Conheça a importância de ter um planejamento financeiro

O planejamento financeiro é a melhor forma de ter uma vida mais tranquila e organizada. Entenda como atingir este objetivo!

Categoria: Orientação Financeira

Você sabia que uma rotina de planejamento financeiro pode facilitar muito o seu processo de conquistas? Para metas de longo prazo, é preciso ter foco e propósito. Pense no que você gostaria de alcançar, como melhorias na carreira, na educação, na construção de patrimônio, relacionamentos, experiências etc. O benefício de alcançar seus objetivos refletirá diretamente no seu estilo e qualidade de vida.

Que tal aprender como definir planos para o futuro e se preparar para realizar sua próxima conquista? Siga com a leitura para conhecer nossas dicas e aprenda como colocar este planejamento em prática!

O que é planejamento financeiro?

Trata-se de uma ferramenta capaz de reconhecer a situação financeira atual de uma pessoa e, a partir disso, traçar metas de curto, médio ou longo prazo que possam auxiliá-lo a alcançar seus objetivos.

Estabelecer planos para o futuro nem sempre é algo simples, mas com uma estrutura de planejamento financeiro adequada à sua realidade, esforços pessoais e metas realistas, é possível alcançar os propósitos que você almeja. Afinal de contas, a sua vida financeira não precisa ser uma novela.

Como desenvolver um planejamento financeiro?

Afinal, como ter fôlego para realizar as suas conquistas? Um bom plano necessita de etapas eficientes. O passo a passo a seguir mostrará o que é preciso para um planejamento e controle financeiro de maneira consciente e estratégica. Veja:

1. Preparação

Antes de tudo, é necessário que você passe por um processo de autoconhecimento. Nesta etapa, reflita sobre seu presente e quais são seus objetivos a curto, médio ou longo prazo. Busque respostas para questionamentos pessoais, por exemplo:

- Como está minha vida neste momento?

- Quais conquistas desejo para minha vida?

- O que preciso modificar? Como posso alcançar minhas metas?

É importante visualizar o que você deseja, como em uma lista de “meus planos para o futuro” e, a partir disso, identificar onde você tem destinado sua energia, se o dinheiro que você tem no momento é o suficiente para alcançar seus objetivos e quais recursos você dispõe para conquistar o que tanto deseja.

É possível poupar mês a mês? É preciso investir em um empréstimo que te tranquilize financeiramente para que você possa alcançar suas metas?

Criar um planejamento financeiro pessoal é a melhor forma de compreender como você pode alcançar seus objetivos.

2. Propósito

É importante estabelecer onde se deseja chegar por meio de definição de metas realistas e atingíveis. Se planejar com os pés no chão é fundamental para evitar sobrecargas e frustrações.

Sempre que possível, suas metas devem refletir objetivos, valores e prazos. Confira alguns exemplos:

- Cursar uma especialização no próximo semestre;

- Aprender um novo idioma em 2 anos;

- Comprar um carro novo daqui 1 ano;

- Ter 20 mil reais e dar entrada em uma casa própria;

- Ter estabilidade financeira aos 50 anos.

3. Plano de ação

Esse é o momento onde seu planejamento financeiro toma forma. Após levantar as metas que você quer atingir, considere os critérios necessários para concretizá-las, assim, tudo o que foi definido precisa se transformar em ações concretas.

Utilize planilhas, ferramentas ou anotações para que você possa definir seu planejamento financeiro mensal e, assim, ser capaz de conquistar o que deseja.

Conte, por exemplo, com a opção “Guardar Dinheiro” disponível no app do banco BV, onde seu dinheiro rende 100% do CDI e você o mantém separado, destinado para o objetivo que você traçou.

Se optar por um empréstimo bancário, se planeje em relação às datas das prestações e lembre-se de contar com uma instituição séria, que entende a importância de seus objetivos e que trabalha junto com você para alcançá-los.

