Sustentabilidade empresarial: descubra o que é e a importância

A sustentabilidade empresarial é hoje um dos conceitos mais valorizados no mercado. Entenda o porquê.

Categoria: Sustentabilidade

Categoria: Sustentabilidade

Os temas relacionados à preservação do meio ambiente estão em mais evidência no meio corporativo. A urgência em preservar recursos ambientais e o aumento da consciência da sociedade sobre o impacto de nossas ações aumentam a pressão para que existam cada vez mais ações ligadas à sustentabilidade empresarial.

O processo de adaptação a essa nova realidade é um grande desafio, que vem acompanhado de várias vantagens para as empresas. Um bom exemplo é o Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE), que permite aos investidores avaliarem como as empresas adotam o desenvolvimento sustentável.

Isso mostra que o mercado também valoriza as práticas ligadas à preservação do meio ambiente. Neste post, vamos mostrar mais detalhes sobre as vantagens da sustentabilidade empresarial e como um profissional pode ressaltá-las na área de vendas. Mas, antes, vamos começar pelo básico e esclarecer o que é de fato sustentabilidade empresarial.

O que é sustentabilidade empresarial?

A sustentabilidade empresarial é uma postura favorável das empresas frente à adoção de práticas que contribuem para o desenvolvimento sustentável da sociedade. É um compromisso com a integração das dimensões sociais, econômicas e ambientais de uma empresa para a aplicação de iniciativas éticas em relação à preservação de recursos naturais e minerais, em ambientes urbanos e rurais.

A relação entre empresas e poder público é um ponto central na sustentabilidade empresarial, pois elas precisam basear suas práticas em políticas que respeitem os recursos naturais e aos direitos humanos. É o caso, por exemplo, dos Princípios Orientadores das Nações Unidas sobre Empresas e Direitos Humanos, documento que também trata da importância de práticas sustentáveis no meio corporativo.

Quanto às ações adotadas para a execução da sustentabilidade empresarial, destaca-se a geração de energia solar, que envolve benefícios como o baixo custo de manutenção e a longevidade do sistema. Se quiser saber mais sobre as vantagens da sustentabilidade para as empresas, acompanhe o próximo tópico.

Quais são as vantagens da sustentabilidade empresarial?

Confira, a seguir, as vantagens que as empresas adquirem ao investirem em tecnologias e posturas favoráveis ao desenvolvimento sustentável.

Reforço no valor da marca

Em um mercado competitivo, onde é preciso gerar o máximo de identificação com o público, iniciativas "verdes" criam um grande diferencial competitivo. Os consumidores estão cada vez mais engajados em adquirir produtos e serviços de empresas que se preocupam com questões de forte impacto social, como é o caso da sustentabilidade.

Para que essa estratégia seja bem-sucedida, o cliente precisa se sentir incentivado a "fazer parte" da causa que a empresa abraçou. Dessa forma, adquirir o seu produto passa a ir além de uma relação mercadológica e se transforma em um compromisso para melhorar a sociedade.

O reforço no valor da marca acontece não apenas perante os consumidores, mas também em relação a investidores, fornecedores e concorrentes. Por isso, investir na sustentabilidade empresarial também pode ser uma estratégia para se tornar uma autoridade no segmento.

Redução de custos e desperdícios

Práticas sustentáveis desempenham um impacto direto nas contas da empresa e ajudam a evitar o desperdício de recursos. Sistemas de reutilização de água, de aquecimento e resfriamento geotérmico são alguns exemplos de tecnologia que ajudam a diminuir a conta de água e energia.

Empresas que instalam painéis solares fotovoltaicos também percebem uma redução significativa nos custos. Por se utilizarem de uma energia limpa, gratuita, renovável e abundante no Brasil (a luz do sol), elas passam por uma queda no valor da conta de energia e podem realocar o dinheiro economizado para setores que precisam de mais investimento.

Engajamento e conscientização dos colaboradores

Profissionais querem ter seus nomes associados a empresas de renome no mercado, que sejam capazes de colocá-los em propósitos de vida que vão além do ambiente de trabalho. Essa é uma característica presente, principalmente, nas gerações mais jovens. Portanto, empresas que abraçam a sustentabilidade também engajam os seus colaboradores.

Como apresentar as vantagens na venda de energia solar?

A sustentabilidade tem o potencial de ser um reforço para a competitividade de uma empresa no mercado, como vimos no tópico acima. Contudo, vendedores na área de sistemas voltaicos precisam trabalhar suas habilidades e conhecimentos para que as vantagens da sustentabilidade empresarial venham à tona perante os clientes.

Se você já atua ou pretende atuar no ramo de energia solar, já deve saber que as habilidades de negociação compõem uma parte crucial do sucesso na área de vendas. Por isso, separamos aqui algumas estratégias que ajudam você a entender e apresentar as vantagens da sustentabilidade empresarial.

Conheça bem o perfil do cliente

No mercado de energia solar, representantes de vendas precisam conhecer o perfil do cliente para entrar em negociações com potenciais consumidores, pessoas que realmente estão interessadas no que eles têm a oferecer. Isso vai trazer informações valiosas sobre a linguagem, as perguntas e a postura que se deve ter na abordagem de vendas.

Domine as vantagens da sustentabilidade empresarial

Além de conhecer bem o perfil do cliente, é preciso estudar as vantagens do próprio produto oferecido, pois esse domínio pode ser a garantia de uma negociação perfeita. A energia solar pode parecer um assunto bastante complexo para iniciantes, e um vendedor inteirado no assunto consegue transmitir confiança, credibilidade e segurança na sua fala.

Aprenda a lidar com as objeções do cliente

Objeções são uma parte essencial de qualquer processo de vendas. É importante entender que elas não significam necessariamente o fim de uma negociação, e sim obstáculos a seres vencidos pelos representantes. Se os clientes apresentam objeções sobre o que você está vendendo, é sinal de que eles têm interesse e, por isso, querem sanar incertezas e dúvidas.

Ao adotar as práticas de sustentabilidade empresarial, os gestores conseguem perceber um aumento dos lucros, pois marcas bem avaliadas em questões ambientais ganham a atenção do público e superam seus concorrentes diretos. É preciso que os vendedores do segmento trabalhem as estratégias para trazer essas vantagens nas negociações.

Gostou do conteúdo? Aproveite para nos seguir nas redes sociais e comece a receber nossas dicas e novidades exclusivas sobre o mercado de energia solar. Estamos no Facebook, no Instagram, no YouTube e no Spotify.

Atendimento BV

Este site usa cookies e outras tecnologias semelhantes de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade, o que pode acarretar no tratamento de dados pessoais. Ao continuar navegando, você declara estar ciente dessas condições.