Vai viajar para fora do país? Veja como aproveitar melhor o seu cartão

Ao fazer uma viagem internacional, muitas vezes, usamos o cartão de crédito para comprar. Entenda como tornar esse instrumento um aliado seguro e funcional!

Categoria: Cartões

Categoria: Cartões

Para aproveitar bem e com tranquilidade suas viagens ao exterior, seja de férias ou a trabalho, é preciso organização e planejamento. Isso inclui ter em mãos um cartão de crédito internacional e conhecer previamente os serviços oferecidos por ele. O BV oferece alguns cartões que podem ser utilizados fora do país, como o Cartão BV Internacional, Gold e Platinum.

O cartão é um meio de pagamento funcional e seguro que, mais do que viabilizar suas compras no exterior, oferece vantagens que facilitam sua rotina durante todo o período que estiver fora. Confira dicas para você aproveitar melhor o seu:

Antes de viajar, calcule o quanto poderá usar

Um bom caminho para não “se perder” nas compras com o cartão enquanto estiver no exterior é estimar antes o valor que poderá gastar. Veja o que você deve saber para fazer esta conta:

- Independente do país que você estiver, suas compras serão convertidas em dólares e, depois, em reais. A cotação usada para chegar a este valor é a cotação do dólar PTAX do dia anterior + spread* de 4%.

*O spread é a diferença entre a taxa de câmbio da operação e a do mercado interbancário, é uma forma da instituição cobrir os seus diversos custos nessas transações. A PTAX é uma taxa de câmbio utilizada como referência para a cotação do dólar, calculada pelo Banco Central do Brasil diariamente, com base na média das taxas de compra e venda praticadas pelos bancos brasileiros.

- Sobre cada compra feita no exterior, você irá pagar também a alíquota de IOF (Imposto sobre Operações de Crédito, Câmbio e Seguro).

- Além de compras, você pode fazer retiradas em espécie (saques) em agências bancárias ou caixas eletrônicos no exterior. Estas operações também são tarifadas, clique aqui para conferir.

Essas informações contribuem para sua organização antes, durante e depois da viagem. Isso porque, além de projetar um valor médio exclusivo para a viagem, você também conseguirá saber o quanto está usando do limite e, ainda, terá mais facilidade de conferir a fatura quando ela chegar.

Benefícios que tornam sua viagem ainda melhor

Perda ou roubo do cartão no exterior: ao comunicar o ocorrido para a Central de Atendimento do Cartão BV, você recebe um novo plástico rapidamente, além de contar com uma quantia em dinheiro para emergências. Antes de viajar, anote o número do atendimento telefônico e leve com você num lugar de fácil acesso.

Aviso viagem: antes de embarcar, você deve informar a Central de Atendimento do Cartão BV sobre sua viagem e destino. Assim, as compras não serão consideradas “sob suspeita”. Lembrando que essas centrais ficam à sua disposição para tudo o que você precisar referente ao uso do cartão, inclusive para localizar caixas eletrônicos e agências bancárias no mundo todo.

Lembre-se que, ao usar seu cartão, no Brasil ou no exterior, você também acumula pontos que podem ser trocados por milhas aéreas e outros produtos.

Use seu cartão de crédito de forma consciente. Para maior controle de suas despesas, concentre seus gastos em um único cartão. Lembre-se de que o limite do cartão não faz parte de sua renda mensal. Prefira pagar o valor total de sua fatura e não acumule despesas para o próximo mês. Informe-se sobre as taxas, tarifas e condições do contrato do seu cartão no site BV.

Atendimento BV

Este site usa cookies e outras tecnologias semelhantes de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade, o que pode acarretar no tratamento de dados pessoais. Ao continuar navegando, você declara estar ciente dessas condições.