O início de tudo
A jornada de inovação aberta do banco BV iniciou em 2018, fazendo duas grandes movimentações.
A primeira foi montar uma área de Corporate Venture Capital, investindo em startups e criando modelos de negócio através do BV/vc (Venture Capital). E a segunda foi criar uma área de inovação, com o objetivo inicial de integrar startups com as nossas áreas de negócio.
Em 2021, a área de inovação do banco BV se transformou na principal catalisadora de open innovation da empresa. Criou um polo em Israel, identificado como um dos países mais inovadores do mundo e, também, um programa de inovação que contempla seis iniciativas com objetivos complementares.
Conheça as iniciativas do programa de inovação BV
- Inovação aberta: conecta necessidades e oportunidades do BV com soluções do ecossistema de inovação (startups).
- Núcleo de Inovação em dados: expande a experimentação de hipóteses com novos dados, modelos e metodologias.
- Google Cloud DTP (Digital Transformation Partnership): inova através de experimentação com dados e experiências digitais no contexto da parceria.
- “Limpa trilhos” de Inovação: facilita a inovação através da criação de habilitadores e retirada de “bloqueios”.
- Conexão, marca e conhecimento: conecta e participa do ecossistema de inovação, além de promover o conhecimento sobre o assunto às áreas da empresa.
- Tendências & Emerging Tech: conecta tendências emergentes para construir o BV do futuro.
Parcerias
Desde a criação da área de inovação, o banco BV realizou diversas parcerias importantes, como a criação de projetos para novos produtos digitais e de coinovação. Além disso, tornaram-se parceiros da ABStartups (Associação Brasileira de Startups) e ABFintechs (Associação Brasileira de Fintechs) para criação de soluções em tecnologias emergentes.
De dentro para fora
Gerar novos insights, conexões e aprendizados é uma das primícias da área de inovação. Por isso, a empresa também promove encontros como “Inovando com o Ecossistema” e “Startup Day”, que tem como objetivo conectar os setores do banco com players do ecossistema de inovação. Também gera multiplicadores com a “Rede de Inovação”, uma iniciativa que traz em seu repertório encontros para o desenvolvimento da pauta com uma seleção de colaboradores da empresa.
A inovação como uma constante
Para inovar, é preciso transformar, mudar e não ter medo de errar.
A colaboração com o ecossistema de inovação é permanente, e o banco BV vem trabalhando constantemente para criar ideias que geram valor, tragam a melhor experiência ao cliente, novos produtos e impacte positivamente a vida das pessoas. São mais de 300 soluções e 124 startups que apresentaram seus projetos para as áreas envolvidas. Estas interações já resultaram em mais de 25 experimentações com startups (PoC – prova de conceito).
O programa de inovação no banco BV continua em progresso, estando presente na vida de seus colaboradores e no ecossistema.