Cashback: como funciona, é bom, vale a pena?

Já pensou que interessante seria fazer uma compra e receber parte do dinheiro de volta? É mais ou menos disso que se trata o cashback. Entenda melhor!

Categoria: Cartões

Categoria: Cartões

Descontos, promoções, comemorações em datas especiais: em todos esses momentos, o consumidor acaba sendo premiado pelas empresas com algum tipo de benefício. Mas a forma de consumir muda a cada momento, em especial, após a aceleração do processo de vendas pela internet. Com isso, uma nova maneira de satisfazer o cliente foi criada: o cashback.

Você já deve ter ouvido falar ou lido essa palavra em algum lugar, não é mesmo? Na tradução literal, estamos falando de "dinheiro de volta".

Essa é mais uma forma encontrada para ajudar a fidelizar os clientes, levando a eles um benefício, muitas vezes, melhor do que um desconto, pois poderá ser usado em outras situações. Essa prática cresce mais a cada dia, e você pode aproveitá-la ao usar o seu cartão, por exemplo.

Quer entender melhor o seu funcionamento? Continue a leitura desse conteúdo!

Como o cashback funciona?

O cashback tem o funcionamento bastante simples e muito atrativo para os consumidores. Ao fazer as suas compras, você acumula um saldo e, em seguida, poderá ter uma parte do dinheiro de volta.

Esse benefício pode vir na forma de descontos na fatura do cartão de crédito, de vale-compras, de preços especiais na compra de outras mercadorias em lojas e redes parceiras e muitos outros. Tudo depende da instituição que está oferecendo o cashback e de quais são os fornecedores que participam do programa. Interessante, não é?

Em alguns casos, o dinheiro de volta pode ser de 1% a 15%, o que pode ser muito vantajoso, ainda mais, nas compras mais caras. Os valores terão o uso determinado no contrato oferecido por cada emissor.

Foi na década de 1990 que os Estados Unidos começaram a oferecer esse tipo de programa — hoje, dificilmente encontramos uma emissora de cartão naquele país que não ofereça o cashback aos seus clientes, como forma de incentivar esse tipo de pagamento com mais frequência. Não é à toa que essa modalidade de benefício está se popularizando cada vez mais em nosso país.

Diferença entre cashback e programas de milhas ou recompensas

A confusão entre esses tipos de benefícios é comum, mas saiba que eles são diferentes. No cashback, você receberá parte do que usou para fazer suas compras de volta, em dinheiro. Nos demais programas, você deverá gastar certo valor e, quando atingir o que foi determinado pelo plano de recompensas, passa a ganhar pontos para, depois, trocar por benefícios (descontos, produtos ou milhas para viajar).

Quais são os cuidados necessários para usar o cashback?

Há uma série de programas de cashback oferecidos por diversas empresas no mercado. Primeiro, conheça bem as regras de cada programa, lendo o regulamento com atenção. Vale a pena verificar qual será o desconto na fatura, nas compras e os outros benefícios oferecidos pelo plano escolhido para entender o que vale mais a pena para o seu uso.

Outro cuidado que você precisa ter é o mesmo dos programas de pontuação e fidelidade: o cashback, na maior parte dos planos oferecidos, também expira. Portanto, é preciso ficar de olho nos seus benefícios para usá-los antes de terminar o prazo de validade.

Além disso, é preciso ter atenção à empresa que está oferecendo o cashback e checar se é confiável. Não forneça seus dados se não tiver certeza de que está fazendo isso com segurança, para não cair em nenhum golpe na internet, ok?

Por fim, é importante conferir se há cobrança de algum tipo de taxa para a utilização dos benefícios do cashback. Se for o caso, verifique se vale a pena participar do programa, pois isso depende do percentual de retorno que você terá do valor investido.

Quais são as vantagens do cashback?

O principal benefício do cashback é entregue já no nome do programa: ter parte do dinheiro gasto de volta. Ele funciona como uma forma de reembolso do valor de uma despesa.

É como se você sempre fizesse suas compras em promoção, já que depois poderá usar a pontuação para outros gastos. Assim, é uma forma de evolução daqueles programas de benefícios que você já conhece, que geralmente dão pontos aos seus participantes para que possam fazer outras compras mais tarde.

A diferença é que, com o cashback, em vez de pontos, você ganha dinheiro. Ele é vantajoso tanto para as lojas quanto para os consumidores. Aos empresários, oferece diferencial competitivo, aumento da satisfação e fidelização dos clientes.

Já para os compradores, é uma excelente dica para economizar, além de garantir mais confiança na hora de escolher onde e o que vai comprar. Afinal, seu investimento terá um retorno ainda maior do que esperava, certo?

Deu para perceber que o cashback vem tomando seu lugar no mercado brasileiro e a tendência é que ofereça cada vez mais benefícios aos clientes, não é mesmo? Só não se esqueça de escolher um programa que tenha a credibilidade de uma instituição sólida.

Gostou de entender melhor como ele funciona? Siga nossas páginas no Facebook, Instagram, Twitter, YouTube, LinkedIn e Spotify, e fique por dentro de outros assuntos que vão ajudar você a usar melhor seu dinheiro e fazer com que ele renda mais!

Atendimento BV

Este site usa cookies e outras tecnologias semelhantes de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade, o que pode acarretar no tratamento de dados pessoais. Ao continuar navegando, você declara estar ciente dessas condições.