Cuidados com o meio ambiente: 5 formas de começar dentro de casa

Investir em cuidados com o meio ambiente é essencial para garantir a sustentabilidade do planeta. Veja 5 formas de começar dentro de casa!

Categoria: Financiamento para Energia Solar

Muitas pessoas acham que investir em cuidados com o meio ambiente pode ser algo complicado ou difícil de fazer. Pois não é! O consumo consciente começa mesmo é dentro de casa.

Mudanças de hábitos simples podem fazer toda a diferença quando o assunto é sustentabilidade. Desligar as luzes ao sair de um cômodo e trocar suas lâmpadas por modelos mais econômicos, por exemplo, são atitudes que não só ajudam o planeta, como conseguem se reverter em economia no final do mês.

Para ajudá-lo a começar agora mesmo os cuidados com o meio ambiente, separamos 5 formas de começar dentro de casa. Confira!

1. Faça a coleta seletiva

Um dos passos mais importantes para iniciar os cuidados com o meio ambiente dentro de casa é fazer a coleta seletiva. Não jogar óleo de cozinha na pia, por exemplo, evita que a água seja poluída e, assim, possa ser usada pela sua família por até um ano.

Para descartar corretamente o produto, armazene o óleo de cozinha utilizado em uma garrafa PET e deixe em um dos diversos postos de coleta voluntária disponíveis.

Adotar uma composteira doméstica é outra ação que faz a diferença para o meio ambiente, transformando o lixo orgânico gerado em adubo. É viável montar você mesmo a sua com o apoio de instituições especializadas e oficinas.

É possível, ainda, buscar reduzir a geração de resíduos produzidos pela família. Na hora de fazer o café de todo dia, você pode usar um filtro de pano em vez do descartável, por exemplo. Trocar absorventes por coletores menstruais é outra atitude benéfica ao meio ambiente.

2. Abasteça somente com etanol

Considerado o biocombustível mais limpo do mundo, o etanol deve ser a escolha de quem quer começar os cuidados com o meio ambiente com pequenas atitudes dentro de casa.

Isso porque esse combustível emite menos gases poluentes quando comparado às opções fósseis, como a gasolina. Além das inegáveis vantagens para o meio ambiente, aderir ao etanol traz benefícios para a saúde.

De acordo com estudo com participação da Universidade de São Paulo (USP), usar gasolina em vez do etanol leva ao aumento de partículas prejudiciais à saúde na atmosfera.

Essas partículas conseguem entrar nos alvéolos pulmonares e na corrente sanguínea, levando a problemas respiratórios e cardiovasculares. Ou seja, escolher o etanol reduz a poluição e as doenças causadas por ela.

3. Use lâmpadas de LED

Trocar as lâmpadas fluorescentes pela de LED proporciona inúmeros benefícios. Você sabia que os modelos de LED têm vida útil cinco vezes maior do que as alternativas tradicionais? Além disso, consomem metade da eletricidade, o que as torna mais econômicas.

Para você ter uma ideia, de acordo com o Instituto Akatu, especializado em consumo consciente, ao substituir quatro lâmpadas fluorescentes pelos modelos de LED, a família economiza R$900,00 ao longo da vida dessas lâmpadas. Ao optar por esses modelos mais duráveis, outra vantagem é gerar menos lixo para descarte ao longo do tempo.

Há, ainda, outras maneiras de economizar energia e intensificar os cuidados com o meio ambiente dentro de casa. Entre elas, aproveitar a luz natural dos cômodos e sempre desligar o interruptor ao sair deles.

Reduzir o banho diário em um minuto, criar uma rotina para lavar e passar roupa com menos frequência e ter atenção aos aparelhos eletrônicos em stand-by, tirando-os da tomada, também são ações simples, que ajudam a economizar esse recurso tão precioso e ainda contribuem para a organização financeira.

4. Invista na energia solar

Se você quer tornar realidade sua intenção de cuidar do meio ambiente, use energia solar! Para fazer isso na sua casa, é preciso instalar placas solares e de sistemas de captação de energia fotovoltaica para, assim, ter a autonomia que você busca e conseguir, ainda, economia na sua conta de luz.

Pode parecer trabalhoso optar pela instalação de placas em casa, mas, em relativamente pouco tempo, substituir a energia elétrica pela solar se converterá em grande economia. A conta de luz pode diminuir em até 95%. Além disso, não é mais necessário lidar com o aumento de preço desse recurso.

Investir na energia solar também garante a busca por um estilo de vida mais sustentável e alinhado com a preservação do meio ambiente.

5. Reutilize água da chuva

O consumo médio de água no Brasil é de 154,9 litros por habitante ao dia, segundo o Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento — SNIS 2018. Mas sabia que, segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), 110 litros por dia é mais do que suficiente para atender as necessidades de uma pessoa? Economizar esse recurso tão precioso é mais que necessário.

Com isso em mente, outro modo de começar os cuidados com o meio ambiente dentro de casa é reutilizar a água da chuva. Por uma questão de saúde, não é recomendado ingerir esse líquido. Mas é possível usá-lo nas mais diversas atividades domésticas, como regar plantas, dar descarga no vaso sanitário, lavar calçadas e, até mesmo, o chão de casa. O motorista consciente pode, até mesmo, aproveitar a água da chuva para lavar o seu carro!

A atitude, além de contribuir para o meio ambiente, é aliada das finanças. Afinal, a economia na conta de água com o reaproveitamento pode ser significativa dependendo dos gastos mensais da família com tal recurso.

Para começar a reutilizar a água da chuva em casa, o primeiro passo é coletá-la. Você pode simplesmente usar baldes para recolher o líquido ou, caso sua casa esteja em fase de construção, aposte em sistemas com esse objetivo, como optar por uma cisterna slim aparente.

Quando se fala em cuidados com o meio ambiente, é importante entender que uma ação isolada pode até não surtir efeito. Mas tudo muda quando você cria uma meta e busca o hábito de fazer sempre e em colaboração com a sua comunidade. Se mais pessoas atuam juntas em nome da sustentabilidade, os resultados são visíveis!

Gostou deste conteúdo sobre cuidados com o meio ambiente? Compartilhe nas suas redes sociais para que outras pessoas possam colocar em prática em suas casas!

Atendimento BV

Este site usa cookies e outras tecnologias semelhantes de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade, o que pode acarretar no tratamento de dados pessoais. Ao continuar navegando, você declara estar ciente dessas condições.