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Publicado em

30/09/25 09:00

por

Equipe BV Inspira

Confira 4 dicas para economizar no dia do cliente!

Mulher sorridente de longos cabelos ruivos, segurando sacolas de compras coloridas no dia do cliente e falando ao celular.

O dia do cliente é uma data que marca o calendário de muitos consumidores, principalmente aqueles que gostam de fazer compras e, mais do que isso, gostam de economizar e atingir seus objetivos pessoais

Nessa data, as lojas aproveitam para aquecer suas vendas e se aproximar do seu público. Para isso, as estratégias utilizadas são as promoções, as ofertas de produtos com descontos especiais, além do oferecimento de brindes e de diferentes vantagens para quem quiser aproveitar a data. 

Então, se você gosta de fazer compras e, ao mesmo tempo, controlar seus gastos, certamente se interessará em saber qual é o dia do cliente, qual a sua diferença para o dia do consumidor e passar pelas 4 dicas que listamos para aproveitar a data. Confira! 

 

Qual é o dia oficial do cliente? 

Dia 15 de setembro é comemorado o dia do cliente, especialmente dedicado ao comércio e às vendas. Durante essa data, muitas lojas oferecem descontos, cashback e frete promocional, mas é essencial comparar preços e conferir as regras de cada oferta dentro do seu orçamento. Dessa forma, você prioriza as necessidades e aproveita com segurança as oportunidades. 

 

Qual a diferença entre dia do consumidor e dia do cliente? 

O dia do consumidor (15 de março) destaca direitos, educação financeira e boas práticas de mercado — com promoções em vários canais. Já o dia do cliente (15 de setembro) foca no relacionamento e fidelização, oferecendo benefícios para os clientes – como a semana do cliente, por exemplo. 

De maneira resumida, o dia do consumidor oferece proteção e consciência, enquanto o dia do cliente oferece uma relação com o cliente e vantagens comerciais. 

 

Por que comprar no dia do cliente? 

 Comprar é uma experiência bem positiva, mas pagar menos por um produto ou serviço desejado pode ser ainda melhor, certo? Essa é a proposta do dia do cliente! Comprando nessa data, você não só terá acesso a mais produtos e serviços das suas marcas preferidas, mas poderá economizar um bom dinheiro com as promoções. 

Como dito, muitas empresas aproveitam essa data para se aproximar do cliente, oferecendo uma série de benefícios, como: 

  • preços mais atrativos; 
  • descontos progressivos; 
  • melhores condições de pagamento; 
  • cashback
  • brindes e muito mais. 

Ou seja, comprar no dia do cliente é, sem dúvida, uma opção estratégica, especialmente para quem pode aguardar a data e já quer se planejar para fazer suas compras de forma mais vantajosa. 

 

Como economizar nessa data? 

Agora que você já sabe que comprar no dia do cliente pode ser uma excelente opção para economizar, queremos ajudar você a aproveitar essa data. Para isso, a seguir, listamos 4 dicas para economizar. Confira! 

 

1. Aproveitar promoções 

Muitas lojas e e-commerces investem pesado nas promoções no dia do cliente, oferecendo vantagens bastante atrativas. Por isso, aproveitar essas promoções é a dica mais importante para quem deseja economizar. 

Vale lembrar que muitas empresas já antecipam algumas das suas promoções com a “semana do cliente” ou até mesmo o “mês do cliente”, indicando os produtos ou percentuais máximos de desconto, por exemplo. Sabendo disso, você já pode se programar para fazer a sua compra, evitando inclusive que os produtos se esgotem sem que consiga comprar. 

Além disso, se você está com um dinheiro guardado para fazer uma compra específica, aproveitar as promoções do dia do cliente pode salvar uma parte das suas economias. Se não tiver urgência, pode aguardar a data para ver se consegue o item desejado por um preço melhor, por exemplo. 

 

2. Fazer a lista do que vai comprar 

Fazer uma lista dos itens que você pretende comprar também é uma dica importante para quem quer economizar no dia do cliente. Além de facilitar as buscas, essa lista ajuda você a definir prioridades, focando aqueles produtos que julga serem mais importantes. Principalmente se você não está com dinheiro sobrando para comprar todos eles, eleger prioridades pode facilitar as coisas. 

Nesse quesito, vale destacar que muitos sites de compra já permitem que o usuário favorite seus produtos, criando listas personalizadas. Essas listas ainda podem servir para que você compare os preços anteriores, verificando se os descontos estão realmente valendo a pena. 

 

3. Fazer uma pesquisa de preços 

Não é porque é o dia do cliente que você vai deixar de fazer uma pesquisa de preços, não é mesmo? Uma simples busca na internet já pode ajudar você a encontrar preços e condições melhores para a sua compra, mesmo que não seja naquela loja que você havia previsto inicialmente. 

Aqui, outra dica é utilizar sites de comparação de preços, facilmente encontrados na internet. Esses sites reúnem as melhores ofertas e mostram de forma organizada, poupando um bom tempo do usuário — quando as promoções costumam ter prazo determinado e o estoque de produtos se esgotar rapidamente, essa dica pode garantir a compra. 

 

4. Prefira o pagamento à vista 

O pagamento à vista costuma ser uma opção mais vantajosa para quem quer economizar. Essa modalidade de pagamento, normalmente, já garante descontos ao consumidor, e no dia do cliente não é diferente. 

Você pode verificar se existe diferença nos preços em razão do pagamento à vista e, caso o desconto seja maior, optar por ele. Além disso, escolhendo pagar na hora, você evita o endividamento e menos uma despesa no seu orçamento. 

Por isso, a dica é se planejar e juntar dinheiro para aproveitar as promoções do dia do cliente pagando à vista. No entanto, nada impede que você utilize o cartão de crédito ou outra modalidade, o importante mesmo é agir com responsabilidade financeira

 

Por que fazer um planejamento financeiro? 

Sabemos que comprar os itens desejados é muito bom, mas é preciso fazer isso de forma consciente, respeitando o seu orçamento e sem esquecer dos seus objetivos pessoais. 

O ideal é sempre agir com cautela, adotando uma postura de consumo consciente, planejando e controlando os seus gastos, para depois não sofrer com o endividamento, desorganização financeira e os altos juros do cartão, por exemplo. 

Assim, se você deseja aproveitar o dia do cliente de forma mais inteligente, se planeje para ela. Por exemplo, se você tem alguma dívida em aberto, pode tentar fazer a renegociação de dívidas e se reorganizar antes de assumir novos compromissos. 

Além disso, pode começar a economizar desde agora, poupando um dinheiro para gastar no dia do cliente. Você pode economizar com alimentação, transporte, lazer ou com qualquer outra atividade que julgue não ser tão essencial.  

Coloque essas dicas em prática e não se esqueça de planejar suas decisões, levando sempre em conta as suas reais necessidades e possibilidades. 

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