Benefícios para estagiários: quais são e por que oferecer?

Oferecer benefícios para estagiários é interessante para manter os talentos em sua empresa e estimular uma carreira bem-sucedida.

Categoria: Parceiro Consignado

Categoria: Parceiro Consignado

Conhecer os benefícios para estagiários é um diferencial na hora de atrair os jovens talentos. Isso porque ter um time formado pelos mais diversos colaboradores faz a diferença nos resultados e mostra a preocupação da empresa em desenvolver carreiras de sucesso em longo prazo.

No entanto, para que os estagiários desejem embarcar nessa jornada, as condições do programa de contribuição devem ser interessantes. O melhor caminho, em uma situação como essa, envolve criar um planejamento adequado baseado no perfil dos interessados. Só assim será possível construir relacionamentos de confiança e se destacar.

Quer saber mais? Vamos mostrar quais são os principais benefícios. Acompanhe!

Quais são os direitos e deveres dos estagiários?

O primeiro passo para entender os benefícios para estagiários é ressaltar que eles não são empregados da empresa. Acima de tudo, sua função é de aprendizagem. As empresas devem contratar os estudantes como forma de complementar o que é ensinado durante o curso e permitir que tenham uma experiência prática no mercado.

Sem contar a chance de moldar os jovens talentos para que possam fazer parte do quadro de colaboradores efetivos depois de formados em um processo de gestão humanizada. Na maioria dos cursos, o período de estágio é importante para que os estudantes conheçam todas as vertentes além do universo escolar e acadêmico.

Todo estágio precisa ser feito com uma supervisão feita pela instituição de ensino em que o curso é realizado para garantir que as diretrizes do segmento são aplicadas no dia a dia de afazeres. Aqui, acontece a elaboração de um termo de compromisso entre a empresa que oferece o programa de estágio e o aluno.

Obrigações legais

O sistema de programa de estágio desobriga a empresa de recolher os encargos sociais referentes, trabalhistas e previdenciários. Conforme a lei do estagiário, em vigor desde 2008, nenhum estudante pode permanecer no mesmo estágio por mais de dois anos. Ela existe para garantir que o estágio tenha realmente a função pedagógica que se prepõe.

Em algumas situações, as empresas usam o estudante sem experiência no mercado como apoio nas funções de profissionais e isso extrapola as obrigações do programa de estágio. Independentemente de serem obrigatórios ou livres no curso, existem algumas regras defendidas pela lei do estagiário. Veja a seguir:

-bolsa-auxílio compatível com as horas de estágio;

-apólice de seguro;

-vale-transporte (em estágios não obrigatórios);

-recesso de 30 dias a cada um ano trabalhado;

-30 horas semanais trabalhadas com possível redução em épocas decisivas nos estudos.

Uma das obrigações da empresa é enviar para a instituição de ensino que o aluno está matriculado um relatório a cada seis meses com detalhes sobre seu desempenho nas atividades relacionadas ao curso.

Oferecer benefícios para estagiários pode ser uma boa alternativa?

Todas as etapas do estágio são fundamentais para que o aluno não só aprenda a parte prática da profissão, mas também decida em qual área deseja se especializar. Essa oportunidade se torna muito interessante para que a carreira do estudante já comece com um olhar estratégico dos passos necessários até o sucesso.

São situações e possibilidades muito diferentes, por exemplo, em relação aos outros colegas que não tiveram as mesmas oportunidades. Já na visão da empresa, o programa de estágio se mostra indispensável pela necessidade de fazer com que os jovens talentos do mercado se familiarizem com os valores e a proposta da empresa no início da vida corporativa.

Dessa forma, como um segredo para se destacar entre as opções disponíveis, você pode usar benefícios interessantes que agreguem valor ao trabalho realizado. Podem entrar aqui vantagens que vão além do que está previsto em lei com a intenção de fazer com que os estudantes que se encaixam no perfil buscado se sintam confiantes em fazer parte da equipe.

Quais são os impactos de oferecer benefícios?

Como os estagiários não são obrigatórios no quadro de uma empresa, se torna importante montar um planejamento detalhado na hora de contratá-los. E, dessa maneira, avalie o perfil do estudante que ingressa no mercado e quais são os seus interesses, estilo de vida e perspectivas na área de atuação.

Os benefícios envolvem a satisfação de um colaborador e se transforma em um verdadeiro gás no aumento do desempenho. Ao oferecer benefícios que não têm obrigatoriedade em lei, o contratante ainda demonstra preocupação com o bem-estar do funcionário e o incentiva de uma política voltada para a saúde mental.

Todas essas questões devem ser reforçadas porque como o programa de estágio é um vínculo que pode ser rompido a qualquer momento, se mostra muito comum o estudante deixar a empresa inesperadamente caso apareça outra oportunidade. Então, é um diferencial e tanto construir um laço de confiança entre as partes.

Quais são os melhores benefícios para estagiários?

Os estagiários desejam a valorização do trabalho e se sentir parte integrante da empresa para que possam desenvolver suas capacidades em um ambiente que confia nos seus talentos. Dentro desse cenário, incentivar os benefícios aos estagiários é um fator decisivo não só no desempenho de agora como também na escolha de onde eles vão trabalhar após formados ou até nos processos seletivos do futuro.

A maioria das empresas para estagiar tem várias coisas em comum. Quem vai além e coloca os talentos na mesma prateleira que os colaboradores contratados se destaca. Vale lembrar que oferecer benefícios adicionais não contraria a lei do estagiário citada acima. Entre os mais comuns estão o vale-refeição, plano de saúde, plano odontológico e parcerias de saúde, como academias e outras atividades físicas.

Agora algo que realmente salta aos olhos dos candidatos envolve opções de capacitação da carreira e dinâmicas que estimulem seus conhecimentos, como a gamificação. Então, incluir no programa de benefícios cursos e oportunidades que valorizem a trajetória profissional e o crescimento do estagiário realmente é uma forma de motivá-los e ainda fazer com que tenham o desejo de crescer com a empresa.

Pronto! Agora ficou claro quais são os principais benefícios para estagiários. O grande segredo está em montar todo um programa voltado para o perfil dos talentos desse segmento e pensar além de questões financeiras. Empresas que focam o bem-estar e adotam a postura people first se destacam entre a concorrência e veem desabrochar profissionais dedicados e fiéis.

Gostou das informações deste artigo? Então nos siga no Facebook, no Instagram, no LinkedIn e no YouTube para ficar por dentro de novidades exclusivas.

Atendimento BV

Este site usa cookies e outras tecnologias semelhantes de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade, o que pode acarretar no tratamento de dados pessoais. Ao continuar navegando, você declara estar ciente dessas condições.