O que é o NEXO? Conheça a iniciativa de tecnologia e inovação

O NEXO é um núcleo de inovação disruptiva que explora novas ideias, métodos e soluções. Saiba mais!

Categoria: Inovação

Categoria: Inovação

Para proporcionar uma inovação disruptiva, trazendo novas tecnologias para beneficiar os clientes e colaboradores, o BV conta com diversas iniciativas internas, como a criação de núcleos focados em inovação. Um deles é o Núcleo de Experimentação Otimizada (NEXO).

O NEXO é uma célula de inovação dentro de crédito que busca soluções para resolver a dor do cliente, considerando o atual contexto tecnológico, e voltado para a  experimentação ágil e a conexão cada vez mais frequente de parcerias chaves para promover a inovação.

Além disso, o NEXO por meio de uma cultura de experimentação, visa simplificar os processos e atuar para um crédito mais responsável para o cliente e banco. A cultura de experimentação é uma série de práticas que possuem o objetivo de estimular a inovação, sendo algo essencial em startups e em outros tipos de empreendimentos e projetos, por exemplo.

Quer saber mais sobre o NEXO e como essa iniciativa pode estimular a inovação no setor financeiro? Dê uma conferida nesse artigo que preparamos para você.

O que é o NEXO?

O NEXO é um núcleo autônomo dentro do BV que também pode ser chamado de Núcleo de Experimentação Otimizada. Esse núcleo é uma estrutura de inovação disruptiva que conta com agentes de inovação aptos a explorar novas ideias, metodologias e soluções

Assim, o principal objetivo do NEXO é viabilizar a inovação dentro do banco BV, promovendo o crédito responsável e a oferta de crédito, assim como a agilidade nos testes  para garantir uma maior compreensão do cliente. Tudo isso estimulando a cultura de experimentação e inovação.

Vale salientar também que o NEXO mantém o foco em crédito. Nesse caso, esse núcleo foi desenvolvido para evoluir e revolucionar os produtos de crédito, considerando:

Financiamento de veículos leves;

Empréstimo com Garantia de Veículo;

Financiamento para Energia Solar;

Cartões.

Outro aspecto importante é o de que, em 2023, o foco do NEXO está em quatro pilares básicos, voltados para proporcionar e democratizar a cultura de experimentação. Confira mais sobre eles a seguir.

O NEXO é um ótimo recurso para a inovação disruptiva no setor financeiro de crédito.

Principalidade

A principalidade tem o objetivo de garantir que todos os clientes tenham condições de acessar produtos e serviços de crédito adequados com as suas necessidades e propostas.

Visão do Cliente

Tem o objetivo de desenvolver soluções baseadas em comportamentos, experiências e feedback dos clientes, tudo isso para assegurar que eles recebam o melhor serviço possível.

Modelos Comportamentais

Esse pilar tem o objetivo de aprimorar os modelos comportamentais para prever as necessidades e intenções dos clientes. A partir disso se torna possível disponibilizar as melhores soluções de crédito.

Open Finance

O objetivo do Open Finance é desenvolver soluções que permitam a integração de serviços de diferentes instituições financeiras, para proporcionar aos clientes maior flexibilidade e controle sobre suas finanças, assim como ofertas personalizadas.

Com esses pilares, o NEXO coloca o estímulo a iniciativas no centro das discussões, apoiando na divulgação da inovação disruptiva e da inovação incremental.

Você sabe qual é a diferença entre elas? Prossiga a leitura e saiba mais sobre esse assunto.

Qual é a diferença entre inovação disruptiva e inovação incremental?

A inovação disruptiva é um procedimento que utiliza a tecnologia para substituir ou transformar uma solução. Por meio dela é possível modificar serviços ou produtos, os tornando mais acessíveis e voltados para o contexto digital.

Na prática, o objetivo da inovação disruptiva pode estar na geração de uma solução mais eficiente, acessível e simples, substituindo uma mais obsoleta.

Não é por acaso que a inovação disruptiva se torna uma grande aliada para gestores otimizarem a experiência dos clientes, entregando mais qualidade.

Enquanto isso, a inovação incremental é a aplicação de pequenas melhorias e alterações em uma solução ou produto já existente.

O NEXO, por exemplo, foca na inovação disruptiva, pois desenvolve e implementa soluções novas, apresentando uma metodologia consolidada nas suas atividades, conduzindo iniciativas de inovação eficazmente e com resultados tangíveis.

Porém, ainda assim, o NEXO não deixa de lado métodos que estimulam também a inovação incremental nos times. Afinal, por meio do estudo e análise da tecnologia e inovação é possível implementar melhorias aos produtos de crédito existentes, por exemplo.

O que faz o NEXO?

O NEXO auxilia a inovação incremental e disruptiva por meio de parcerias estratégicas com startups.

