Como funciona o cashback? Fique por dentro desse assunto!

Já pensou que interessante seria fazer uma compra e receber parte do dinheiro de volta? É mais ou menos disso que se trata o cashback. Entenda melhor!

Categoria: Canais Digitais , Cartões , Orientação Financeira

Você pode não saber como funciona o cashback, mas com certeza já ouviu falar sobre o assunto, não é mesmo? Atualmente, essa prática tem crescido e ajudado tanto quem vende quanto quem compra.Mas afinal, o que é cashback?  

Já pensou que interessante seria fazer uma compra e receber parte do seu dinheiro de volta? Bem, essa é a melhor forma de explicar como funciona o cashback! Descontos, promoções ou comemorações em datas especiais: em todos esses momentos, o consumidor acaba sendo premiado pelas empresas com algum tipo de benefício. 

O cashback foi criado como mais uma forma de fidelizar clientes, oferecendo a eles um benefício que, muitas vezes, é melhor do que um simples desconto ou promoção, já que é possível receber parte de seu dinheiro de volta e utilizá-lo da maneira que preferir. 

Para entender melhor o que é cashback, continue a leitura deste conteúdo! 

Como funciona o cashback?

Na prática, como funciona o cashback? Ele tem um funcionamento bastante simples: ao fazer suas compras em determinados estabelecimentos, o consumidor acumula uma porcentagem do valor daquela compra   e, em seguida, pode adquirir parte deste dinheiro de volta. 

Esse benefício costuma vir na forma de dinheiro em sua conta, podendo ser usado como  descontos na fatura do cartão de crédito,  vale-presente, preços especiais para as  próximas compras, entre outras possibilidades. Tudo depende da instituição que está oferecendo o cashback e de quais são os fornecedores que participam do programa.

Interessante, não é? Depois de entender como funciona o cashback, fica difícil não querer aproveitar essa vantagem! 

Em alguns casos, o dinheiro de volta pode ser de 1% a 15%, o que pode ser muito vantajoso, ainda mais em compras mais expressivas , como móveis e eletrodomésticos. Essas porcentagens serão determinadas no contrato oferecido por cada emissor, assim como a forma de recebimento desse cashback.

Saber como funciona o cashback é essencial para que você aproveite ainda mais seu dinheiro.

Cashback, milhas, desconto e recompensas são a mesma coisa?

A confusão entre esses tipos de benefícios é comum, mas saiba que eles são diferentes. Em tradução livre, o significado de cashback é “dinheiro de volta”, ou seja, você receberá parte do que usou para fazer suas compras de volta, em dinheiro ou crédito. 

É diferente dos demais programas, onde você deve gastar certo valor e, quando atingir o que foi determinado pelo plano de recompensas, passa a ganhar pontos para, depois, trocar por benefícios (descontos, produtos ou milhas para viajar).

Como usar o dinheiro do cashback?

Depois de entender como funciona o cashback, o próximo passo é entender como utilizar esse dinheiro. Há uma série de programas oferecidos por diversas empresas no mercado. Antes de tudo, conheça bem as regras de cada programa, lendo o regulamento com atenção. 

No BV, você pode utilizar seu cashback como quiser, seja pagando parte da fatura do seu cartão de crédito ou mesmo do seu financiamento. Se preferir deixar esse valor reservado para algum projeto, por exemplo, também é possível utilizar a função “Guardar Dinheiro” no app, onde seu dinheiro rende mais do que na poupança! 

Se você frequenta lojas ou lugares que oferecem esse benefício, vale a pena verificar qual é a forma de utilização deste cashback. Alguns locais oferecem descontos na fatura, ou em próximas compras, dependendo do plano de vantagens disponível nesses estabelecimentos.  

Outro cuidado que você precisa ter é o mesmo de outros programas de pontuação e fidelidade: o cashback, na maior parte dos planos oferecidos, também expira. Portanto, é preciso ficar de olho nos seus benefícios, saber como funciona o cashback no programa que você aderiu e usá-lo antes de terminar o prazo de validade.

Por fim, é importante conferir se há cobrança de algum tipo de taxa para a utilização dos benefícios do cashback. Se for o caso, verifique o percentual de retorno que você terá do valor investido para saber se vale mesmo a pena participar do programa. 

Quais são as vantagens do cashback?

