Qual a importância dos treinamentos à distância e como estruturá-los na empresa?

O treinamento a distância é um recurso de ensino essencial para colaboradores. Veja como estruturar um programa de ensino eficiente na sua empresa.

Categoria: Parceiro Consignado

Categoria: Parceiro Consignado

Em pleno 2020, ainda existe quem tenha preconceito com treinamento a distância nas organizações. Cada vez mais essa alternativa de ensino vem chamando a atenção de gestores e funcionários.

O home office tem sido uma modalidade necessária desde o início do ano. A propósito, para muitas companhias, essa foi a única maneira encontrada para seguir em operação, garantindo a segurança das equipes.

Talvez o maior receio das pessoas seja a ausência da interação presencial com os professores, o que é compreensível em uma população tão calorosa como a nossa. No entanto, quando esses profissionais participam do curso online, a percepção sobre tal recurso muda completamente.

Neste conteúdo, você saberá a importância dos treinamentos a distância e como estruturá-los da melhor forma na sua empresa. Veja!

Como é possível manter equipes de alta performance engajadas?

Enquanto muitos gestores e líderes pensam que a satisfação dos colaboradores é tudo que a empresa precisa, o fato é outro: funcionários contentes nem sempre estão motivados. O verdadeiro engajamento demanda mais do que o reconhecimento do empregado com a organização, seus relacionamentos, benefícios e remuneração — embora essas condições sejam igualmente importantes.

Mais do que satisfeito, um time engajado é composto por talentos que sabem que fazem parte de algo superior, têm autonomia para trabalhar com responsabilidade, metas específicas para atingir e perspectiva de crescimento frequente e contam com um ambiente de colaboração.

Para isso, a capacitação com foco no desenvolvimento de habilidades é indispensável para obter os benefícios mencionados. Afinal, uma equipe devidamente treinada é capaz de conquistar patamares operacionais e mercadológicos elevados.

Qual é a importância de treinar os funcionários?

Funcionários capacitados podem gerar vantagens para as duas partes. Veja os diferenciais que podem ser obtidos.

Crescimento da produtividade

Um dos maiores motivos para capacitar profissionais é o ganho na produtividade operacional. Quando treinados corretamente, os talentos adquirem competências essenciais para seu trabalho. Desse modo, eles se tornam melhor qualificados e trazem resultados estratégicos para a organização.

Os funcionários que apresentam qualificação técnica e teórica para executar suas atividades ficam mais desenvoltos. Além disso, a aprendizagem contínua é um chamariz para valorizar colaboradores e reter talentos. Esses fatores ajudam a elevar a produtividade do time e, por consequência, a qualidade dos produtos e serviços oferecidos pela instituição.

Vantagem competitiva

Uma companhia com pessoal capacitado e um catálogo de mercadorias de primeira têm grande destaque em relação aos seus rivais de mercado. Esse é um efeito natural do treinamento e desenvolvimento profissional. Assim, é possível ter preços atrativos e oferecer atendimentos diferenciados, o que pode colocar sua marca à frente dos concorrentes.

Redução de erros

Treinamentos de qualidade diminuem erros. Isso porque a equipe fica apta para realizar tarefas com rapidez, manusear equipamentos com segurança e utilizar programas com atenção e destreza. Assim, os retrabalhos ficam menos frequentes.

Adesão à cultura e missão da empresa

Sempre que um novato chega à equipe precisa ser treinado sob os princípios da empresa que passou a fazer parte. Quando o talento vem de outra instituição, ele chega acostumado a determinadas formas de trabalho que são incompatíveis com a nova casa, sendo necessário orientar como as coisas funcionam ali.

Atualização operacional e mercadológica

Em geral, praticamente todos os segmentos da atualidade se transformam em uma velocidade enorme. Quem não acompanha as inovações corre o risco de "comer poeira" e perder alcance de mercado. Logo, atualizar o conhecimento dos colaboradores é essencial.

