Limpeza de placas solares: você sabe qual é o passo a passo? Veja!

Limpar as placas solares é um processo essencial para que o funcionamento siga de forma plena sem deixar a segurança de lado em nenhum momento.

Categoria: Financiamento para Energia Solar

Conhecer o processo de limpeza de placas solares é fundamental para garantir a incidência de luz. Dessa forma, como esse tipo de recurso está cada vez mais presente em soluções estratégicas atuais, conhecer o processo de forma detalhada se mostra um adicional positivo na hora de apresentá-lo aos seus clientes.

Com informações precisas, é possível identificar o que causa danos ao funcionamento dos painéis e criar um sistema de segurança que deve ser respeitado. Como resultado, fica muito mais simples aproveitar as funcionalidades da energia solar residencial ou corporativa com foco em esclarecer dúvidas.

Quer saber mais? Vamos mostrar o passo a passo para a limpeza de placas solares e outras dicas importantes. Acompanhe!

Qual a importância de fazer a limpeza correta das placas solares?

As placas solares ficam expostas a uma série de fatores ambientais que podem prejudicar a incidência da luz solar no painel. Entre os principais exemplos estão poeira, poluição, folhas e outros resíduos. O mais importante é ter conhecimento de que mesmo que uma camada que parece insignificante de poluição já interfere na absorção da radiação de diferentes tipos de energia solar.

Como resultado, em diferentes proporções, acontece a perda de energia pela placa solar. A longo prazo, conforme mais resquícios se depositam, o sistema deixa de ser econômico de acordo com seu objetivo. Quando as placas solares estão em grandes cidades, então, é possível que fiquem sujas em até menos de um ano.

Claro que tudo depende de vários fatores, porém, esses resíduos impedem que as células fotovoltaicas recebam a luz do sol de maneira correta nos painéis solares. Ou seja, quanto mais sujas estiverem as placas, menos energia será produzida. A boa notícia, em uma situação como essa, é que esse é um dos problemas mais fáceis de corrigir.

Qual é o passo a passo para uma boa limpeza de placas solares?

O fator segurança deve ser primordial na limpeza de placas solares. Antes de qualquer coisa, o recomendado é usar o equipamento adequado e orientar que pessoas que não tenham treinamento no assunto não subam em superfícies altas para realizar a higienização.

Faça a limpeza do chão

A partir disso, nas situações em que for seguro fazer a limpeza do chão, o procedimento começa com desativar o sistema. Deve existir um manual com o passo a passo ou orientações criteriosas da empresa responsável pela instalação. Na maioria dos casos, o procedimento tende a ser bastante simples.

Uma escova macia que tenha boa qualidade ou um rodo acompanhado por um pano que fique bem preso em uma extensão significativa se transforma no equipamento perfeito. Com isso, o responsável pela higienização consegue permanecer no chão e alcançar as placas apenas com esses itens.

Outro ponto importante está no uso de uma mangueira que tenha uma ponta apropriada. Assim, ao ligar, o jato consegue passar por todas as partes das placas. Vale ressaltar que o uso da mangueira deve ser feito cuidadosamente, sem exagerar na pressão ou bater nos painéis em nenhum momento.

Entenda a frequência ideal

A manutenção da limpeza das placas solares é o melhor caminho para garantir seu funcionamento com excelência. O ideal é que seja feita uma limpeza por ano. Entretanto, se torna indispensável ter atenção especial com lugares, especialmente nos casos de energia solar para empresas, que pegam muita poeira e chuva com frequência.

Em alguns casos, até mesmo uma tempestade muito forte pode ajudar na remoção de resíduos das placas solares. Locais próximos de avenidas movimentadas, em áreas agrícolas ou que não recebem muita chuva, tendem a deixar os painéis encardidos e somente uma boa limpeza pode fazê-los retornar à produção esperada.

Tenha cuidado com os produtos

Um fator que deve ser considerado é não usar objetos metálicos na limpeza de placas solares. Os poucos abrasivos também devem ser descartados pela possibilidade de riscar alguma parte e interferir diretamente no seu funcionamento e na segurança de maneira geral.

Por esse motivo, questione sempre o instalador sobre qual produto usar. Entretanto, o mais recomendado é apostar somente na água na hora da higienização.

Escolha o melhor momento do dia para a limpeza de placas solares

Sabia que existe também um melhor momento para fazer a limpeza? A prioridade deve ser no período da manhã ou na parte da noite. Isso porque o calor mais intenso que surge durante a tarde faz com que a água evapore muito rápido e a higienização se torne complicada.

Outra escolha interessante é optar pelo procedimento em dias mais nublados e em momentos que estejam o menos quente possível, mas permitam ter uma boa visibilidade. A questão está relacionada ao choque nos painéis quentes causado pelo contato com a água fria, que pode resultar em alguns danos.

Invista em manutenção preventiva

O grande segredo para manter a qualidade de funcionamento das placas solares é investir em manutenção preventiva. Esse tipo de cuidado representa o que foi pensado para cuidar dos painéis enquanto eles não apresentam nenhum problema específico, muito além do processo de limpeza.

Ter uma organização adequada para isso reduz os custos com as placas solares e impede que elas parem de funcionar por inúmeros motivos. Além de identificar os períodos ideais para a limpeza, a prevenção também é fundamental contra as possíveis substituições dos painéis que podem aumentar os custos com o procedimento.

Capriche na escolha do lugar

O local em que as placas solares estão inseridas faz muita diferença na limpeza e nos cuidados essenciais. Por exemplo, deixá-las muito próximas de árvores pode causar uma série de problemas com resíduos que podem cair e danificar o material.

Vale checar o telhado em que os painéis serão inseridos com foco em reduzir ao máximo os impactos externos e climáticos. Caso exista a possibilidade de remover árvores ou deixar o espaço mais receptivo, é interessante ter ideias criativas e sustentáveis.

Pronto! Agora ficou claro como fazer a limpeza de placas solares de maneira eficiente e segura na medida certa. Assim, seja em energia solar para residências ou empresas, o melhor caminho é compreender o que é possível fazer para prolongar a vida útil dos painéis e aproveitar ao máximo os benefícios.

Gostou das informações do artigo? Então nos siga no Facebook, no LinkedIn no Instagram e no Twitter e compartilhe com seus clientes para que eles também fiquem por dentro do assunto.

Atendimento BV

Este site usa cookies e outras tecnologias semelhantes de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade, o que pode acarretar no tratamento de dados pessoais. Ao continuar navegando, você declara estar ciente dessas condições.