O que é a telha fotovoltaica e como ela funciona?

Mais barata, bonita e flexível do que os painéis solares, a telha fotovoltaica promete dominar o mercado no futuro. Saiba mais sobre ela a seguir!

Categoria: Parceiro Solar

Categoria: Parceiro Solar

Uma das principais novidades tecnológicas para o futuro é a telha fotovoltaica. Além de trazer economia para o bolso dos consumidores, o produto também ajudará o planeta no combate às mudanças climáticas. Afinal, trata-se de uma forma de energia sustentável.

No entanto, você sabe bem o que é a telha solar? É claro que o nome já dá algumas dicas sobre o que é essa tecnologia, mas não diz tudo sobre ela. É importante dominar agora os detalhes da telha fotovoltaica para se adiantar a essa grande tendência.

Se você quer aprender tudo sobre a telha solar, entender suas vantagens e como ela pode ser adquirida, este artigo foi feito especialmente para você. Então, continue sua leitura!

O que é a telha fotovoltaica?

A telha fotovoltaica é uma nova tecnologia de energia solar destinada a imóveis residenciais. Na prática, ela consiste em uma telha que tem um painel de energia fotovoltaica instalado. Assim, a própria telha da casa pode produzir energia, resultando em um projeto mais bonito, flexível e eficiente.

Quais são os benefícios da telha fotovoltaica?

Quem sabe como funciona a energia solar, provavelmente já sabe quais são alguns dos benefícios da telha solar. Afinal, alguns deles são os mesmos tanto para a instalação de painéis solares, quanto para a instalação de telhas fotovoltaicas.

Estamos falando de benefícios como:

  • economia na conta de luz;
  • geração de energia limpa e renovável;
  • contribuição ao combate às mudanças climáticas.

No entanto, as telhas também contam com alguns benefícios exclusivos, que não são encontrados na instalação dos painéis solares. Veja quais são a seguir!

Maior economia

Usar a energia solar já gera economia na conta de luz, naturalmente. No entanto, um projeto com telhas fotovoltaicas é ainda mais barato do que um com painéis solares. Mais precisamente de 10 a 20% mais barato, de acordo com a Eternit.

Fácil instalação

Uma das principais vantagens da telha fotovoltaica para o consumidor é que ela é de fácil instalação. Ao contrário dos painéis solares, não é necessário nenhuma adaptação especial na casa que receberá a tecnologia.

Estética

Uma das vantagens da telha solar sobre os painéis é a sua estética. Como elas são feitas no formato de telhas de cerâmica mesmo (embora com outros materiais), elas encaixam perfeitamente no visual da casa. Ou seja, elas ficam muito bonitas quando instaladas, sem se destacar negativamente.

Além disso, as telhas têm mais opções de visual. Elas são vendidas em várias cores e modelos diferentes, o que faz com que existam alternativas para todo tipo de casa e estilo.

Resistência

As telhas fotovoltaicas são construídas de material resistente, o que faz com que elas sejam à prova de elementos como chuva de granizo e pisamento, além de serem protegidas contra vazamentos de todos os tipos. 

Flexibilidade

A energia gerada por uma telha solar (ou mesmo por um painel solar) não é a mesma energia elétrica que usamos em casa. Nós falaremos sobre isso com mais detalhes a seguir, mas basta entender que é necessário um equipamento chamado de Inversor Solar para que o sistema funcione.

Uma das vantagens das telhas solares é que elas são flexíveis e construídas modularmente para trabalharem com qualquer tipo de inversor do mercado. Isso garante mais flexibilidade para o consumidor comprar a peça que for mais interessante para ele.

Tamanho diferenciado

Uma telha fotovoltaica é maior do que uma telha padrão do mercado. Isso faz com que o consumidor precise de menos telhas para cobrir toda a área do telhado, fazendo com que não só a instalação fique mais fácil, como o investimento fique menor também.

A telha da Eternit, que é a única autorizada pelo Inmetro no momento, tem 365 x 475 mm de dimensionamento. Na prática, isso faz com que sejam necessárias somente 7,5 telhas para cobrir 1m², contra 13 telhas tradicionais.

Como a telha fotovoltaica funciona?

O funcionamento da telha solar é muito parecido com o dos painéis fotovoltaicos. Elas ficam expostas ao sol e, portanto, capturam a luz solar e a transformam em corrente contínua, que é um tipo de energia elétrica.

Depois disso, essa energia é enviada para o inversor solar (que mencionamos há pouco), responsável por transformar a corrente contínua em corrente alternada. A partir disso, a energia elétrica gerada pode ser utilizada na casa.

Atualmente, a única telha fotovoltaica aprovada para ser comercializada no Brasil é a da Eternit. De acordo com a empresa, o produto tem uma potência de 9,16 watts e é capaz de gerar 1,15 kWh por mês. A Eternit recomenda que, para uma residência pequena, que consuma ao redor de 172 kWh por mês, o ideal é adquirir mais ou menos 150 telhas. Casas menores poderão compor projetos com menos telhas, enquanto residências maiores e com maior consumo precisarão de mais peças.

No geral, a Eternit afirma que o consumidor começará a obter retorno do investimento feito entre 3 a 5 anos, dependendo do seu consumo mensal e do projeto feito.

Quando a telha solar da Eternit começará a ser comercializada?

Atualmente, a Eternit já tem a autorização para vender sua telha fotovoltaica no Brasil. Inclusive, a empresa já iniciou a sua produção 100% nacional na fábrica da Tégula Solar (que pertence ao grupo Eternit), na cidade de Atibaia, interior de São Paulo.

Entretanto, a telha solar da Eternit só está disponível para alguns clientes selecionados pela empresa e apenas para projetos-pilotos. Portanto, o produto ainda não está disponível para o grande público.

A expectativa é de que as telhas solares da empresa comecem a ser vendidas para os consumidores em geral a partir do segundo trimestre de 2021. O produto da Eternit é feito de concreto e conta com células de captação de energia solar feitas em silício monocristalino. Existem duas versões de acabamento:

  • a Performance, que leva uma fina camada de resina de alta durabilidade e ajuda a manter o telhado limpo por mais tempo;
  • e a Clássica, que apresenta uma textura natural de telha e é recomendada para telhados tradicionais.

Como comprar as telhas fotovoltaicas?

Quem quiser comprar telhas solares para instalar em casa, precisará esperar até o segundo trimestre de 2021, como explicamos. Quando o produto finalmente estiver disponível para os consumidores, a melhor opção é buscar por um financiamento para energia solar.

Esse tipo de opção de crédito faz com que seja mais fácil obter o investimento inicial para essa adaptação na residência, já que um projeto do tipo custa alguns milhares de reais. Por serem investimentos focados exclusivamente na aquisição de equipamentos de energia solar, contam com benefícios, como taxas de juros especiais.

Pronto! Agora você já sabe exatamente o que é uma telha fotovoltaica, como ela funciona e quais são os benefícios que ela traz. Dessa forma, fica muito mais fácil conversar com clientes e argumentar com eles sobre a tecnologia.

Gostou do conteúdo? Então acompanhe nosso Facebook, Instagram e canal do YouTube para curtir mais dicas como essas!

Atendimento BV

Este site usa cookies e outras tecnologias semelhantes de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade, o que pode acarretar no tratamento de dados pessoais. Ao continuar navegando, você declara estar ciente dessas condições.