O NEXO tem diferentes atribuições com foco em consolidar um modelo coeso para capturar e analisar resultados. Um exemplo disso é a realização de testes avaliando ideias inovadoras.

Com isso, é possível identificar oportunidades de forma mais eficiente, considerando dados precisos para adquirir bons resultados, especialmente no setor de crédito.

Além disso, o NEXO auxilia no fortalecimento do banco BV no mercado, na ampliação de sua base de clientes e no desenvolvimento de produtos e serviços financeiros mais adaptados às necessidades e expectativas dos consumidores.

Para entender melhor as vantagens do NEXO, vale destacar que ele:

- Promove e melhora processos por meio da metodologia ágil e com o cliente no centro;

- Traz foco na inovação disruptiva, promovendo a entrega de valor por meio de um crédito responsável ao cliente;

- Identifica oportunidades de maneira mais eficiente e toma decisões embasadas em dados;

- Viabiliza a inovação incremental do BV apoiando com novas metodologias;

- Realiza pesquisas com o cliente para mapear necessidades e melhorias;

- Faz busca ativa e passiva por parcerias com empresas e startups;

- Contempla a inovação inserida no negócio com agentes de inovação ambidestros, aliados a uma metodologia e entregas sólidas.

Iniciativas do NEXO no BV

O NEXO conseguiu entregar valor e consolidar uma cultura de experimentação de forma sólida.

O NEXO já analisou mais de 40 startups com o intuito de encontrar soluções inovadoras, sempre com o intuito de estabelecer parcerias estratégicas.

Além disso, já foram efetuados diferentes experimentos para consolidar ideias e soluções, destacando a característica experimental do NEXO. E algumas iniciativas bem sucedidas do NEXO podem ser conferidas abaixo.

IAssessments

A parceria entre NEXO e IAssessments utiliza um modelo baseado em um formulário respondido pelo cliente sobre o comportamento financeiro dele. Assim, é possível avaliar a sua capacidade de crédito de forma inovadora e eficaz.

Esse projeto abriu caminho para uma abordagem mais sofisticada da análise de crédito, trazendo aprovações de financiamento mais precisas e beneficiando tanto o banco quanto os clientes.

Klavi

A colaboração com a Klavi trouxe avanços significativos na adoção do Open Finance pelo banco. Por meio dessa parceria, foi possível a criação de políticas mais personalizadas e benefícios direcionados aos clientes, fortalecendo o relacionamento com eles e aprimorando a oferta de produtos e serviços do banco.

Méliuz

A parceria permitiu que o BV passasse a oferecer produtos financeiros para os clientes da Méliuz. Essa colaboração com o NEXO, abriu novas oportunidades de negócios, como novos públicos e maior presença no mercado, além, é claro, de trazer mais facilidade financeira para os usuários.

Essas parcerias desenvolvidas pelo NEXO demonstram o compromisso do banco BV em impulsionar a inovação no setor financeiro. Afinal, ao usar soluções tecnológicas, análises comportamentais e parcerias estratégicas, torna-se mais fácil oferecer uma experiência otimizada para os seus clientes.

Assim, o NEXO é uma grande evolução para a busca de novas soluções inovadoras. Isso pode ser visto através da sua atuação durante seu primeiro ano de projeto, no qual conquistamos:

- Contato com mais de 45 startups em busca de soluções inovadoras, demonstrando o esforço em encontrar parcerias estratégicas;

- Foram conduzidos 23 experimentos em 1 ano de núcleo para validar ideias e soluções, mais ágeis, ampliando a cultura de experimentação de forma sólida;

- Foram conduzidas dinâmicas de ideação com diversas áreas do negócio, produto, estratégia entre outras, o que gerou mais de 200 ideias, destacando a capacidade criativa e de geração de insights.

Gostou de entender mais sobre o NEXO? Então, confira nossas outras iniciativas de Inovação no blog BV Inspira!

“Através do nosso blog você tem acesso às informações atualizadas e relevantes do mercado financeiro. No entanto, as informações aqui apresentadas têm como única intenção o caráter informativo, estando baseadas em dados de conhecimento público, não significando, portanto, quaisquer compromissos por parte do Banco BV e não constituem uma obrigação ou um dever para o leitor. O conteúdo disponibilizado é elaborado por terceiros e publicado pelo Banco BV. O Banco BV e suas empresas coligadas se eximem de qualquer responsabilidade por quaisquer prejuízos, diretos ou indiretos, que venham a decorrer da utilização deste material e de seu conteúdo. Dúvidas, sugestões e reclamações, entre em contato com o Serviço de Atendimento ao Cliente pelo telefone 0800 728 0083 ou pelo e-mail sac@bv.com.br. Deficientes Auditivos e de Fala: 0800 701 8661. Se desejar entrar em contato com a Ouvidoria, ligue para 0800 707 0083 (Deficientes Auditivos e de Fala: 0800 701 8661)”.

Atendimento BV