Conheça os principais tipos de carro e veja qual é o melhor para você

Hatch, esportivo, sedan, conversível, 4x4? Descubra aqui os principais tipos de carro para escolher o seu!

Categoria: Financiamento de Veículos

Se você está pensando em comprar um automóvel, provavelmente, está com dúvidas sobre qual modelo é apropriado para o seu uso. Afinal de contas, com diversos tipos de carro disponíveis no mercado, tomar a decisão ideal depende de alguns fatores. Mas essa etapa não é tão difícil como muita gente pensa.

Ao levantar as características e os diferenciais de cada um, você pode comprar um veículo compatível com as suas necessidades. Pensando nisso, selecionamos os prós e contras de cada categoria para ajudar na melhor escolha. Continue a leitura e confira!

Hatch

Também é chamado de carro de dois compartimentos, pois tem o motor na dianteira e a cabine de passageiros atrás. O hatch tem um bagageiro acoplado à cabine e localizado logo atrás dos bancos, ao contrário do sedan, no qual o porta-malas fica em um local próprio.

A motorização varia bastante entre os modelos (1.0, 1.4, 1.6 ou 2.0). Algumas montadoras oferecem motores turbo, que entregam maior desempenho que um 1.0 e, às vezes, até mais que o 1.6, além de “beberem” menos combustível.

Vantagens

  • mais econômico que os outros tipos de carros: é mais barato, econômico (reduz a ida ao posto) e apresenta IPVA acessível;
  • fácil de estacionar: se você mora na cidade e enfrenta trânsito para encontrar um lugar para estacionar, o hatch é uma grande vantagem, pois é compacto e cabe em qualquer vaga;
  • baixa desvalorização: como geralmente custam menos que os outros modelos, sua depreciação também é menor;
  • manutenção barata: por apresentar baixo custo na substituição de peças, o hatch é um bom carro para motoristas de aplicativos, por exemplo.

Desvantagens

  • bagageiro pequeno: como o espaço para bagagem é menor, pode não caber tudo que você deseja;
  • pouco conforto: não é tão confortável para quem usa o banco traseiro, principalmente quando a pessoa é alta, ou quando há cinco pessoas no veículo.

Esportivo (SUV)

O utilitário esportivo é derivado do termo que denominava os automóveis suburbanos, inspirados nas picapes com cabine estendida. São veículos robustos e com maior espaçamento entre os eixos. Destacam-se pelo tamanho da carroceria, altura considerável em relação ao piso e espaço na cabine no bagageiro. São bastante populares no Brasil.

Vantagens

  • conforto: com bastante espaço à disposição, fica difícil entrar uma pessoa que não se sinta bem dentro de um SUV;
  • direção privilegiada: como a direção é mais elevada, o condutor tem uma visão ampla do carro e da estrada;
  • potência garantida: com o mínimo de esforço, o esportivo enfrenta diversos tipos de estradas.

Desvantagens

  • dificuldade para manobrar: como são grandes, dirigir em locais restritos e estacionar exige atenção redobrada;
  • consome mais combustível: são potentes e “bebem” mais combustível do que hatchs e sedans;
  • preço elevado: apresentam um valor agregado um tanto elevado. Por isso, vale pesquisar bastante antes de comprar.

Sedan

Sedan é todo automóvel que apresenta carroceria em três segmentos: parte do motor, espaço para passageiros e porta-malas. Eles são potentes e maiores para garantir estabilidade na condução e um desempenho melhor.

Há três modelos nessa categoria:

  • sedan compacto: apresenta espaço extra por um valor reduzido;
  • sedan médio: oferece componentes sofisticados:
  • sedan premium: garante muito espaço interno, motorização robusta e tecnologias de bordo.

Vantagens

  • conforto garantido: a distância entre os eixos é bem maior do que a média em relação aos outros tipos de carro, oferecendo espaço interno para todos os passageiros, inclusive os mais altos;
  • opção familiar: por conta do ambiente interno confortável, é ideal para famílias grandes que fazem viagens longas e utilizam o carro diariamente.

Desvantagens

  • exige habilidade para estacionar: alguns motoristas podem sofrer para manobrar o veículo em locais estreitos, sobretudo, os paralelos ao meio-fio;
  • gastos relativamente altos: o uso constante pode aumentar as idas à oficina para fazer as revisões de rotina. Além disso, por ser maior, o sedan apresenta um IPVA mais caro.

Conversível

O carro conversível é para quem tem um estilo de vida arrojado. Embora tenha sido padrão no início do segmento automobilístico, o veículo de carroceria exposta foi rapidamente substituído por modelos com cabine fechada.

Mais tarde, ele voltou ao mercado na categoria de luxo. Seu maior diferencial é a remoção do teto, que pode ser feito de lona ou vinil.

Vantagens

  • chama a atenção do público: por não ser tão comum nas ruas e estradas, o conversível chama atenção de motoristas e pedestres. Especialmente quando estão abertos, ou seja, sem o teto;
  • favorece a visão do condutor: amplia a visão e elimina a presença de pontos cegos durante a direção, se o teto estiver abaixado.

Desvantagens

  • risco de sujeira no interior do carro: mais quando o teto está rebaixado, do que quando fechado. Além disso, quando está parado ou estacionado, lixo ou pedras das rodas de um veículo que passa podem entrar na cabine com facilidade;
  • consumo elevado: para garantir estabilidade e segurança por andar aberto, o conversível é mais pesado, aumentando o consumo de combustível em relação aos automóveis convencionais.

4x4

Ao contrário dos carros comuns, em que a força do motor é direcionada para duas rodas, nos 4x4, todas respondem aos comandos da transmissão. Esse modelo apresenta dois tipos distintos:

  • 4WD: a tração é fornecida para duas ou quatro rodas, ficando a cargo do condutor ou de um sistema automático;
  • AWD: todas as rodas recebem a força do motor, e isso não pode ser alterado pelo motorista. São conhecidos como automóveis de tração integral.

Vantagens

  • dirigibilidade aventureira: em estradas irregulares e barrentas, os 4x4 apresentam um desempenho superior aos demais veículos. São capazes de sair de atoleiros com facilidade, apresentam boa capacidade de carga e oferecem maior controle e estabilidade;
  • funcionalidades robustas: por ser projetado para enfrentar condições mais difíceis, componentes como o sistema de frenagem, suspensão e direção são bem resistentes.

Desvantagens

  • consumo elevado: para usufruir de todo o potencial do 4x4 nas estradas, ele consome uma porção considerável de combustível;
  • dificuldade para encontrar peças: dependendo do modelo e do ano de fabricação, as peças para substituição podem ser difíceis de encontrar, além de serem um pouco caras. Vale pesquisar antes de tomar sua decisão.

Como visto, existe uma grande variedade de tipos de carro, cada um com seus prós e contras. Para fazer a escolha certa, é preciso colocar suas necessidades em evidência e pesquisar com calma.

Além disso, é aconselhável fazer um bom planejamento financeiro para que o período de pagamento seja cômodo e tranquilo. Vale, também, procurar pelas melhores opções de financiamento do mercado na hora da compra. Ao fazer isso, você encontrará o recurso mais compatível com o seu orçamento.

Gostou do post? Continue lendo os conteúdos do nosso blog ao assinar a newsletter para receber novidades em primeira mão!

Atendimento BV

Este site usa cookies e outras tecnologias semelhantes de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade, o que pode acarretar no tratamento de dados pessoais. Ao continuar navegando, você declara estar ciente dessas condições.