O que a área de inovação faz no BV?

Entenda o papel da área de inovação no BV

Categoria: Inovação

Categoria: Inovação

O início de tudo

A jornada de inovação aberta do banco BV iniciou em 2018, fazendo duas grandes movimentações.

A primeira foi montar uma área de Corporate Venture Capital, investindo em startups e criando modelos de negócio através do BV/vc (Venture Capital). E a segunda foi criar uma área de inovação, com o objetivo inicial de integrar startups com as nossas áreas de negócio.

Em 2021, a área de inovação do banco BV se transformou na principal catalisadora de open innovation da empresa. Criou um polo em Israel, identificado como um dos países mais inovadores do mundo e, também, um programa de inovação que contempla seis iniciativas com objetivos complementares.

Conheça as iniciativas do programa de inovação BV

- Inovação aberta: conecta necessidades e oportunidades do BV com soluções do ecossistema de inovação (startups).

- Núcleo de Inovação em dados: expande a experimentação de hipóteses com novos dados, modelos e metodologias.

- Google Cloud DTP (Digital Transformation Partnership): inova através de experimentação com dados e experiências digitais no contexto da parceria.

- “Limpa trilhos” de Inovação: facilita a inovação através da criação de habilitadores e retirada de “bloqueios”.

- Conexão, marca e conhecimento: conecta e participa do ecossistema de inovação, além de promover o conhecimento sobre o assunto às áreas da empresa.

- Tendências & Emerging Tech: conecta tendências emergentes para construir o BV do futuro.

Parcerias

Desde a criação da área de inovação, o banco BV realizou diversas parcerias importantes, como a criação de projetos para novos produtos digitais e de coinovação com o Google Cloud. Além disso, tornaram-se parceiros do Distrito (Plataforma de inovação), ABStartups (Associação Brasileira de Startups), ABFintechs (Associação Brasileira de Fintechs) e da Startup Nation Central (a maior plataforma de israelense da área), estabelecendo também uma relação significante com o Senai CIMATEC (Instituição Educacional de Tecnologia) para criação de soluções em tecnologias emergentes.

De dentro para fora

Gerar novos insights, conexões e aprendizados é uma das primícias da área de inovação. Por isso, a empresa também promove encontros como “Inovando com o Ecossistema” e “Startup Day”, que tem como objetivo conectar os setores do banco com players do ecossistema de inovação. Também gera multiplicadores com a “Rede de Inovação”, uma iniciativa que traz em seu repertório encontros para o desenvolvimento da pauta com uma seleção de colaboradores da empresa.

A inovação como uma constante

Para inovar, é preciso transformar, mudar e não ter medo de errar.

A colaboração com o ecossistema de inovação é permanente, e o banco BV vem trabalhando constantemente para criar ideias que geram valor, tragam a melhor experiência ao cliente, novos produtos e impacte positivamente a vida das pessoas. São mais de 300 soluções e 124 startups que apresentaram seus projetos para as áreas envolvidas. Estas interações já resultaram em mais de 25 experimentações com startups (PoC – prova de conceito).

O programa de inovação no banco BV continua em progresso, estando presente na vida de seus colaboradores e no ecossistema.

“Através do nosso blog você tem acesso às informações atualizadas e relevantes do mercado financeiro. No entanto, as informações aqui apresentadas têm como única intenção o caráter informativo, estando baseadas em dados de conhecimento público, não significando, portanto, quaisquer compromissos por parte do Banco BV e não constituem uma obrigação ou um dever para o leitor. O conteúdo disponibilizado é elaborado por terceiros e publicado pelo Banco BV. O Banco BV e suas empresas coligadas se eximem de qualquer responsabilidade por quaisquer prejuízos, diretos ou indiretos, que venham a decorrer da utilização deste material e de seu conteúdo. Dúvidas, sugestões e reclamações, entre em contato com o Serviço de Atendimento ao Cliente pelo telefone 0800 728 0083 ou pelo e-mail sac@bv.com.br. Deficientes Auditivos e de Fala: 0800 701 8661. Se desejar entrar em contato com a Ouvidoria, ligue para 0800 707 0083 (Deficientes Auditivos e de Fala: 0800 701 8661)”.

Atendimento BV