Saiba o que fazer antes de solicitar crédito pessoal

Descubra os principais pontos para você pensar antes de pedir um empréstimo

Categoria: Crédito

Categoria: Crédito

Uma reforma emergencial na casa, uma viagem de última hora ou um problema com o carro da família: são diversos os motivos que levam uma pessoa a solicitar crédito pessoal. Pedir um empréstimo é uma alternativa fácil e rápida para resolver imprevistos do cotidiano ou realizar sonhos, mas é essencial se planejar para manter o controle financeiro, evitar problemas no futuro e não prejudicar suas finanças pessoais.

Para entender mais sobre o crédito pessoal, conversamos com Rafael Rodrigues, Diretor de Parcerias do Bom pra Crédito, que vai esclarecer alguns dos principais pontos sobre o tema e facilitar a tomada de decisão de pedir um empréstimo. Saiba o que fazer antes de solicitar o crédito pessoal!

O que é crédito pessoal?

Essa modalidade, também conhecida como empréstimo pessoal, é, como o nome indica, um crédito fornecido ao consumidor por um banco ou uma instituição financeira sem que seja preciso declarar a forma como o dinheiro recebido será usado.

Muitas pessoas recorrem ao crédito pessoal para pagar contas; outras, para lidar com uma despesa que não foi planejada — como um gasto com veterinário ou um conserto em casa.

O grande diferencial dessa modalidade de crédito é a agilidade. Algumas linhas — como crédito com garantia de imóvel — são mais baratas, mas mais demoradas. 

"Quem quer um dinheiro mais imediato e rápido precisa recorrer a um crédito pessoal. Quem tem disponibilidade de esperar algum tempo e tem um bem para colocar como garantia pode optar por outra linha, que é interessante, mas um pouco mais demorada e exige processo mais burocrático", explica Rafael Rodrigues.

Qual é o perfil dos clientes que recorrem ao crédito pessoal?

O perfil de quem recorre a essa modalidade de crédito é variado. Na plataforma Bom pra Crédito, por exemplo, o perfil é de um público mais concentrado nas classes B e C.

No entanto, segundo Rafael Rodrigues, há avanço para a classe A devido às ofertas competitivas trazidas pela plataforma. "Há diversos tipos de cliente: da pessoa que não vai bem financeiramente à que contrata para investir em algum negócio, já que a empresa tem taxas atrativas, principalmente para tickets mais altos", diz o Diretor de Parcerias.

Para receber o crédito pessoal, não é obrigatório ter cadastro no banco ou na instituição financeira em que a pessoa vai solicitar o dinheiro, mas é preciso ter em mente que será necessário passar por uma análise de crédito antes de receber determinada quantia.

O que fazer antes de solicitar o crédito?

O crédito pessoal é uma opção que pode ser considerada por quem precisa de dinheiro rápido para reseolver uma situação urgente e inesperada. No entanto, como qualquer empréstimo, a modalidade envolve um compromisso financeiro.

Por isso, antes de solicitar determinada quantia, é importante tomar alguns cuidados, como pesquisar as opções oferecidas e instituições financeiras, analisar o quanto da renda pode ser comprometido e escolher a data de vencimento próximo ao recebimento.

Pesquisar as opções

O primeiro passo antes de solicitar o crédito pessoal é pesquisar as opções de instituições financeiras disponíveis no mercado para analisar qual tem as melhores condições para as suas necessidades. Antes de tudo, saiba mais sobre a reputação da empresa por meio de pesquisas na internet e depoimentos de clientes.

Procure saber se ela realmente existe, se é idônea, se tem histórico de concessão de crédito e se está no mercado há algum tempo. Pesquisar sobre a fornecedora de crédito é essencial para não cair em armadilhas comuns nessa área. "Nenhuma empresa de crédito pessoal que seja séria pede depósitos antecipados", exemplifica Rafael Rodrigues.

Caso alguma instituição financeira peça para você depositar dinheiro antes de fornecer o crédito pessoal, atente-se: é um golpe para ganhar dinheiro de consumidores desavisados!

Analisar o quanto da renda pode ser comprometido

Além de verificar a idoneidade da instituição financeira, para acertar na hora de solicitar crédito pessoal é preciso analisar alguns fatores para escolher a melhor alternativa. Nesse sentido, procure entender exatamente o que você precisa e descarte ofertas que o endividem mais do que o necessário.

As parcelas do empréstimo devem caber no seu fluxo financeiro. "Não só as taxas devem ser comparadas, mas o timing da operação: se você precisa de crédito para agora, tem que saber que existem concessões mais rápidas do que outras", alerta o executivo.

Para analisar o quanto da renda pode ser comprometido com o pagamento do crédito, você precisa saber bem o quanto ganha e o quanto gasta. O controle financeiro é seu grande aliado nessa etapa.

Analise suas principais despesas e veja onde pode cortar para ser capaz de pagar o crédito pessoal sem problemas. "Uma gestão financeira é muito relevante. Muitas vezes a pessoa está fazendo a primeira aquisição de um crédito pessoal e deve saber o motivo que a levou a entrar nessa situação. Ter uma boa gestão do fluxo de caixa também deve ser um cuidado para que a vida dela esteja sempre boa para crédito", complementa Rodrigues.

Escolher a data de vencimento próxima ao recebimento

Por fim, para não ter problemas com o seu crédito pessoal, prefira uma data de vencimento próxima ao recebimento do seu salário. Assim, você garante que conseguirá pagar as parcelas em dia e não gastará o dinheiro com outras áreas do seu orçamento.

Solicitar crédito pessoal é uma opção para quem precisa de dinheiro com certa rapidez para diversos fins, como pagar contas atrasadas ou lidar com despesas inesperadas. No entanto, para não ter problemas no futuro, é essencial investir em planejamento e nunca deixar de pagar suas parcelas em dia.

Lembre-se de analisar a taxa de juros, o número de parcelas a pagar e a data de vencimento para garantir que os termos do empréstimo estão dentro das suas possibilidades. Outro ponto importante é recorrer sempre a uma instituição financeira de confiança e reconhecida no mercado para evitar que o seu crédito pessoal se torne uma dor de cabeça no futuro.

Está em busca de uma instituição com ofertas abrangentes, para públicos diferenciados e com valores e taxas interessantes? Conheça o crédito pessoal da BV!

Atendimento BV