Entenda qual é a importância da saúde dental e cuide da sua

Entenda a importância da saúde dental e veja dicas para começar agora mesmo a cuidar da sua.

Categoria: Seguros

Categoria: Seguros

Cuidar da saúde dental é um passo importante para garantir não só um sorriso bonito, como também um corpo saudável.

Fazer visitas regulares ao dentista, escovar os dentes após as refeições, usar o fio dental e ter uma alimentação equilibrada: todos esses são pontos importantes para que seus cuidados bucais estejam em dia.

Neste post, você saberá mais sobre a importância da saúde dental, como cuidar da sua, assim como os benefícios de investir nessa prática. Confira!

Importância da saúde dental

Muitas pessoas pensam que cuidar da saúde bucal é apenas uma questão de estética. É verdade que manter uma boca saudável, com dentes bonitos e hálito fresco, é importante. Só que saúde bucal vai muito além disso.

Cuidar dos dentes e da boca é, antes de tudo, uma questão de saúde. Afinal, o estado dos dentes, das gengivas e da língua têm influência direta na evolução de doenças, como a diabetes.

Além disso, a saúde bucal pode interferir, até mesmo, na gestação. Veja algumas das enfermidades que a falta de cuidado com a condição oral pode causar:

- cáries;

- doenças cardíacas;

- problemas pulmonares;

- halitose;

- câncer bucal;

- AVC;

- perda dos dentes.

Como manter os cuidados bucais em dia

Agora que você conhece alguns dos problemas que uma má saúde bucal pode causar, é importante saber como manter esses cuidados em dia, certo? É bem simples: assim como planejar metas financeiras, cuidar bem da saúde dos seus dentes é uma questão de hábitos.

Ações diárias, como escovar os dentes após as refeições e ter uma alimentação saudável, são passos importantes. A isso somamos a ida ao dentista com frequência. Veja como manter sua saúde bucal em dia.

Escove os dentes após as refeições

Para garantir uma saúde bucal perfeita, é preciso começar pelo básico: uma boa higienização da boca. Nesse sentido, é importante ter o hábito de sempre escovar os dentes após as refeições.

Além disso, invista em uma boa escova dental e troque o acessório sempre que perceber que ele está desgastado pelo uso. Não se apresse para escovar os dentes: garanta que o procedimento está sendo feito da forma correta.

Use o fio dental

O ideal é usar o fio dental em pelo menos uma das escovações diárias; ou, claro, sempre que sentir necessidade. Essa atitude é importante porque o fio dental é um aliado para atingir espaços aos que a escova de dentes não consegue chegar.

Apesar de sua importância no processo de escovação, muitas vezes o fio dental é deixado de lado, seja pela correria diária ou falta de hábito mesmo. Nesse sentido, faz toda a diferença orientar as crianças a usarem o fio dental desde cedo, para cultivar esse cuidado tão importante para a higiene dos dentes.

Para finalizar o processo de escovação, é indicado o uso de enxaguante bucal. Ao usar o produto após escovar os dentes, você ajuda na eliminação de bactérias que podem causar mau hálito e a formação de placas nos dentes.

Faça visitas regulares ao dentista

Outro passo importante para manter os cuidados bucais em dia é fazer visitas regulares ao dentista. Se possível, visite o consultório pelo menos a cada seis meses para um limpeza dental completa. Se não conseguir comparecer com essa frequência, é importante fazer uma visita anual ao profissional.

Consultas regulares com o dentista ajudam a prevenir problemas mais graves de saúde, além de garantir que os dentes e gengivas estão saudáveis, sem cáries ou inflamações.

O dentista também é o profissional indicado para orientar em relação a possíveis intervenções com impacto estético, como clareamento dental. Ele também pode antecipar problemas, como um siso que precisa ser retirado ou uma inflamação incômoda na gengiva.

Tenha uma alimentação saudável

Para manter a saúde bucal em dia, é importante, ainda, ficar de olho na alimentação. Excesso de produtos industrializados e muito açúcar, por exemplo, podem comprometer a saúde bucal.

Quem quer evitar ficar com os dentes amarelados também deve ter atenção especial ao que consome no dia a dia. Vinho tinto, café e erva-mate podem contribuir para o escurecimento dos dentes e, por isso, é bom moderar o consumo.

Benefícios de investir na saúde dental

Cuidar da saúde dental contribui para evitar doenças e, até mesmo, melhorar a qualidade de vida. Conheça alguns benefícios de não esperar mais para cuidar da saúde da boca e dos dentes.

Evitar doenças bucais

O principal benefício de investir agora mesmo na saúde dental é evitar doenças bucais e outras enfermidades, como diabetes e problemas cardíacos. A prevenção é sempre o caminho mais indicado, então quanto antes você começar a cuidar da saúde bucal, melhor. Coloque isso como um objetivo pessoal.

Manter o sorriso bonito

O aspecto estético é outro ponto a ser considerado quando o assunto é saúde bucal. Ao cuidar dos dentes, você mantém o sorriso bonito. Ter a certeza de que está com saúde da boca em dia, com dentes saudáveis, melhora a autoconfiança.

Ter mais qualidade de vida

Não sentir incômodo na boca ou dor de dente também é algo que faz toda a diferença na qualidade de vida. Ao manter a escovação diária em dia e não perder nenhuma consulta ao dentista, você previne problemas nos dentes, como cáries, antes deles piorarem.

Melhorar as relações sociais

Uma saúde bucal impecável é, ainda, importante para melhorar as relações sociais. Afinal, um sorriso bonito, com dentes brancos, aumenta a autoestima. Como cuidar dos dentes e da boca também é uma forma de garantir um hálito saudável, você sentirá mais segurança para conversar e interagir com outras pessoas.

Cuidar da saúde dental oferece uma série de benefícios. Se você quer melhorar sua qualidade de vida e prevenir doenças, comece agora mesmo a ter atenção a essa parte.

Coloque nossas dicas em prática e considere a contratação de um plano odontológico. Ter uma assistência dental permite não só que você terá o cuidado necessário em caso de emergências odontológicas, como também a chance de contar com profissionais qualificados para o atendimento.

Gostou deste conteúdo sobre saúde dental? Então saiba também como sobre o como manter o equilíbrio nas finanças da casa.

“Através do nosso blog você tem acesso às informações atualizadas e relevantes do mercado financeiro. No entanto, as informações aqui apresentadas têm como única intenção o caráter informativo, estando baseadas em dados de conhecimento público, não significando, portanto, quaisquer compromissos por parte do Banco BV e não constituem uma obrigação ou um dever para o leitor. O conteúdo disponibilizado é elaborado por terceiros e publicado pelo Banco BV. O Banco BV e suas empresas coligadas se eximem de qualquer responsabilidade por quaisquer prejuízos, diretos ou indiretos, que venham a decorrer da utilização deste material e de seu conteúdo. Dúvidas, sugestões e reclamações, entre em contato com o Serviço de Atendimento ao Cliente pelo telefone 0800 728 0083 ou pelo e-mail sac@bv.com.br. Deficientes Auditivos e de Fala: 0800 701 8661. Se desejar entrar em contato com a Ouvidoria, ligue para 0800 707 0083 (Deficientes Auditivos e de Fala: 0800 701 8661)”.

Atendimento BV

Este site usa cookies e outras tecnologias semelhantes de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade, o que pode acarretar no tratamento de dados pessoais. Ao continuar navegando, você declara estar ciente dessas condições.