Quais são as peças que compõem um kit de energia solar? Descubra

Entenda o que é e como funciona um kit de energia solar!

Categoria: Financiamento para Energia Solar

Um kit de energia solar é composto por várias peças, cada uma com um papel fundamental para que o sistema de energia fotovoltaico funcione em sua máxima potência. Contudo, muitas pessoas não sabem quais componentes compõem esse kit, podendo se confundir na hora de analisar o investimento em energia solar.

Para auxiliar nesse entendimento, preparamos um conteúdo que vai tirar todas as suas dúvidas acerca deste assunto, facilitando sua tomada de decisão. Continue a leitura para saber mais!

O que é um kit de energia solar?

O kit de energia solar é um conjunto de peças que compõem um sistema fotovoltaico, que usa captação solar para gerar energia. Dentro desse kit, cada peça tem a sua função, sendo todas de muita importância para o funcionamento correto do equipamento, permitindo uma produtividade mais efetiva possível.

É importante saber dessas informações, seja para quando for vender esses equipamentos, seja na hora de decidir o uso dessa tecnologia, de modo que não haja nenhuma dúvida sobre o que será instalado.

Com um diagrama sobre energia solar, fica ainda mais fácil entender como funciona todo o sistema, desde a captação até a distribuição da energia.

Quais os tipos de kits de energia solar?

Conheça melhor as opções de kit de energia solar e sua diversidade nos tópicos a seguir!

On grid

O sistema fotovoltaico on grid trabalha em comunhão com a concessionária, captando a energia solar durante o dia e convertendo para energia elétrica. Esse processo é feito por meio de equipamentos como: painéis solares, controladores de carga, cabeamento e inversor.

À noite ou em momentos nos quais não seja possível essa captação natural, por não contar com armazenamento de energia, o sistema utiliza a eletricidade fornecida pela rede da concessionária.

Nesse caso, o inversor solar tem papel fundamental, pois, por meio de sua instalação entre o gerador de energia solar e o da concessionária, é possível captar a corrente contínua e convertê-la, deixando-a pronta para uso.

Off grid

Já o sistema off grid tem autonomia suficiente para não depender da rede elétrica da concessionária, pois ele faz o armazenamento de energia com eficiência por meio de suas baterias solares, que garantem o fornecimento de energia mesmo quando não há produção.

Esse modelo é utilizado em locais sem acesso à rede elétrica ou até para manter ativo algum equipamento fora das instalações da concessionária. Ao utilizar esse sistema, é necessário que se tenham alguns componentes, tais como: painéis solares, baterias para armazenamento, inversor autônomo e controladores de carga.

O sistema off grid requer um investimento financeiro maior, já que deve ser levado em consta as suas necessidades, o modo como será implantado, a carga a ser utilizada e o valor de potência.

Residencial

Aqui, os equipamentos têm uma estrutura própria para serem fixadas nos telhados ou telhas de barro das residências. Seu funcionamento semelhante à fotovoltaica on grid, ou seja, também em comunhão com a concessionária. O kit conta com painéis solares, inversor, cabeamento, estrutura para fixação e conectores.

Rural

O sistema de energia solar rural ainda está em crescimento por aqui e não tem completamente o incentivo governamental para redução do alto custo de investimento. No entanto, a solução está disponível e é indicada para sistemas de irrigação de plantas, bombeamento de água, refrigeração e fonte de energia para cercas elétricas.

Quais são as principais peças do kit?

O kit de energia solar é composto por três partes: bloco gerador, bloco de condicionamento de potência e bloco de armazenamento. Cada parte é composta por peças fundamentais para o funcionamento correto do sistema. Vamos conhecê-las a seguir!

Bloco gerador

Conheça, abaixo, as peças que fazem parte do bloco gerador.

