Busca Categorias

Descubra mais conteúdos

Publicado em

15/09/23 10:00

por

Equipe BV Inspira

6 erros na hora de pedir empréstimo e como evitá-los!

Está precisando de um dinheiro para resolver alguma situação urgente e quer pedir empréstimo pessoal em um banco? Antes disso, saiba que existem alguns erros na hora de pedir o empréstimo que precisam ser evitados para que você não fique inadimplente ou atrase o pagamento de parcelas.

Quer saber quais são eles? É só continuar lendo!

1. Não pesquisar as condições e os tipos de empréstimo

A primeira dica é sempre pesquisar as melhores ofertas de empréstimo, analisando suas taxas de juros, prazos de pagamentos e, é claro, se as condições são atrativas para você. Isso pode ajudá-lo a escolher a melhor opção para sua situação atual ou meta futura, sem comprometer seu orçamento financeiro.

A pesquisa pelo melhor empréstimo também possibilita que você avalie diferentes cenários de pagamento, como se organizar para um pagamento antecipado ou não das parcelas do crédito, considerando os descontos que podem surgir, imprevistos pessoais, etc.

Além disso, existem diferentes tipos de empréstimo no mercado, como empréstimo consignadoempréstimo com garantiaempréstimo FGTSempréstimo pessoal etc.

Eles têm características específicas que os tornam mais ou menos vantajosos para diferentes necessidades. Uma pesquisa a mais e você poderá encontrar uma opção muito melhor para o que deseja ou precisa!

2. Pegar um valor acima do que pode pagar

É possível que você possa se ver na situação em que precisa solicitar um empréstimo sem desejá-lo. Isso pode fazer com que você escolha parcelas maiores, tanto para quitá-lo o mais rápido possível quanto para evitar pagar muitos juros.

O problema disso é arcar com parcelas maiores do que sua condição financeira atual permite lidar. Isso pode levar à inadimplência, ao pagamento atrasado das parcelas (gerando multas) ou até mesmo à solicitação de outros empréstimos.

Para evitar esse tipo de situação, é importante avaliar bem a sua situação financeira e contratar parcelas que cabem dentro do seu orçamento mensal, sem comprometer as outras conquistas que você quer alcançar!

3. Não ler o contrato detalhadamente

Leia o contrato de empréstimo detalhadamente. Não adianta fugir das letrinhas miúdas e muito menos ter preguiça na hora de analisar o contrato, pois isso pode livrar você de muitos problemas. Sendo assim, avalie pontos como:

  • taxas de juros, multas por atraso e outros encargos;
  • prazo para pagamento;
  • possibilidade de antecipar parcelas e como isso pode ser feito, bem como percentual de desconto envolvido nas antecipações;
  • o que acontece se ficar inadimplente;
  • possibilidade de renegociação (vale perguntar ao banco se não estiver em contrato);
  • como poderá controlar o pagamento das parcelas (em que sistema poderá consultá-los);
  • como os boletos serão enviados para você;
  • quais são os canais de atendimento da instituição financeira etc.

Quanto mais informado sobre o empréstimo você estiver, menor tende ser a probabilidade de você ser pego de surpresa e acabar se endividando. Afinal, ser alguém prevenido é importante!

Mulher sorridente sentada no sofá de casa, digitando no celular. Ela tem cabelos curtos pretos, veste blusa listrada marrom e calça jeans.
Legenda: Leia atentamente o contrato do empréstimo pessoal e não deixei de retirar suas dúvidas.

4. Não entender o que compõe a dívida

Outro descuido é observar apenas os juros cobrados e se esquecer de outras despesas, “taxinhas”, impostos e demais encargos presentes no empréstimo. O mesmo vale para seguros.

Aliás, a somatória deles forma o chamado Custo Efetivo Total (CET), cuja planilha/tabela de cálculo deve ser fornecida ao tomador de crédito pelo banco.

Por isso, ao buscar crédito, lembre-se de solicitar o cálculo do CET para saber realmente qual será o custo do empréstimo desejado.

Às vezes, um empréstimo com juros menores pode ter um CET maior do que outra modalidade com juros maiores, por exemplo.

5. Não se planejar para utilizar o dinheiro da melhor forma

É fundamental traçar metas e definir planejamentos financeiros antes de solicitar um empréstimo, pois dessa maneira será possível verificar com mais facilidade a expectativa de pagamento das parcelas ou até mesmo separar um dinheirinho para imprevistos.

Por isso, listar todos os objetivos para os quais o dinheiro será usado é um primeiro passo para quem irá pedir um empréstimo.

Ter uma boa grana na mão pode despertar um desejo grande de gastá-la com uma série de coisas, como jantar fora, comprar itens para a casa, fazer vários passeios etc.

Mas isso pode fazer com que não só o dinheiro acabe, como ele não seja usado para a finalidade para o qual foi pego. Por isso, planeje bem o que fazer com ele e busque se disciplinar na hora de gastá-lo.

6. Não planejar o pagamento

Além de organizar a forma como utilizar o dinheiro obtido no empréstimo, também é importante montar um bom planejamento financeiro para pagar as parcelas em dia.

Caso contrário, você poderá conseguir o crédito e depois não saberá como pagá-lo. Para evitar isso, responda questões como:

  1. De onde virá o valor das parcelas?
  2. Qual é a porcentagem da sua renda pessoal ou familiar que será usada para quitar as parcelas?
  3. Se algum imprevisto impedir você de usar essa porcentagem de renda, existe outra fonte de recurso que pode ser empregada para pagar as parcelas?

Vale reforçar a importância de checar as condições de pagamento do empréstimo e a possibilidade de renegociação caso não consiga quitá-lo, bem como os juros dessa renegociação.

Normalmente, pedir empréstimo é uma alternativa para quem quer pagar contas e resolver pendências urgentes. Mas, se não houver cuidado com esse processo, é possível ter surpresas desagradáveis que poderão ofuscar os objetivos alcançados com o crédito.

Por outro lado, quando há um bom planejamento e muita atenção com as regras do empréstimo desejado, dá para ter benefícios que vão alavancar os seus sonhos!

Agora que já sabe como evitar esses erros na hora de pedir o empréstimo, está mais confiante para solicitar um crédito? Se sim, aproveite agora e descubra como funciona o empréstimo pessoal BV!

Através do nosso blog você tem acesso às informações atualizadas e relevantes do mercado financeiro. No entanto, as informações aqui apresentadas têm como única intenção o caráter informativo, estando baseadas em dados de conhecimento público, não significando, portanto, quaisquer compromissos por parte do banco BV e não constituem uma obrigação ou um dever para o leitor. O conteúdo disponibilizado é elaborado por terceiros e publicado pelo banco BV. O banco BV e suas empresas coligadas se eximem de qualquer responsabilidade por quaisquer prejuízos, diretos ou indiretos, que venham a decorrer da utilização deste material e de seu conteúdo. O banco BV nunca solicita o envio da sua senha. Nós não pedimos depósitos antecipados para liberação de crédito.

Descubra mais conteúdos

Fale com a gente pelo Whatsapp BV

Aponte a câmera do seu celular pro QR Code aqui em cima e tire suas dúvidas com a gente.
Aproveita e já salva o nosso número: (11) 3003-1616
Fechar