People first: veja o que é e como aplicar isso na sua empresa!

People first se refere à priorização das pessoas em âmbito organizacional e deve ser aplicado para favorecer o desenvolvimento dos colaboradores.

Categoria: Parceiro Consignado

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Todo o quadro gerencial da empresa, desde o CEO até líderes interdepartamentais, deve focar em people first, pois essa postura impacta positivamente as experiências no ambiente de trabalho e está intimamente ligada à eficiência global da empresa.

Uma cultura que prioriza as pessoas eleva a confiança, a satisfação e o envolvimento dos colaboradores, e pessoas mais felizes são mais dedicadas e criam uma sensação de pertencimento com o todo, o que melhora índices como a produtividade e reduz métricas negativas, como o turnover.

Neste artigo, explicamos um pouco mais sobre people first, sua importância e como aplicar na empresa.

Quais são as vantagens de adotar uma postura people first?

As empresas com uma cultura people first são ótimos lugares para trabalhar. Além disso, ao adotar essa abordagem, os negócios contemplam mais eficiência e produtividade, experimentam menos erros em processos e a redução significativa do absenteísmo e do turnover — tudo isso reduz os custos da operação.

Com equipes mais motivadas, os clientes também são impactados. Os altos níveis de satisfação do público interno tendem a melhorar a relação com o externo, o que automaticamente reduz a quantidade de tickets de atendimento e suporte, principalmente porque clientes good fit estão mais aptos ao consumo sem qualquer tipo de objeção.

Pessoas engajadas e satisfeitas têm mais chances de recomendar uma marca aos familiares, amigos e a outras pessoas do seu círculo social — fator vital para atrair talentos e clientes, bem como para retê-los e fidelizá-los.

Como aplicar na empresa?

Veja a seguir quais ações viabilizam a aplicação da metodologia people first em âmbito organizacional.

Alinhe a estratégia com a equipe

A abordagem people first deve integrar o seu planejamento estratégico empresarial. Todos que integram o quadro da empresa devem estar cientes da priorização de pessoas na cultura corporativa.

Inicialmente, estabeleça uma política de convivência que apoie essa abordagem. Documente as informações e cuide para que elas estejam alinhadas a expectativas, valores e objetivos da organização.

Reduza camadas de gerenciamento

A hierarquização dificulta o fluxo de trabalho, desgasta os colaboradores e compromete o engajamento das equipes de trabalho, uma vez que as pessoas precisam transpor várias camadas de gerenciamento para serem ouvidas e para que as suas ideias sejam implementadas.

Adote uma escuta ativa

É preciso saber ouvir e implementar os melhores feedbacks em uma estratégia people first. Por isso, é essencial disseminar a importância da escuta ativa entre os níveis gerenciais e as demais equipes da empresa.

Depois de discutir resultados, todos devem se envolver no projeto ou na proposição de soluções que se alinhem às expectativas e aos objetivos do negócio. A ampla participação das pessoas favorece uma cultura inovadora e a implementação de mudanças significativas para a melhoria contínua dos resultados.

Reconheça os colaboradores

O reconhecimento dos colaboradores é sempre positivo para o engajamento e a satisfação no trabalho. As pessoas precisam saber que seu tempo, energia e esforços são notados não apenas por seus gestores, mas também por toda a equipe, departamento e organização. Uma opção para colocar em prática é por meio da concessão de benefícios.

Incentive o diálogo aberto e sincero

Ao promover um diálogo transparente e aberto entre todos, as pessoas compreendem melhor as suas potencialidades e as áreas em que é possível implementar melhorias individuais para aumentar a eficiência global da empresa.

Alinhe as equipes ao sucesso da empresa

As pessoas devem saber exatamente o que a empresa espera delas — quanto mais clareza houver acerca do desempenho de um colaborador e da forma como essa performance se alinha aos objetivos do negócio, mais engajado o profissional estará para superar essas expectativas.

Além disso, quando os colaboradores têm a liberdade de criar as suas próprias metas, eles têm mais probabilidade de alcançar objetivos ambiciosos, concluídos após objetivos iniciais mais realistas e determinados em um consenso entre todos da empresa.

Forneça feedback honesto e em tempo real

Não basta saber ouvir o que os colaboradores têm a dizer: em uma abordagem people first, é preciso fornecer feedbacks. Isso permite que os líderes atuem ativamente no desenvolvimento de habilidades e competências de seus liderados e incentivem o seu desenvolvimento tanto pessoal quanto profissional.

Lidere pelo exemplo

Se os líderes e os gerentes de uma organização não demonstrarem como incorporar uma cultura que valoriza as pessoas em primeiro plano, não serão as equipes de trabalho os primeiros comprometidos com a aplicação dessa abordagem.

Por isso, a liderança pelo exemplo é um requisito mínimo que deve ser adotado por todos para mitigar qualquer forma de objeção quanto à elevação da importância do RH nos processos do negócio.

Simplifique e minimize as políticas de trabalho

A simplificação dos processos favorece o fluxo de trabalho, a convivência entre as pessoas e a forma como os colaboradores enxergam a sua rotina de trabalho. Processos massivos prejudicam a motivação, pois as pessoas tendem a criar mais dificuldades quando acreditam que não terão capacidade de resolvê-los de forma rápida e efetiva.

Crie uma estratégia de endomarketing

O marketing interno, ou endomarketing, e o endobranding são formas de demonstrar o quanto a sua empresa valoriza as pessoas no ambiente laboral. Para alinhar as competências e as habilidades dos colaboradores às expectativas de performance de cada cargo, é preciso criar uma employee persona que reúna todas as características de um colaborador ideal.

Assim, a empresa direciona os seus esforços de recrutamento e seleção e contrata apenas pessoas com o fit para a cultura da empresa. Defina as competências comportamentais que ajudam o seu negócio a ter sucesso em sua empreitada people first e torne-as parte central dos processos de integração, desenvolvimento de carreira e gestão de desempenho dos colaboradores.

Resolva conflitos de forma rápida e com empatia

A rápida identificação e discussão de conflitos inibe a probabilidade dos problemas crescerem e se multiplicarem pelo ambiente de trabalho e entre as pessoas envolvidas. Por isso, incentive a discussão no início do atrito de forma objetiva e com foco rápido para a sua resolução.

Forneça oportunidades de desenvolvimento

O desenvolvimento de uma força de trabalho acontece de várias formas, mas principalmente por meio de treinamentos. A disponibilização de cursos deve ser parte efetiva de um plano de carreira oferecido pela empresa, e os passos para o crescimento profissional do colaborador precisam ser discutidos individualmente, pensado em relação às suas potencialidades, necessidades e expectativas.

Experiência do cliente, envolvimento dos colaboradores nos processos, implementação de uma cultura inovadora e liderança são fatores extremamente importantes na construção de uma marca. A cultura people first é uma combinação de todos esses requisitos e influencia diretamente os seus resultados de negócio.

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