresas coligadas se eximem de qualquer responsabilidade por quaisquer prejuízos, diretos ou indiretos, que venham a decorrer da utilização deste material e de seu conteúdo. Se preferir, ligue para a gente. Dúvidas, sugestões e reclamações sobre produtos e serviços, 24 horas, 7 dias por semana, entre em contato com o Serviço de Atendimento ao Consumidor pelo telefone 0800 772 8028 ou pelo e-mail sac@bv.com.br. Caso queira contatar nossa Ouvidoria, ligue para 0800 707 0083, de 2ª a 6ª feira, das 9h às 18hs, exceto feriados nacionais. Pessoas com deficiência Auditiva e de Fala liguem 0800 771 0755, com atendimento disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana. Se desejar entrar em contato com a Ouvidoria, ligue para 0800 701 8861, disponível de segunda à sexta-feira, das 9h às 18hs, exceto feriados nacionais. Para falar sobre Empréstimos e Financiamentos ligue para nosso Serviço de Atendimento ao Consumidor pelo telefone 0800 770 3335, disponível 24 horas, 7 dias por semana. Cartões: 0800 772 8028 ou para ligações exteriores: 55 11 5541 5000 (sujeita à cobrança).”

Atendimento BV