Como estruturar um plano de negócio para loja de automóveis? Entenda aqui

Descubra os principais pontos para construir um plano de negócio para loja de automóveis e aumente as suas chances de sucesso!

Categoria: Parceiro Veiculos

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Um plano de negócio para loja de automóveis é essencial para alcançar o sucesso. É por meio dele que você vai ter uma visão mais completa sobre a empresa e o mercado, além de uma ajuda para definir os objetivos gerais e as metas de curto, médio e longo prazos. Segundo o estudo Causa Mortis do Sebrae, a falta de planejamento prévio é o principal fator que leva à falência de empresas nos primeiros 5 anos.

Tanto para quem está abrindo a primeira loja quanto para empreendedores experientes, montar o plano de negócios é essencial para a longevidade dos negócios. Então, acompanhe este post até o fim e entenda como elaborá-lo para loja de automóveis. Boa leitura!

Defina seu público-alvo, estratégias de vendas e o tamanho da loja

O primeiro passo é saber para quem você quer vender. Conheça o máximo possível sobre o seu público, como os carros que eles gostam de dirigir para que nunca faltem no seu pátio.

O público-alvo também direciona a sua divulgação. A partir das informações levantadas sobre ele, você cria campanhas de comunicação estratégicas, visando, por exemplo, à fidelização dos clientes.

Também é importante pensar no tamanho da loja. Se sua loja de carros é uma franquia, provavelmente a marca já tem um padrão definido. Caso contrário, você pode observar a concorrência para ter uma noção do que é feito na região.

Escolha os fornecedores

A escolha dos fornecedores e do modelo de parceria varia. Você pode comprar os carros à vista e vender depois ou fechar parcerias para fazer a quitação apenas após a venda ser efetivada. Normalmente, é feita uma mescla dos dois modelos, dependendo do dinheiro em caixa e do tipo de veículo.

Mais uma vez, é crucial conhecer os clientes para saber qual opção mais vale a pena. Também é uma ótima ideia aprender algumas técnicas de negociação para encontrar o melhor preço. Evidentemente, em relação aos fornecedores, você também precisa pensar em qualidade. Faça pesquisas sobre sua reputação e, se ainda não tiver muita experiência, peça uma avaliação de profissionais.

Não negligencie a burocracia

A burocracia é essencial para manter o negócio funcionando de maneira legal. Por isso, você precisa garantir que o CNPJ esteja em ordem, assim como o alvará e a documentação dos colaboradores e, é claro, dos carros para não ter nenhum gravame nos veículos.

Cumprir a burocracia traz benefícios aos processos da empresa, além de dar mais confiança para os clientes. No momento de negociar com os fornecedores, você também se mostra como uma empresa séria.

Aposte em treinamento constante dos seus vendedores

Até mesmo os vendedores mais experientes precisam de treinamento constante, de modo a acompanhar as novidades do mercado e manter o bom nível de atendimento. A venda de carros demanda bastante contato pessoal, já que é uma compra de alto valor agregado. Por isso, o investimento em treinamento traz muito retorno.

Encontre um ponto de vendas ideal

Uma boa parte do seu esforço é em escolher o ponto de vendas ideal. Quando o seu cliente for à loja, você quer oferecer a ele o máximo de conforto, o que significa um ambiente amplo para que ele se movimente e veja o carro de todos os ângulos. Como é uma loja de carros, também é preciso pensar na segurança — não somente do público, mas também dos veículos.

Além disso, todas as outras principais dicas para encontrar um bom ponto de venda se aplicam. Procure locais com bastante movimentação, com facilidade de acesso e que sejam bem frequentados pelo seu público-alvo.

Divulgue seus produtos

A divulgação também deve ser um dos principais pontos de planejamento da sua loja. Afinal, você precisa atrair o público. Existem diversas formas de fazer isso. Começando pelas mais tradicionais, TV, rádio, flyers e outras mídias são opções interessantes.

Atualmente, também há o marketing digital, usado para alcançar uma forte presença on-line, bem como o marketing de conteúdo, já que os clientes fazem pesquisas sobre os veículos na internet. Outro caminho são as parcerias. Faça um acordo com oficinas e negócios locais e patrocine eventos no bairro. Assim, você constrói uma boa relação com a comunidade.

Estabeleça metas de vendas e de crescimento

Dentro do plano de negócio para loja de automóveis, você já deve ter metas e objetivos para o crescimento. Isso não somente ajuda a receber financiamentos e empréstimos para empresas como é um norte para cada ação do seu negócio. Mas atente-se: as metas sejam bem claras e realistas.

Meça resultados e mude o plano quando necessário

É importante que o plano de negócio seja maleável e que você tenha jogo de cintura para mudar quando for necessário. Afinal, o mercado e os clientes estão sempre evoluindo. 

Por isso, adote o hábito de rever o plano com uma certa frequência, como a cada ano, mas acompanhe os números do negócio quinzenalmente. Converse com os colaboradores e entenda quais são suas forças e fraquezas para reforçá-las e limitá-las, respectivamente.

Estude o mercado e a concorrência

Por fim, é crucial que estude o mercado e a concorrência enquanto monta o plano. Afinal, você precisa saber bem onde está pisando. Conheça todos os seus concorrentes na região e como é o posicionamento deles no mercado, assim como a demanda do público. Pode ser que a competição no nicho em que você pretende atuar seja muito grande, o que vai dificultar muito seu trabalho para se destacar.

Essa análise da concorrência também é uma forma de perceber oportunidades. É possível que eles não atendam a algumas expectativas dos clientes, deixando lacunas para serem preenchidas.

Todos esses pontos são essenciais no plano de negócio para loja de automóveis, funcionando para aumentar as suas chances de ter sucesso. Não se esqueça de revisar o plano para ter certeza de que não nenhum detalhe ficou para trás.

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