Diminuição de custos

Isso mesmo! Com capacitações à distância, você não necessita investir ou alugar uma estrutura para lecionar seus talentos, poupando dinheiro. Muito menos precisará sobrecarregar os seus funcionários após o expediente, por exemplo. Além disso, cada um pode acessar as aulas a qualquer hora e lugar.

Como estruturar treinamentos a distância eficientes?

Depois de conferir que treinar é o melhor remédio para o sucesso do seu negócio, vamos às dicas de como estruturar ou melhorar o programa de ensino corporativo.

Entenda seu time

Dar feedbacks periódicos, fazer reuniões semanais (presenciais ou por videoconferência) e lançar pesquisas de clima organizacional são práticas fundamentais para compreender a equipe, auxiliando tanto gestores de RH quanto lideranças departamentais.

Além de otimizar o fluxo de tarefas, esses dados evidenciam pontos de tensão e oportunidades de desenvolvimento, garantindo insights que favorecem a criação dos cursos.

Ter um controle sobre a atuação de cada time ajuda a identificar aspectos que necessitam de melhorias. Por exemplo, é possível que alguns profissionais tenham dificuldade em uma mesma atividade.

Nesse caso, sistemas como o CRM podem melhorar seu projeto de treinamento. Esse tipo de programa integra, centraliza e filtra dados sobre a atuação da equipe — um grande recurso a favor da automação na sua companhia.

Forneça os insumos necessários

Para auxiliar na fixação do conhecimento, a empresa deve fornecer materiais de treinamento aos funcionários. Ao definir o cronograma de ensino, providencie com antecedência a disponibilização de acessos, dispositivos e arquivos para estudo.

Traga exemplos

Potencializar o processo de capacitação com cases de sucesso melhora muito o aprendizado dos alunos. Ao montar os conteúdos, pense em maneiras de mostrar a teoria na prática de modo didático e atrativo. Os resultados do próprio time podem servir de exemplo nas aulas, o que facilita a validação e o reconhecimento.

Planeje a interação

Elaborar um treinamento dinâmico e interativo é o segredo para engajar os participantes. Especialmente no ambiente digital, os usuários esperam por agilidade e recursos inovadores. Para ajudar nessa demanda, ofereça conteúdos em diversos formatos (e-books, vídeos, infográficos, webinar etc.).

Para contribuir na assimilação, use ferramentas e linguagens que os profissionais já dominam. Forneça também espaços para discussões, como grupos em redes corporativas e mídias sociais.

Aposte na gamificação

Integrar a lógica dos games ao treinamento a distância promove a adesão da equipe, pois as pessoas gostam de competir. Além de melhorar a aprendizagem e deixar a experiência mais interessante, a gamificação concede prêmios aos participantes, trazendo resultados a partir de disputas saudáveis.

Qual é a importância da tecnologia neste atual contexto de treinamentos a distância?

Tecnologia e treinamentos online andam de mãos dadas. Com essa combinação, podem ser descobertos os horários mais acessados e quem acompanha os conteúdos — tais parâmetros conseguem ajudar na melhoria do ensino.

Além disso, o ambiente digital garante que os funcionários interajam e deixem comentários, perguntas e sugestões. Nas aulas presenciais, isso também é possível, mas não existe tempo suficiente para escutar todos os alunos e conhecer os interesses e deficiências de cada um.

Pela Internet, é viável ainda disponibilizar testes após cada aula para facilitar a assimilação da matéria e recompensar os profissionais de acordo com os avanços no treinamento. Essa abordagem favorece o engajamento e a motivação.

Com o apoio das recomendações mencionadas, você montará uma boa estrutura de treinamento a distância na sua companhia. Para isso, basta colocar tais dicas em prática agora mesmo. Dessa forma, vai investir no conhecimento do seu capital humano de maneira estratégica e competitiva.

Se você gostou deste conteúdo e quer ficar por dentro de novidades, siga nossa página no Facebook, no Instagram e no LinkedIn.

Atendimento BV

Este site usa cookies e outras tecnologias semelhantes de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade, o que pode acarretar no tratamento de dados pessoais. Ao continuar navegando, você declara estar ciente dessas condições.