Energia solar para empresas: vale a pena?

Você sabia que a energia solar para empresas pode reduzir a conta de luz em até 95%? Entenda melhor sobre isso a seguir!

Categoria: Financiamento para Energia Solar

Um dos principais desafios na vida de todo empreendedor é reduzir custos sem perder qualidade no serviço nem dispensar mão de obra. Afinal, os efeitos colaterais dessas alternativas são negativos demais. No entanto, é possível cortar gastos de outras formas, como com a energia solar para empresas.

Atualmente, o Brasil vem crescendo na produção e consumo de energia solar. Nos últimos dois anos, vimos um aumento de 5x na área. E é fácil entender o porquê disso, quando vemos que a energia solar consegue diminuir as despesas com a conta de luz em até 95%!

Se você achava que investir em painéis fotovoltaicos era algo apenas para residências, pode pensar diferente. Quer saber como a energia solar em empresas pode ser justamente o que o seu negócio precisa? Então siga a leitura do artigo abaixo!

Como funciona a utilização de energia solar em empresas?

O funcionamento da energia solar é uma das principais dúvidas que as pessoas têm sobre o assunto. Afinal, basta instalar os painéis e pronto? E durante a noite, como o sistema funciona?

A energia solar para empresas começa com a instalação das placas fotovoltaicas no imóvel do negócio. A quantidade de placas, seu posicionamento e outros detalhes dependerão do tamanho da propriedade e da sua demanda.

Depois do sistema implementado, as placas começam a gerar energia elétrica. No entanto, essa energia precisa ser convertida por um equipamento chamado inversor fotovoltaico.

Assim, a energia deve ser consumida ou enviada para outro lugar, onde há a capacidade de armazená-la. Por isso, os sistemas de energia solar em empresas ou residências são conectados à rede de distribuição de energia da cidade (um sistema chamado on-grid).

Com isso, toda a energia é empregada pelos seus equipamentos e o que sobrar vai para a rede de distribuição da cidade. Durante a noite, como os painéis não funcionam, você segue usando a energia da rede normalmente.

No fim do mês, a distribuidora contabiliza quanto de eletricidade você enviou para a rede dela e transforma esse excedente em créditos, que são abatidos da quantidade de energia consumida durante a noite ou em outros períodos. Se sobrar, eles acumulam para serem usufruídos depois (com validade de até 5 anos).

Dependendo da capacidade instalada, você pode passar meses sem precisar pagar nada para a distribuidora de energia elétrica. No entanto, isso não significa que a sua conta de luz virá zerada. Na verdade, você deverá pagar uma taxa mínima de luz, que é cobrada porque sua empresa está conectada ao sistema da distribuidora.

Essa taxa varia conforme o padrão elétrico da sua empresa, que pode ser monofásico, bifásico ou trifásico (é só olhar na sua conta de luz para descobrir). O valor cobrado ainda está ligado ao grupo em que a sua empresa se encaixa, segundo a resolução da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

Qual é o custo para instalá-la?

O custo de instalação da energia solar em empresas muda de acordo com o tamanho do projeto. Afinal, quanto mais energia o sistema tiver de produzir, maior será a demanda por painéis fotovoltaicos e outros equipamentos.

Para saber o valor exato, é importante falar com um fornecedor e solicitar um orçamento. Mesmo que o preço seja um pouco alto, é possível contratar um financiamento para energia solar. Normalmente, o payback (tempo que leva para a economia do sistema pagar o investimento feito) gira ao redor de 4 a 5 anos.

Quais são os benefícios do uso de energia solar?

Se você não está convencido de investir nesse tipo de sistema, talvez conhecer os benefícios da energia solar ajude a olhar de maneira mais positiva para a tecnologia. Portanto, veja a seguir algumas das vantagens de contar com a energia solar em empresas!

Redução de custos

O principal benefício da instalação de energia solar para empresas é a redução de custos na conta de luz. Afinal, uma empresa que tenha um maquinário pesado pode gastar alguns milhares de reais com essa conta.

No entanto, com a instalação de um sistema de energia solar capaz de dar conta de toda a sua demanda, esse valor cairia para a taxa mínima apenas. É claro que nem todas as empresas podem implementar algo assim por causa das limitações do seu espaço, mas mesmo um sistema menor já gera uma economia considerável.

Produção sustentável

O uso de energia solar na empresa permite que a sua linha de produção se torne mais sustentável, ajudando a preservar o meio ambiente ao reduzir a emissão de carbono do seu negócio. Isso é importante, pois as empresas são responsáveis pela maior parte do dano ambiental cometido todos os anos.

Marketing positivo

Toda empresa precisa de boa publicidade, e a energia solar pode contribuir muito com isso. A instalação de um sistema do tipo e a adoção de práticas sustentáveis fazem com que o público consumidor enxergue o negócio mais positivamente. Basta ver que 9 em cada 10 brasileiros preferem comprar de empresas sustentáveis.

Valorização do imóvel

Por fim, vale mencionar que a implantação de um sistema solar costuma valorizar um prédio em 10%. Caso a empresa seja dona do imóvel, poderá coletar esse ganho de valorização se um dia vendê-lo. Isso é interessante porque imóveis comerciais tendem a ter um preço alto, o que faz com que o ganho seja significativo.

Como escolher um bom fornecedor para fazer a instalação?

Agora que você já viu todas as vantagens de investir em energia solar em empresas, provavelmente está pensando em montar um projeto desses para o seu negócio, certo?

Se for o caso, saiba que você precisará de um bom fornecedor para fazer a instalação do jeito certo. Afinal, é necessário que o sistema seja bem montado para usufruir ao máximo dele, já que o posicionamento dos painéis (inclusive seu ângulo em relação ao Sol) consegue influenciar a sua capacidade produtiva.

Para fazer isso, é importante procurar uma empresa especializada no assunto que tenha o hábito de trabalhar com outros negócios. Faça uma busca na Internet e leia a opinião de clientes que contrataram os serviços para saber quem tem uma reputação melhor.

Em seguida, peça um orçamento para todos os fornecedores disponíveis. Isso é importante não só para comparar o preço, mas também para ver qual o tempo médio de instalação do sistema.

No entanto, para poder contar com um sistema de energia solar para empresas é necessário ter o dinheiro para pagar todos os equipamentos e a instalação de tudo. No caso de uma empresa, é preciso de um investimento um pouco maior do que o de sistemas residenciais. Uma boa ideia para isso é contar com o Financiamento para Energia Solar BV. Essa linha de crédito fornece condições exclusivas para projetos do tipo, incluindo a possibilidade de financiar até 100% do projeto, 90 dias para pagar a primeira parcela e valores mensais fixos para facilitar o planejamento.

Ficou interessado em contar com o Financiamento para Energia Solar BV? Então entre em contato com a gente agora mesmo e saiba como podemos ajudar a sua empresa e gerar energia limpa, renovável e barata!

Atendimento BV

Este site usa cookies e outras tecnologias semelhantes de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade, o que pode acarretar no tratamento de dados pessoais. Ao continuar navegando, você declara estar ciente dessas condições.