Um kit para energia solar é composto por várias peças, cada uma com um papel fundamental para que o sistema de energia fotovoltaico funcione em sua máxima potência. Contudo, muitas pessoas não sabem quais componentes fazem parte desse kit, podendo se confundir na hora de analisar o investimento em energia solar.
Para auxiliar nesse entendimento, preparamos um conteúdo que vai tirar todas as suas dúvidas acerca deste assunto, facilitando sua tomada de decisão. Continue a leitura para saber mais!
Afinal, o que é um kit de energia solar?
O kit de energia solar é um conjunto de peças que compõem um sistema fotovoltaico, que usa captação solar para gerar energia. Dentro desse kit, cada peça tem a sua função, sendo todas de muita importância para o funcionamento correto do equipamento.
É importante saber dessas informações, seja para quando for vender esses equipamentos, seja na hora de decidir o uso dessa tecnologia, de modo que não haja nenhuma dúvida sobre o que será instalado.
Quais os tipos de kits de energia solar?
O tipo de kit de energia solar ideal vai depender do sistema instalado em sua casa ou negócio. Conheça melhor as alternativas possíveis nos tópicos a seguir!
Kits para sistemas on-grid
O sistema fotovoltaico on-grid trabalha em comunhão com a concessionária, captando a energia solar em momentos de incidência e convertendo-a para energia elétrica. Esse processo é feito por meio de alguns equipamentos, como: painéis solares, controladores de carga, cabeamento e inversor.
À noite ou em momentos nos quais não seja possível essa captação natural, por não contar com armazenamento de energia, o sistema utiliza a eletricidade fornecida pela rede da concessionária.
Nesse caso, o inversor solar tem papel fundamental, pois, por meio de sua instalação entre o gerador de energia solar e o da concessionária, é possível captar a corrente contínua e convertê-la, deixando-a pronta para uso.
Kits para sistemas off-grid
Já o sistema off-grid, por sua vez, tem autonomia suficiente para não depender da rede elétrica da concessionária, pois ele faz o armazenamento de energia com eficiência por meio de suas baterias solares, que garantem o fornecimento de energia mesmo quando não há produção.
Esse modelo é bastante utilizado em negócios, pois eles ficam livres de apagões vindos da concessionária e, assim, é possível evitar a perda de vendas. Ao aderir a esse sistema, é necessário que se tenham alguns componentes, tais como: painéis solares, baterias para armazenamento, inversor autônomo e controladores de carga.
O sistema off-grid, geralmente, requer um investimento financeiro maior, já que deve ser levado em conta as suas necessidades, o modo como será implantado, a carga a ser utilizada e o valor de potência.
Para facilitar o acesso ao sistema de energia solar de sua preferência, o banco BV conta com uma linha exclusiva de Financiamento para Energia Solar. As taxas são acessíveis e a primeira parcela só é paga depois de 120 dias. Conheça já essa opção!
O que compõe o kit de energia solar?
O kit de energia solar é composto por três partes: bloco gerador, bloco de condicionamento de potência e bloco de armazenamento.
Cada parte, por sua vez, é composta por peças fundamentais para o funcionamento correto do sistema. Vamos conhecê-las a seguir!
Bloco gerador
Conheça, abaixo, quais peças fazem parte do bloco gerador e as suas principais características.
Painéis solares
Os painéis solares são considerados os principais itens de um sistema fotovoltaico on-grid, pois são os responsáveis por captar a energia solar e convertê-la para energia elétrica. Eles são formados por células fotovoltaicas compostas por elétrons que, quando atingidas diretamente pela radiação do sol, produzem corrente elétrica.
A manutenção das placas solares exige apenas uma limpeza regular, de modo a garantir seu completo potencial durante o funcionamento. É preciso, porém, sempre contar com uma empresa especializada para realizar esse procedimento.
Antes de instalar os painéis, é preciso analisar bem o espaço disponível, a demanda de energia e o local onde será colocado, sendo o telhado o mais indicado para soluções residenciais, devido ao acesso facilitado à luz solar.
Geralmente, o tempo de vida útil dessas peças, em condições normais, é de 25 anos. Além disso, os painéis solares podem ser encontrados em três diferentes modelos, sendo eles: monocristalinos, policristalinos e filme fino.
Estruturas de suporte
Como o próprio nome já diz, as estruturas de suporte são os materiais responsáveis por suportar os painéis solares. Para escolher corretamente essas estruturas, é necessário considerar o modelo dos painéis, o local em que serão instalados e a sua composição, além da inclinação sobre a qual ficarão posicionados.
Elas podem ser de estrutura metálica fixa ou com ângulo de inclinação ajustável, permitindo escolher o que melhor se adequa às necessidades da instalação.
Cabos
Os componentes listados acima são ligados por meio dos cabos, para que seja possível levar a energia até o seu destino. Também devem ser adquiridos de acordo com a instalação que será feita e do painel a ser utilizado, além da distância entre um componente e outro.
Confira os tipos de cabos mais utilizados:
- Cabos de módulo ou fileira: protegem a rede contra curtos-circuitos;
- Cabos DC: responsáveis por ligar gerador e inversor;
- Cabos de ramal AC: interligam o receptor à rede receptora.
Bloco de condicionamento de potência
Além do bloco gerador, também há os equipamentos do bloco de condicionamento de potência. Vamos entender quais peças o compõem abaixo:
Inversores
Se os painéis são considerados o coração do sistema fotovoltaico, os inversores podem ser comparados a uma espécie de cérebro desse equipamento. Sua principal função é converter a corrente contínua em corrente alternada, deixando-a pronta para uso pela maioria dos aparelhos eletrônicos nas residências.
Controladores de carga
Nos sistemas de energia solar off-grid, os controladores de carga têm a função de proteger as baterias, controlando seu processo de carga e descarga, por meio de medições de tensão e controle de intensidade. Desse modo, a vida útil dos equipamentos é prolongada, garantindo mais eficiência na produção e no armazenamento de energia.
Os controladores de carga são responsáveis por reduzir a intensidade da corrente à medida que a bateria se aproxima de sua carga máxima. Além disso, eles impedem que seu descarregamento chegue a um nível que coloque em risco a integridade do equipamento. Outras características desse componente são:
- Proteger contra a corrente reversa;
- Controlar a descarga;
- Proteger contra sobrecarga;
- Compensar a temperatura.
Bloco de armazenamento
Por fim, vamos conhecer melhor o bloco de armazenamento, cuja principal peça está presente em sistemas de energia solar off-grid. Confira:
Baterias
Como já falamos do coração e do cérebro do sistema fotovoltaico, não poderia faltar uma peça de extrema importância para os sistemas off-grid – sem dependência da concessionária: as baterias solares.
Elas são alternativas para evitar ou diminuir a dependência de concessionárias de energia elétrica, contribuindo para uma maior independência energética e sustentabilidade.
Financie seu kit para energia solar com o BV!
Como você pôde ver ao longo deste conteúdo, o kit para energia solar é fundamental para o funcionamento do sistema fotovoltaico. Contudo, é importante investir em peças de qualidade, pois elas entregam durabilidade e garantem maior eficiência a longo prazo.
No banco BV, oferecemos uma linha de financiamento capaz de cobrir até 100% dos projetos de energia solar – desde os equipamentos necessários até a instalação. Ao aderir a essa opção de crédito, você tem parcelas fixas e prazos flexíveis.
Se interessou? Então, não deixe de fazer uma simulação do seu financiamento aqui!