Como funciona as taxas e juros do crédito com veículo em garantia?

Os juros do crédito com garantia de veículo são menores que outras modalidades de crédito. Ainda existem outras vantagens. Entenda mais e saiba como contratar.

Categoria: Crédito com Veículo em Garantia

Quem precisa de dinheiro busca sempre a melhor opção. Algumas das alternativas mais baratas são aquelas que oferecem algum tipo de proteção para o credor. É por isso que os juros do crédito com garantia de veículo são mais baixos do que outras modalidades.

A ideia é simples: você contrata o valor de que precisa e paga menos por isso. Em troca, você continua usando o seu carro mas deixa ele como garantia de pagamento, caso fique inadimplente. No entanto, nada acontece se o pagamento for feito em dia. De quebra, você ainda tem o dinheiro necessário para pagar dívidas, alcançar seus objetivos.

Então, que tal entender mais sobre o crédito com veículo em garantia e os juros cobrados? Continue lendo e saiba mais!

Como funciona o crédito com veículo em garantia?

Essa modalidade é aquela em que você oferece um carro, moto, caminhão ou ônibus como garantia do contrato de empréstimo. Esse crédito pode ser contratado por pessoas físicas e jurídicas. Além disso, tende a ser uma das opções mais vantajosas do mercado.

O veículo fica em garantia devido à alienação fiduciária. Assim, você tem direito a usar o bem enquanto o contrato de empréstimo estiver ativo. O que muda é a propriedade do seu veículo. Ou seja, temporariamente, é feita a transferência para o credor do empréstimo. Depois que a dívida é paga, ele volta a ser seu automaticamente.

Para entender melhor, veja como funciona todo o processo. Você solicita o empréstimo, entrega os documentos exigidos e passa pela análise de crédito. Se o seu perfil for aprovado, são feitas uma análise jurídica e a vistoria do veículo. O objetivo é verificar qual é sua condição e se existe alguma dívida vinculada, por exemplo, multas ou financiamento.

O empréstimo obtido equivale a até 90% do valor atual do veículo. Por exemplo, se custar R$ 100.000, você pode solicitar até R$ 90.000. O crédito pode ser quitado em até 60 meses, com parcelas fixas.

Por sua vez, o valor pode ser usado para qualquer finalidade. Por isso, é bastante flexível. Ainda assim, é importante saber em quais casos é válido fazer a contratação. Entre as opções estão:

-impulsionamento do seu negócio;

-fortalecimento do capital de giro;

-pagamento de dívidas;

-investimentos;

-realização de uma viagem;

-pagamento de tratamento de saúde;

-compra de bens;

-realização de reformas no imóvel.

Quais são as vantagens do crédito com garantia de veículo?

A própria possibilidade de usar o dinheiro para qualquer finalidade é uma das vantagens desse tipo de empréstimo. No entanto, ainda tem mais. Veja quais são os principais benefícios do crédito com garantia:

-facilidade: essa é uma modalidade mais fácil de contratar, porque tem menos burocracia. Isso é derivado do próprio bem, que traz uma segurança a mais para o credor;

-redução de juros: os juros do crédito com garantia veicular são mais baixos do que outras alternativas;

-flexibilidade: a oferta de garantia pode abranger um carro, uma moto, um ônibus ou até um caminhão. Tudo depende do bem quitado e do quanto você precisa conseguir de crédito;

-rapidez na contratação: o processo costuma ser simples, porque pode ser realizado pela internet. Além disso, você pode combinar a sua renda com a de outra pessoa, como o cônjuge;

-potencial de uso: o crédito pode ser adotado por pessoas físicas ou jurídicas. Não será necessário comprovar como foi feito o uso dos valores. Ele pode servir para capital de giro da sua empresa, mas também pode servir para a compra de uma casa, por exemplo. Caso você não utilize toda a quantia, parte dela pode servir para abater o empréstimo contratado ou ficar em uma aplicação financeira rendendo.

Quais são as taxas e juros do crédito com garantia de veículo?

Os valores incidentes dependem da instituição financeira com a qual você fecha negócio. Por isso, é importante entrar em contato com o banco.

Além disso, pode haver variação de acordo com o automóvel fornecido como garantia. Esse é um dos motivos pelo qual a vistoria é feita. Assim, a avaliação é essencial para determinar as taxas e juros do crédito com garantia de veículo. De toda forma, as taxas de juros podem ser até de menos que 1% ao mês. Quanto melhor for o seu score de crédito, mais competitivas serão as alíquotas aplicadas.

No final, o que você deve observar é o Custo Efetivo Total (CET). Ele inclui taxa de juros e outros possíveis encargos. Portanto, mostra exatamente o percentual que você precisará pagar. No caso do crédito com garantia de veículo, podem ser cobradas as seguintes taxas, que variam conforme a instituição financeira:

-avaliação de bens;

-vistoria;

-taxa de abertura de cadastro;

-taxa de análise de crédito;

-registros;

-seguros;

-tributos, como o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF).

Por que contar com o BV?

O BV oferece o crédito com veículo em garantia para quem está com o bem pago e em bom estado. É possível conseguir até 90% do valor do carro, da moto, do caminhão ou do ônibus. O pagamento é feito em até 60 meses. É preciso que o bem tenha até 19 anos; no caso dos utilitários, até 8 anos.

Se você se encaixa nesses critérios, as etapas para contratar o empréstimo e analisar os juros do crédito com garantia de veículo são as seguintes:

-solicitação da proposta, feita por formulário de contato pela internet;

-análise financeira, para saber se o seu perfil é aprovado;

-avaliação jurídica e do veículo, que exige o pagamento da tarifa de avaliação de bens;

-assinatura do contrato e liberação do crédito.

Assim, você tem acesso ao valor de que precisa com a segurança do BV. Então, é só verificar os juros do crédito com garantia de veículo e contratar o seu empréstimo.

Quer saber mais? Verifique como funciona esse tipo de empréstimo no BV.

Atendimento BV