Conheça aqui as principais usinas solares fotovoltaicas no mundo!

A busca por formas mais sustentáveis de geração de eletricidade levou a grandes e inovadoras conquistas. É o que você verá aqui!

Categoria: Financiamento para Energia Solar

Ao redor do planeta, cada vez mais, empresas, governos e cidadãos procuram formas mais sustentáveis de viver. Essa busca se torna fascinante, à medida em que favorece o desenvolvimento de soluções criativas e inovadoras para que a chamada pegada ambiental deixe marcas mais suaves na natureza, ajudando a preservar a vida.

O uso de fontes renováveis de energia é uma das ações que atendem a esse conceito. São recursos naturais que não se esgotam e, por isso, permitem que tenhamos acesso à eletricidade, sem a necessidade de agredir o meio ambiente. A instalação de usinas solares no mundo é uma amostra disso.

Quer conhecer mais sobre elas e entender por que é tão importante que haja mais incentivo para o uso de energia renovável e sustentável? Continue a leitura deste post!

Qual é a importância da energia renovável?

O nome já dá uma pista de como a energia renovável pode ajudar a salvar o desenvolvimento econômico e social nos próximos anos em todo o mundo: seus recursos não se esgotam. Diferente dos combustíveis fósseis, por exemplo, que correm o risco de ser extintos e ainda prejudicam o meio ambiente com o seu uso.

O uso de fontes de energia renovável tem potencial para zerar a emissão de gases do efeito estufa. Além disso, preserva os recursos naturais e promove economia nas contas de luz, tanto da população quanto das empresas e setor industrial.

Um estudo mostra que, apenas no Brasil, é possível ter uma matriz energética 100% renovável e limpa até o ano de 2050. Seria incrível, não acha? Além das vantagens que já apontamos, um benefício importante é a redução do risco de ocorrer os chamados "apagões", que têm sido mais frequentes.

Tem mais: as fontes de energia não renovável, um dia, vão acabar. Isso pode se tornar um problema grave a longo prazo, não apenas pelos danos ambientais, mas, também, pelas questões sociais e econômicas. Portanto, a mudança de paradigma é urgente.

Quais são as principais usinas solares no mundo?

As usinas solares têm sido uma grande aposta na utilização de fontes de energia renovável em todo o mundo porque têm baixo custo de instalação e por não agredir o meio ambiente. Além desse apelo sustentável, a manutenção delas é simples e econômica, em relação a outras matrizes energéticas usadas até agora.

Como vimos no estudo mencionado, há uma grande possibilidade de a energia solar ser uma das principais fontes utilizadas pelos países até a metade desse século para a produção de eletricidade. Tudo isso é possível, claro, por causa dos avanços tecnológicos conquistados desde as primeiras instalações, nos anos 1980.

As usinas solares no mundo funcionam a partir da instalação de plantas com um conjunto de placas móveis em terrenos planos, localizados em áreas com alta incidência de luz solar, ou seja, que apresentam pouca nebulosidade. Isso torna o sistema mais eficiente e capaz de movimentar a turbina conectada ao gerador de energia elétrica.

Como isso ocorre? A luz nas placas (ou espelhos) aquece a água encanada, formando o vapor que vai fazer a turbina funcionar e gerar eletricidade. Então, ela é conduzida à distribuidora e levada até casas, comércios, indústrias ou áreas rurais. Conheça, a seguir, algumas das principais usinas solares no mundo!

Yanchi Solar Park (China)

Os chineses realmente estão apostando na energia solar como solução econômica e sustentável. Nesse parque solar, que entrou em operação em 2016, a geração é de 820 MW. No total, a usina tem 27 quilômetros quadrados, um espaço equivalente à área de Macau, no Sul da China, e pode ser vista do espaço. Impressionante, não é?

Tengger Desert Solar Park (China)

Também na China, essa usina é considerada a maior do mundo, ocupando 1200 quilômetros e com potência instalada de 1547 MW. Ela recebeu o apelido de "Grande Muralha Solar".

Kurnool Ultra Mega (Índia)

A capacidade dessa usina é de 1000 MW, no parque solar que ocupa uma área total de 24 mil quilômetros quadrados. O gigante tem nada menos que quatro milhões de painéis solares!

PV Vilanueva (México)

Esse parque fica localizado no município de Viesca, sendo conhecido como a maior usina solar da América do Norte. São mais de 2,6 milhões de painéis que atingem a geração de 1.700 GWh anualmente.

Kamuthi Solar Power Station (Índia)

Aqui, os números também impressionam:

-2,5 milhões de módulos solares;

-6 mil quilômetros de cabeamento;

-construção em apenas oito meses;

-área total equivalente a 950 campos de futebol;

-produção de energia para 750 mil pessoas.

Usina Solar Pirapora (Brasil)

Nosso país não poderia ficar de fora da nossa lista de usinas solares no mundo, não acha? Nesse primeiro exemplo, mostramos o potencial brasileiro na utilização de fontes renováveis de energia. A usina de Pirapora, em Minas Gerais, consegue atender a 400 mil residências, produzindo 321 MW.

Usina Solar Nova Olinda (Brasil)

Essa já foi considerada a maior usina solar da América do Sul, sabia? Ela fica localizada no Piauí, ocupa 690 hectares, com capacidade de 292 MW gerados por suas 930 mil placas solares.

Complexo Solar Lapa (Brasil)

Aqui, estamos falando de duas plantas, ambas em Bom Jesus da Lapa, na Bahia. No total, o complexo é capaz de gerar 158 MW, podendo fornecer energia para até 166 mil famílias anualmente.

Fazenda Solar da Disney (Estados Unidos)

Não é só o Mickey Mouse e tantos outros personagens que são capazes de impressionar os visitantes da Disney. O parque construiu sua própria fazenda solar, que tem o formato da cabeça do ratinho mais famoso do mundo. Ela ocupa uma área de oito hectares e fica perto do World Drive, em Orlando, com capacidade de atender a mil residências.

Por que a construção dessas usinas é importante?

A construção de usinas solares no mundo tem sido priorizada nas regiões em que a incidência de luz do sol é marcante e possibilita a geração de eletricidade suficiente para abastecer a população. Além de ser mais econômica, essa é uma fonte de energia renovável e limpa, promovendo a sustentabilidade e reduzindo os custos para o público final.

Além do mais, trata-se de uma forma de gerar mais autonomia e diminuir as chances de as pessoas sofrerem com os apagões energéticos. Por isso, cada vez mais, o investimento em energia solar tem crescido ao redor do planeta.

Como vimos, as usinas solares no mundo todo têm se tornado soluções impressionantes para que nossa capacidade de geração de eletricidade aumente, sem impactar o meio ambiente. O Brasil tem um forte potencial nesse segmento, até mesmo, com incentivos do governo para isso.

Interessante conhecer essas iniciativas que ajudam a proteger o meio ambiente, não acha? Agora, compartilhe este conteúdo nas suas redes sociais!

Atendimento BV

Este site usa cookies e outras tecnologias semelhantes de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade, o que pode acarretar no tratamento de dados pessoais. Ao continuar navegando, você declara estar ciente dessas condições.