Painéis solares

Os painéis solares são considerados o principal item do sistema fotovoltaico, pois são os responsáveis por captar a energia solar e convertê-la para energia elétrica. Eles são formados por células fotovoltaicas compostas por elétrons que, quando atingidas diretamente pela radiação do sol, produzem corrente elétrica.

A manutenção exige apenas uma limpeza regular, de modo a garantir seu completo potencial durante o funcionamento. É preciso, porém, sempre utilizar luvas de borracha e atentar a qualquer fio solto ou oxidado, que possa provocar algum acidente.

Antes de instalá-los, deve-se analisar bem o espaço disponível, a demanda de energia e o local onde será colocado, sendo o telhado, o local indicado para soluções residenciais, devido o acesso facilitado à luz solar. Seu tempo de vida útil, em condições normais, é de 25 anos e podem ser encontrados em três diferentes modelos: monocristalinos, policristalinos e filme fino.

Estruturas de suporte

Como o nome já diz, são os materiais responsáveis por suportar os painéis solares. Para escolher corretamente essas estruturas, é necessário considerar o modelo dos painéis, o local que serão instalados e sua composição, além da inclinação que ficarão posicionados.

Elas podem ser de estrutura metálica fixa ou com ângulo de inclinação ajustável, permitindo escolher o que melhor se adéqua às necessidades da instalação.

Cabos

Os componentes são ligados por meio dos cabos, para que seja possível levar a energia até o seu destino. Também devem ser adquiridos de acordo com a instalação que será feita e do painel a ser utilizado, além da distância entre um componente e outro.

Confira os tipos de cabos utilizados:

  • cabos de módulo ou fileira — protegem a rede contra curto-circuito;
  • cabos DC — responsáveis por ligar gerador e inversor;
  • cabos de ramal AC — que interliga o receptor à rede receptora.

Bloco de condicionamento de potência

Agora, vamos entender como o bloco de condicionamento é composto.

Inversores

Se os painéis são considerados o coração do sistema fotovoltaico, os inversores podem ser chamados de cérebro desse equipamento. Sua principal função é converter a corrente contínua em corrente alternada, deixando-a pronta para uso pela maioria dos aparelhos eletrônicos nas residências.

Controladores de carga

Eles têm a função de proteger as baterias, controlando seu processo de carga e descarga, por meio de medições de tensão e controle de intensidade. Desse modo, a vida útil dos equipamentos é prolongada e garante-se mais eficiência na produção e no armazenamento de energia.

Os controladores de carga são responsáveis por reduzir a intensidade da corrente à medida que a bateria se aproxima de sua carga máxima. Além disso, impede que seu descarregamento chegue a um nível que coloque em risco a integridade do equipamento. Outras características desse componente, são:

  • proteger contra corrente reversa;
  • controlar a descarga;
  • proteger contra sobrecarga;
  • compensar a temperatura.

Bloco de armazenamento

Por fim, vamos conhecer melhor o bloco de armazenamento.

Baterias

Como já falamos do coração e do cérebro do sistema fotovoltaico, não poderia faltar o pulmão desse equipamento, sendo composto pelas baterias.

São elas que garantem o fornecimento de energia elétrica em sistemas autônomos (off grid), quando há pouca ou nenhuma incidência de radiação solar nas placas, sendo uma fonte alternativa de energia para que tudo se mantenha funcionando perfeitamente.

Como você pôde ver, o kit de energia solar é fundamental para o funcionamento do sistema fotovoltaico. Contudo, é importante investir em peças de qualidade, pois elas entregam durabilidade e garantem maior eficiência em longo prazo. Além disso, é indicado sempre obter mais informações sobre energia sustentável e seus benefícios.

Tem interesse nessa solução? Entre em contato conosco para saber como nosso financiamento para energia solar pode ajudar você ou para que possamos sanar alguma possível dúvida!

Atendimento BV

Este site usa cookies e outras tecnologias semelhantes de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade, o que pode acarretar no tratamento de dados pessoais. Ao continuar navegando, você declara estar ciente dessas condições.