Os avanços da tecnologia vêm tornando os sistemas de energia renovável cada vez mais acessíveis para uso residencial. Contudo, é natural que surjam algumas dúvidas na hora de contratar uma empresa para realizar esse serviço. Afinal, o que devemos considerar na hora de escolher o fornecedor para instalar energia solar?
Não se preocupe, a resposta está a seguir! Para ajudar você nesse processo, criamos este conteúdo para explicar o que levar em consideração no momento de definir o seu fornecedor de energia solar. Continue a leitura para saber mais!
4 critérios para escolher um fornecedor de energia solar
Para não ter problemas futuros, existem alguns pontos que precisam ser levados em consideração no momento de escolher um bom fornecedor para a instalação do seu sistema fotovoltaico. São eles:
1. Custo
As dúvidas na hora de fazer um orçamento são comuns. Porém, ainda assim, é possível executar o projeto com tranquilidade. Nesse sentido, um primeiro ponto a se ter em mente é que o custo precisa ser levantado e comparado, mas isso não significa que ele será o principal critério para a escolha.
Nem sempre um orçamento mais barato é o correto. aquela média. Para ter uma ideia de quanto isso costuma custar para projetos residenciais, o BV conta com um Simulador de Financiamento para Energia Solar.
O funcionamento é simples: basta acessar o site e informar alguns dados pessoais e do próprio imóvel e, a partir disso, a plataforma calcula o valor médio com base nas estatísticas que a empresa levanta naquela região.
2. Qualidade do sistema
Outro critério essencial para escolher o fornecedor de energia solar é considerar que a qualidade deve ser o foco principal na hora de comparar opções. Para começar, é fundamental contar com equipamentos confiáveis. Assim, é essencial buscar segurança naquele fornecedor que está escolhendo.
Não conhece as marcas desse tipo de produto? Não se preocupe. Você pode avaliar essa questão observando a reputação daquele fabricante no mercado, por exemplo. Em geral, boa parte dos equipamentos são importados, o que significa que há um bom número de feedbacks disponíveis em sites de avaliação de produtos.
3. Qualidade do serviço prestado
O serviço prestado pelo fornecedor de energia solar diz muito sobre a eficiência do sistema e nos ajuda a entender se podemos confiar naquele projeto.
O fornecedor tem que trazer confiança de que entende sobre aquilo está propondo a você. Por isso, faça uma série de perguntas para verificar se aquela empresa é capaz de explicar em detalhes todo o processo. Alguns pontos a serem esclarecidos são os seguintes:
- O processo de homologação junto à concessionária de energia;
- A disponibilidade de pós-venda;
- O tempo estimado para entrega e instalação.
O prazo total, em média, tende a ficar em torno de 3 meses:
- São cerca de 5 a 10 dias para envio dos equipamentos, que, muitas vezes, vêm de fora do Brasil;
- 1 mês para a concessionária de energia emitir o parecer de acesso;
- Cerca de 2 a 3 dias para instalação residencial, ou 5 dias para um projeto empresarial um pouco maior.
O tempo total pode variar, sendo mais curto em regiões metropolitanas e de fácil acesso, ou mais longo em locais mais distantes. Em todo caso, é fundamental que o fornecedor saiba esclarecer detalhadamente como isso será feito e quais garantias de segurança você tem — o que nos leva para o próximo critério.
4. Suporte antes, durante e depois da instalação
No contato com o fornecedor, é interessante optar por aqueles que estejam ao seu lado nas três fases do processo: pré-venda, instalação e pós-venda. No primeiro passo, por exemplo, é o fornecedor quem entra em contato com a concessionária.
Quanto à segunda fase, já com o contrato assinado, um bom fornecedor é aquele que sabe informar em que etapa está o processo — homologação, envio da mercadoria, instalação, entre outros. O pós-venda, por sua vez, é quando você já tem o sistema instalado e quer se certificar de que ele está gerando os créditos de energia conforme esperado.
Isso envolve, é claro, uma garantia em relação a eventuais problemas de sistema ou infraestrutura que surjam após a instalação. Geralmente, 1 ano é um tempo adequado para se ter como referência, pois é suficiente para que o fornecedor garanta que o sistema está operando corretamente ou mesmo que faça alguns ajustes, se necessário.
No BV, contamos com o seguro de placa solar, que também é uma forma de proteger os sistemas de energia solar contra imprevistos que possam comprometer seu funcionamento e a sua eficiência.
Financiamento para Energia Solar é com o BV!
Por fim, vale destacar a importância de buscar um projeto que não cause grandes impactos tanto na sua rotina, quanto no seu orçamento. O Financiamento para Energia Solar do BV é um bom exemplo disso. Contamos com uma linha focada nesse produto, com a qual só fornecedores homologados no banco conseguem atuar.
Além do simulador de custo disponível em nosso site, o BV oferece um processo rápido e prático para o cliente. A aprovação é ágil e a própria assinatura é facilitada, pois todo o processo é digital. Durante esse contato, o BV tira todas as dúvidas do cliente sobre a formalização e as etapas seguintes.
Com taxas competitivas e um prazo de até 96 meses, as parcelas ficam muito próximas ao valor da sua conta de luz atual — e, muitas vezes, até menores, dependendo da região. O BV oferece carência de 120 dias, o que significa que você tem tempo de finalizar a instalação e reduzir sua conta de luz antes de iniciar o pagamento das parcelas.
Nós temos o comprometimento de tornar esse produto cada vez mais acessível e melhorar o processo. Agora que você já sabe como escolher o fornecedor de energia solar ideal, vale a pena tirar proveito desses benefícios. Se quiser mais detalhes da parte técnica do projeto, basta navegar pelas seções do blog BV Inspira!
Se gostou dessas dicas, que tal conhecer melhor as condições para instalar energia solar na sua casa? Então, entre em contato com o BV e fale com quem é referência no assunto!