Você conhece o e-NPS? Reconheça a importância dessa métrica!

Quer conhecer a importância do indicador e-NPS? Então, este conteúdo é para você. Confira!

Categoria: Parceiro Consignado

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Antigamente, existia um pensamento de que a satisfação dos colaboradores não era relevante para o sucesso da empresa. Bastava pagar salários para que os funcionários cumprissem as suas obrigações de rotina. Porém, hoje já sabemos que quanto maior o engajamento da equipe, maior é a probabilidade de crescimento de uma companhia. E graças ao indicador de desempenho interno e-NPS é possível medir o grau de contentamento dos profissionais.

Sim, tão essencial quanto o nível de satisfação do público consumidor é o comprometimento dos colaboradores nas atividades da companhia. Afinal, eles colocam planejamentos e estratégias em prática. Com a motivação no ambiente de trabalho, bons resultados surgirão.

Mas como funciona o e-NPS? Qual é a sua importância? Como fazer o cálculo desse indicador? Para entender sobre esse indicador, confira o conteúdo abaixo.

O que é e-NPS?

O NPS analisa a probabilidade de uma pessoa recomendar sua marca para amigos e conhecidos. Já o e-NPS avalia as chances de um funcionário indicar sua empresa como um bom ambiente para trabalhar e de recomendar seus produtos e serviços para outras pessoas.

Ou seja, estima o nível de lealdade da sua equipe. Um profissional insatisfeito pode fazer críticas negativas sobre a empresa na qual trabalha. Já um colaborador que está satisfeito e “veste a camisa” tem o poder de trazer mais talentos para o time.

O e-NPS classifica os avaliados em três categorias de acordo com a escala de 0 a 10:

  • detratores (0 a 6): descontentes e desalinhados com a cultura da instituição;
  • neutros (6 a 8): são indiferentes (“mecânicos”) no que fazem, ou seja, não atuam nem de forma positiva nem negativa;
  • promotores (9 a 10): é o pessoal mais motivado e engajado do capital humano. Facilmente indicaria sua empresa para o mercado.

Como chegar ao e-NPS?

Antes de fazer o cálculo, é preciso coletar dados fazendo uma pesquisa de satisfação. O questionário deve ter uma pergunta objetiva e uma subjetiva. Veja o exemplo abaixo:

  • De 0 a 10, qual é a probabilidade de você recomendar a empresa para um amigo ou familiar qualificado trabalhar?
  • O que motiva essa nota?

Depois, basta chegar ao percentual de indivíduos em cada grupo por meio das seguintes fórmulas:

  • (número de detratores ÷ total de participantes) x 100;
  • (número de neutros ÷ total de participantes) x 100;
  • (número de promotores ÷ total de participantes) x 100.

Por fim, para descobrir o e-NPS, basta subtrair entre promotores e detratores:

  • e-NPS = % de promotores – % de detratores

Ao obter o resultado, você descobre em qual escala a sua empresa está:

  • de perfeição: entre 70 e 100;
  • de qualidade: entre 50 e 70;
  • de aperfeiçoamento: 0 a 49;
  • crítica: -100 e -1.

É importante reforçar que esse estudo precisa ser feito por um responsável pela gestão de pessoas. Logo, pode ser um colaborador do RH ou um gestor de equipes, a depender dos objetivos da empresa.

Qual é a importância dessa medição na empresa?

Aplicar esse indicador na empresa é indispensável para definir as melhorias a serem adotadas. Conheça os benefícios.

Visa aumentar a satisfação dos funcionários

O grau de felicidade dos colaboradores é uma métrica que as organizações estão cada vez mais atentas. Isso porque os talentos querem ser reconhecidos por meio dos serviços prestados. Um funcionário satisfeito:

  • busca alcançar sucesso profissional na companhia que faz parte;
  • cria um clima bom no ambiente de trabalho;
  • cumpre suas metas e obrigações;
  • não falta ou se atrasa para o trabalho;
  • produz mais;
  • recomenda a instituição para outras pessoas.

Identifica focos problemáticos na empresa

Ao trabalhar na parte estratégica da empresa, às vezes fica difícil identificar as melhorias necessárias. Em algumas situações, apenas os colaboradores apontarão quais são as deficiências operacionais, concedendo ideias inovadoras para solucionar esses problemas. Dessa forma, é possível definir atividades pontuais para que o rendimento dos cargos e funções seja superior.

Aumenta a produtividade e a motivação

É fato, times motivados são mais produtivos, pois atuam sentindo que fazem parte do conjunto e que sua presença é muito importante para a prosperidade da empresa. Isso implica em frequência e comprometimento com a instituição.

Como a satisfação do colaborador se relaciona com o sucesso da organização?

Companhias que oferecem uma boa experiência de trabalho e possibilidades de crescimento se tornam atrativas para profissionais talentosos. Os colaboradores da atualidade não buscam apenas vantagens financeiras, mas também novos aprendizados para crescer na carreira em um local de trabalho que oferece oportunidades.

Se a empresa concede boas experiências, seus colaboradores sempre a promoverão quando surgir a oportunidade, além de garantir uma reputação positiva no mercado (comercial e profissional).

O que pode influenciar os resultados da e-NPS?

O pouco comprometimento dos gestores que farão a pesquisa e-NPS pode prejudicar os resultados. Isso também inclui a falta de transparência com os colaboradores, que devem ser avisados com bastante antecedência para fornecer feedbacks completos sobre o papel da liderança e da empresa.

Por fim, as perguntas do questionário precisam ser diretas e objetivas, sem enrolação. Elas também devem estimular o senso crítico dos entrevistados para que seja possível identificar os pontos que devem ser melhorados.

Como implantar essa medição na minha empresa?

Veja um passo a passo para aplicar o e-NPS na sua companhia.

Explique tudo sobre e-NPS

Antes de aplicar a avaliação de performance, conscientize os participantes sobre o objetivo da pesquisa para otimizar o clima interno. Esclareça todas as dúvidas e estimule o senso crítico da equipe para coletar dados valiosos. Por fim, assegure o sigilo dos entrevistados para evitar constrangimentos.

Elabore as perguntas

É o ponto principal do processo. Preze pela simplicidade para garantir a eficiência do e-NPS. Veja uma sugestão de questionário:

  • De 0 a 10, você indicaria nossa empresa para alguém trabalhar? Por quê?
  • O que a nossa companhia poderia fazer para que você desse 10 em uma próxima pesquisa?

Determine a frequência

Outro fator importante é definir a periodicidade das pesquisas. O ideal é fazer pesquisas a cada 3, 6 ou 12 meses, mas também é recomendado aplicar após otimizações estratégicas, assim como ocorre com os treinamentos a distância.

Faça a análise

Por fim, veja se o resultado é positivo. Analise o que deve ser priorizado e faça otimizações por meio dos feedbacks coletados. Além disso, crie metas diversas, como converter neutros em promotores, diminuir o número de detratores e manter a quantidade de funcionários satisfeitos.

Como visto, o e-NPS é uma métrica muito importante para saber como sua empresa é vista pela equipe. Quanto mais você investir em soluções para melhorar esse indicador, mais fácil será atrair e reter talentos para elevar a produtividade e a competitividade da sua instituição. O segredo está em focar o bem-estar do seu capital humano.

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