Quando surge uma necessidade financeira, usar o carro como garantia pode ser a virada de chave para organizar as contas, investir no próprio negócio ou realizar um projeto pessoal.
Contudo, algumas dúvidas podem surgir nesse momento. Pensando nisso, criamos este conteúdo para explicar como funciona um veículo alienado, quais são seus direitos e deveres e de que forma aproveitar o Empréstimo com Garantia de Veículo do BV com segurança. Continue a leitura!
O que significa um veículo alienado?
Veículo alienado é o carro dado como garantia de pagamento em um contrato de crédito. Em outras palavras, ele segue com você, mas fica vinculado ao banco até a quitação do contrato.
A alienação fiduciária é o modelo jurídico por trás dessa operação. Na prática, você contrata o crédito, assina o contrato de alienação e o banco registra esse vínculo no Sistema Nacional de Gravames (SNG), informando ao Departamento Nacional de Trânsito (Detran) que o automóvel não pode ser transferido.
Com isso, o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV-e) passa a indicar a alienação. Porém, no dia a dia, quase nada muda: você dirige normalmente, realiza as manutenções necessárias, paga o licenciamento e outras despesas.
Mantendo as parcelas em dia e quitando o contrato de empréstimo, o banco faz a baixa da alienação fiduciária e o veículo volta a ficar livre.
Posso usar um veículo alienado durante o pagamento do empréstimo?
Sim. O uso do veículo alienado é permitido e regularizado durante todo o contrato.
Você continua com posse direta do carro, podendo viajar, trabalhar com ele, abastecê-lo, fazer revisões e até utilizá-lo para trabalhar como motorista de aplicativos (respeitando as regras da instituição, quando houver).
O que acontece se eu deixar de pagar as parcelas do empréstimo?
Se houver atraso prolongado no pagamento das parcelas do empréstimo, a lei permite que a instituição inicie o processo de busca e apreensão do veículo. Mas, antes disso, costumam ocorrer notificações, possibilidades de negociação e planos de repactuação.
Para não perder a posse do bem, a melhor saída é conversar com o banco o quanto antes. Alternativas comuns incluem a renegociação do saldo, alongamento dos prazos ou amortização parcial para readequar as parcelas.
É crime vender um veículo alienado?
Vender um veículo alienado não é crime por si só, desde que tudo seja transparente, a dívida esteja regularizada e o banco autorize a transferência.
É comum, por exemplo, quitar a dívida com parte do valor da venda e transferir o carro livre ao comprador. O que pode caracterizar fraude é omitir a alienação, simular quitação ou transferir sem anuência do credor. Na dúvida, alinhe o procedimento com a instituição financeira e documente cada etapa.
Como funciona o empréstimo com garantia de veículo?
No empréstimo com garantia de veículo, você usa o seu automóvel quitado como garantia para a liberação de crédito. Como existe um bem atrelado ao contrato, o risco para o banco é menor, gerando condições melhores, como:
-
Taxas de juros mais baixas;
-
Prazos de pagamento mais longos;
-
Valores mais altos em relação a outros tipos de empréstimo.
A melhor parte é que é possível ter acesso a todas essas vantagens sem abrir mão do uso do veículo, já que ele continua na sua garagem.
Qual o passo a passo para solicitar o crédito?
No banco BV, por exemplo, o fluxo para fazer a solicitação do empréstimo com garantia de veículo é simples e rápido. Basta seguir as seguintes etapas:
-
Faça uma simulação online: informe seus dados pessoais e os do veículo e veja limites, prazos e parcelas estimadas;
-
Tenha acesso à proposta: escolha o valor e o prazo que cabem no seu orçamento e envie a documentação necessária;
-
Aguarde a análise de crédito: com o aceite da proposta, o BV avalia seu perfil financeiro e a elegibilidade do veículo (ano, modelo, bem como situação documental);
-
Faça o processo de vistoria: geralmente, de maneira digital, por fotos e vídeos guiados;
-
Realize a assinatura eletrônica: com tudo aprovado, você assina o contrato e o banco registra a alienação fiduciária;.
Seguidas essas etapas, o valor do empréstimo vai para a conta indicada em poucos dias úteis.
Tenha em mente que, para conseguir o crédito, o veículo precisa estar em bom estado de conservação, a documentação deve estar regular (com ausência de restrições graves) e deve haver uma compatibilidade entre renda e parcela. No BV, as parcelas são fixas até o fim do contrato, facilitando o controle do orçamento.
O que levar em conta ao fazer um empréstimo com garantia veicular?
Ao optar pelo Empréstimo com Garantia de Veículo, é preciso ter em mente alguns cuidados. Confira os principais:
Escolha uma instituição financeira confiável
Opte por bancos reconhecidos no mercado, com histórico sólido e canais oficiais de atendimento, como o banco BV. Na dúvida, pesquise pela reputação em sites de avaliação, veja reclamações recorrentes e observe a transparência nas informações: Custo Efetivo Total (CET), tarifas, prazos, política de renegociação e suporte pós-contratação precisam estar claros.
Instituições confiáveis priorizam a segurança de dados, oferecem assinatura eletrônica auditável e registram a alienação conforme a lei.
Leia atentamente o contrato
Reserve um tempo para entender itens burocráticos do contrato, como datas de vencimento, multas, juros de atraso, bem como condições de portabilidade e liquidação antecipada.
Se alguma informação não estiver clara, não hesite em pedir explicações. Contratos bem redigidos evitam interpretações ambíguas e te dão segurança para usar seu carro no dia a dia, sem medo de descumprir uma cláusula sem querer.
Compare as taxas de juros
Além de avaliar a taxa nominal, compare o Custo Efetivo Total (CET), que agrega tarifas e seguros eventualmente contratados. Não deixe de verificar, ainda, outras condições.
Ao fazer um empréstimo com garantia de veículo com o BV, por exemplo, você tem até 120% do valor do seu veículo na mão e possibilidade de realizar o pagamento das parcelas em até 72 vezes.
Atente-se a possíveis golpes
Pessoas má intencionadas podem tentar se passar por bancos usando perfis falsos, oferecendo “ofertas milagrosas” e pedindo para clicar em links suspeitos. Por isso, desconfie de propostas que exijam:
-
Depósitos antecipados para liberar análise;
-
Solicitação de senhas ou códigos do seu aplicativo bancário;
-
Pressão para decidir sobre uma oferta em minutos.
O BV atua com processos auditáveis, contrato eletrônico e comunicação por canais oficiais. Se receber uma oferta em nome do banco e quiser checar, fale direto com a nossa Central de Atendimento.
Use o Empréstimo com Garantia de Veículo do BV com segurança
O empréstimo com garantia veicular, como comentamos, é uma alternativa inteligente e vantajosa para ter uma renda extra. Com disciplina e planejamento financeiro adequado, o veículo alienado não é um problema — integra, na realidade, uma solução de crédito para tirar os seus planos do papel.
No banco BV, você pode solicitar um empréstimo com carro em garantia de forma 100% digital, com análise rápida, vistoria on-line e assinatura eletrônica. Dessa forma, você conta com:
-
Taxas mais baixas que as de outros tipos de empréstimo;
-
Prazos de pagamento de até 72 meses;
-
Parcelas fixas do início ao fim do contrato.
Além disso, o automóvel continua normalmente com você ao longo da vigência do contrato. Se interessou? Então, faça uma simulação com a gente e aproveite.