O BV é um banco leve e digital e você pode contar com a gente para seus planos terem um final feliz!

4. Revisão geral do planejamento

A vida não é estática e, por isso, sociedade, economia e tecnologia estão em constante transformação. Sempre que necessário, revise o seu planejamento financeiro mensal e veja se os objetivos ainda permanecem os mesmos, analise a ordem das prioridades e faça ajustes quando achar necessário. Não hesite em fazer adaptações compatíveis com a sua nova realidade.

Por que o planejamento financeiro é importante?

É evidente que um planejamento financeiro pessoal é a melhor aposta para alcançar seus objetivos de vida, ter fôlego financeiro e aumentar as chances de realizar suas conquistas , vivendo com um pouco mais de tranquilidade. Contudo, esses não são os únicos impactos desse tipo de projeto.

Afinal, o que mais podemos conquistar nesse processo?

Para desenvolver um planejamento financeiro pessoal, é essencial definir metas e objetivos.

Realização pessoal

Antes de qualquer coisa, um planejamento estratégico permite que você defina seu próprio conceito de sucesso, baseando-se naquilo que você mais almeja para sua vida: estudos, carreira, construção de bens pessoais, experiências etc. Essa é uma forma de promover uma maior autonomia em suas decisões e transformar objetivos em realidade.

Visão estratégica

Todo planejamento, financeiro ou não, necessita de esforços diários. Isso significa que os seus hábitos precisam estar alinhados para alcançar as metas que você definiu.

Por isso, esse planejamento traz uma visão estratégica e novos aprendizados, uma vez que é importante desenvolver uma estrutura capaz de criar metas, valores e prazos definidos por você, além de meios para atingir esses resultados.

Autonomia e automotivação

Como o planejamento financeiro para o futuro não é algo estático, ele é favorável a ajustes para atingir seus propósitos. Quando menos perceber, você vivenciará momentos e tratará dificuldades com naturalidade, desenvolvendo muito mais autonomia e automotivação em seu dia a dia!

Para manter uma visão panorâmica do seu planejamento, invista em ferramentas tecnológicas que te auxiliem no estabelecimento de prazos e obrigações, como aplicativos financeiros, agendas eletrônicas, planilhas ou cursos interativos.

O que achou das dicas de planejamento financeiro pessoal? Coloque-as em prática para se organizar melhor e realizar os seus objetivos.

Comece agora mesmo e tenha uma vida mais leve lá na frente. Lembre-se que o BV é o banco digital que está ao seu lado na hora de realizar suas conquistas! E se você gostou deste conteúdo, que tal potencializar seus conhecimentos sobre planejamento e controle financeiro? Entenda o que fazer para não desanimar e cumprir suas metas!

“Através do nosso blog, você tem acesso às informações atualizadas e relevantes do mercado financeiro. No entanto, as informações aqui apresentadas têm como única intenção o caráter informativo, estando baseadas em dados de conhecimento público, não significando, portanto, quaisquer compromissos por parte do banco BV e não constituem uma obrigação ou um dever para o leitor. O conteúdo disponibilizado é elaborado por terceiros e publicado pelo banco BV. O banco BV e suas empresas coligadas se eximem de qualquer responsabilidade por quaisquer prejuízos, diretos ou indiretos, que venham a decorrer da utilização deste material e de seu conteúdo. Dúvidas, sugestões e reclamações, entre em contato com o Serviço de Atendimento ao Cliente pelo telefone 0800 728 0083 ou pelo e-mail sac@bv.com.br. Deficientes Auditivos e de Fala: 0800 701 8661. Se desejar entrar em contato com a Ouvidoria, ligue para 0800 707 0083 (Deficientes Auditivos e de Fala: 0800 701 8661)”.

Atendimento BV

Este site usa cookies e outras tecnologias semelhantes de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade, o que pode acarretar no tratamento de dados pessoais. Ao continuar navegando, você declara estar ciente dessas condições.