O principal benefício do cashback é entregue já na própria tradução da palavra: a ideia é receber  parte do dinheiro gasto de volta, como uma forma de reembolso do valor de uma compra. 

É como se você sempre fizesse suas compras em promoção, já que depois poderá usar a pontuação para outros gastos. Ou seja, é uma forma de evolução daqueles programas de benefícios que você já conhece, que geralmente dão pontos aos seus participantes para que possam fazer outras compras mais tarde. 

A diferença é que, com o cashback, em vez de pontos, você ganha dinheiro. Ele é vantajoso tanto para as lojas quanto para os consumidores.  

Aos empresários, oferece diferencial competitivo, aumento da satisfação e fidelização dos clientes. Já para os compradores, é uma excelente dica para economizar, na hora de comprar um novo produto. Afinal, seu investimento terá um retorno ainda maior do que você esperava, certo? 

Entenda como funciona o cashback no programa de sua escolha e fique por dentro da porcentagem ideal para você.

Como ganhar cashback?

Agora que você sabe como funciona o cashback, deu para perceber que ele vem tomando lugar no mercado brasileiro e a tendência é que ofereça cada vez mais benefícios aos clientes, não é mesmo?  

Normalmente, para ter direito ao cashback, você precisa se cadastrar em sites ou participar de programas que ofereçam essa vantagem. Vale a pena pesquisar se as lojas nas quais você adquire seus produtos possui essa opção e como funciona o cashback neste local, qual é a porcentagem de ganho e como você pode utilizar esse dinheiro.  

Além disso, é preciso ter atenção à empresa que está oferecendo o cashback e checar se é confiável. Não forneça seus dados se não tiver certeza de que está fazendo isso com segurança, para não cair em nenhum golpe na internet, ok? 

Não se esqueça de escolher um programa que tenha a credibilidade de uma instituição sólida. Normalmente, esse benefício vem atrelado a carteiras digitais ou cartões de crédito, por isso, é muito importante encontrar empresas confiáveis.

Cartão de crédito com cashback

Você sabia que o BV possui cartões de crédito que devolvem até 1,5% de cashback

 Com apenas R$ 9,99/mês de anuidade, você já conta com esse benefício. Confira como funciona o cashback nos Cartões BV e escolha a opção que mais combina com você:

Cartão BV Mais

Com o BV Mais, você recebe 1% de cashback em todas as suas compras. Além da assistência veicular 24h por dia, com serviços de guincho, chaveiro, reboque e muito mais. 

Cartão BV Único

O BV Único é o nosso cartão de crédito feito de plástico reciclado e com 1,5% de cashback em todas as compras. Além das vantagens de assistência veicular e residencial gratuitas, clientes do cartão também têm 2 acessos grátis em salas VIPs de aeroportos ao ano, bem como outros benefícios exclusivos para viagens.

Quer saber mais sobre nossos cartões de crédito com cashback? Clique aqui e confira todos os benefícios

Agora que você já sabe como aproveitar suas compras e receber parte de seu dinheiro de volta, que tal acompanhar nosso blog? Aqui você fica por dentro de outros assuntos que te orientam sobre sua vida financeira e fazem com que seu dinheiro renda mais!  

Siga também nossas páginas no Facebook, Instagram, Twitter, YouTube, LinkedIn e Spotify.

 Através do nosso blog, você tem acesso às informações atualizadas e relevantes do mercado financeiro. No entanto, as informações aqui apresentadas têm como única intenção o caráter informativo, estando baseadas em dados de conhecimento público, não significando, portanto, quaisquer compromissos por parte do Banco BV e não constituem uma obrigação ou um dever para o leitor. O conteúdo disponibilizado é elaborado por terceiros e publicado pelo Banco BV. O Banco BV e suas empresas coligadas se eximem de qualquer responsabilidade por quaisquer prejuízos, diretos ou indiretos, que venham a decorrer da utilização deste material e de seu conteúdo. Dúvidas, sugestões e reclamações, entre em contato com o Serviço de Atendimento ao Cliente pelo telefone 0800 728 0083 ou pelo e-mail sac@bv.com.br. Deficientes Auditivos e de Fala: 0800 701 8661. Se desejar entrar em contato com a Ouvidoria, ligue para 0800 707 0083 (Deficientes Auditivos e de Fala: 0800 701 8661).

Atendimento BV